TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.198 Palavras (13 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 13

                  [pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (CEAD)

LETRAS - 1° SEMESTRE

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Priscila Christie Beretta Mourão

2851202569

DESAFIO PROFISSIONAL

Tutor EAD: Glaucinei Dutra Galvão

Bragança Paulista

25 de maio de 2015

Introdução:

 Este trabalho tem como finalidade apresentar o Desafio Profissional realizado acerca de todo o processo de elaboração de uma atividade analítica a respeito da aplicação dos recursos tecnológicos que serão implantados relacionadas à a melhor formação de crianças e adolescentes, bem como dos docentes da ONG Esperança, afim de que todos consigam melhores desempenhos curriculares no presente ou num futuro momento.

O objetivo do desafio é justificar o uso das tecnologias na educação em espaços escolares e não escolares. O projeto prevê a utilização das tecnologias tanto nas salas temáticas, onde são desenvolvidas atividades específicas como reforço escolar, aulas de música, brinquedoteca e formação profissional, quanto em um amplo espaço que recentemente foi inaugurado para este fim.

O projeto “Esperança com tecnologias para a educação” visa levar para todos, principalmente àqueles que não tem acesso, as tecnologias.  Todos poderão utilizar estes novos espaços que contarão com variados recursos tecnológicos destinados ao ensino e aprendizagem.

O Desafio Profissional vem portanto trazer a proposta de, após o levantamento dos dados apresentados pelos professores, elaborar um relatório que será enviado à instituição financiadora do projeto com justificativas sobre a aplicação dos recursos que serão utilizados.

Desenvolvimento:

 A ONG Esperança, desenvolve projetos com o objetivo de garantir um espaço seguro para a prática de esportes e atividades lúdicas, reforço escolar, oficinas de artesanato, música e cursos profissionalizantes no contraturno do período escolar.  Os recursos financeiros que garantem a manutenção da infraestrutura, mobiliário e recursos pedagógicos e humanos são oriundos de doações de pessoas físicas e jurídicas e convênios com o poder público e instituições internacionais de apoio a projetos sociais.

Recentemente a diretoria da ONG Esperança, encaminhou o projeto “Esperança com tecnologias para a educação” para uma instituição internacional que financia relevantes projetos educacionais. Nesta semana a diretoria recebeu a boa notícia da aprovação do projeto, isto significa que recursos financeiros foram disponibilizados para serem aplicados na utilização das tecnologias tanto nas salas temáticas, onde são desenvolvidas atividades quanto em um amplo espaço que recentemente foi inaugurado para este fim. Esta sala, destinada ao uso de tecnologias na educação é ampla, nova, porém subutilizada. A ONG Esperança conta com apenas 3 computadores conectados a uma impressora e a internet. As crianças e adolescentes não tem acesso a estas tecnologias e a rede sem fio (Wi-Fi; IEEE 802.11) é bloqueada por senha, impedindo que naveguem na internet, através dos seus dispositivos móveis.   Os equipamentos são de uso restrito dos professores para a preparação de aulas, conferência de e-mails e pesquisas na internet.

O objetivo do projeto “Esperança com tecnologias para a educação” é mudar esta realidade. Tanto a equipe de professores, quanto todas as crianças e adolescentes atendidos pela ONG poderão utilizar dos variados recursos tecnológicos destinados ao ensino e aprendizagem. Em reunião com professores a diretoria da ONG Esperança, levantou as fragilidades para a implantação do projeto “Esperança com tecnologias para a educação”. Estas fragilidades estão relacionadas principalmente à escolha dos equipamentos, definição das didáticas apropriadas para cada área do conhecimento, acessibilidade daqueles que possuem necessidades educacionais especiais e relativas ao aprimoramento das competências profissionais dos professores que atuam na ONG Esperança.  

Como o projeto prevê a justificativa para os financiadores, são necessárias algumas melhoras nas forms de utilizações dos meteriais tecnologicos como, por exemplo, em uma biblioteca, onde tanto os professores quanto as crianças e adolescentes de 3 a 17 anos poderão fazer uso de computadores, pois são uma ferramenta de mais fácil manuseio e compreensão de todos e  facilita o aprendo. Estes podem ser utilizados com o objetivo de desenvolver pesquisas e atividades usando os recursos e programas contidos no aparelho.

Neste mesmo local, obviamente estarão presentes os livros, que embora não sejam a tecnologia mais atual, ainda assim sãoextremamente úteis e contém as mais valiosas informaçoes para todos os públicos, tanto discente quanto docente, todos poderiam se beneciciar deste, pois incentiva o raciocínio, a memória e a inteligência, sem contar que as crianças estariam desde cedo desenvolvendo um enorme gosto pelas práticas literárias. Pode ser usado para fazer trabalhos em grupo, grupos de leitura e clube do livro, contribuindo assim para o convívio social e a melhor relação de uns com os outros. Os livros devem, então, ser utilizados de maneira frequente primiramente pela equipe de professores, que estarão dando aos jovens um bom exemplo a ser seguido quando se trata de ir em busca de informações.

Tablets, seriam a peça coringa que poderia compor a biblioteca da ONG Esperança, visto que atrai todos os publicos, crianças de 03 a 10 anos se atraem pelos dispositivos móveis por causa dos joguinhos e  aplicativos interativos, adolescentes e pré adolescentes ficam cada dia mais viciados nos aparelhos graças ao fácil e rápido acesso às redes sociais que o aparelho proporcioina. Professores podem usar os tablets para auxiliar ainda mais em sua capacitação profissional visto que estes possibilitam o acesso a informações de todos os tipos em pouquíssimo tempo e com capacidade de grande armazenamento de dados, favorecendo o aprendizado. Na biblioteca os dispositivos podem ter por objetivo estimular a criatividade e desenvolver a aprendizagem de todos pois os usuários devem fazer muito bom uso dos aplicativos que os atuais, e cada vez mais modernos, tablets proporcionam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (153 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com