TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entendendo um puoco de LIBRAS

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

3) DESCREVA OS ASPECTOS LINGUISTICOS DA LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS.

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) apresenta também às características comuns a língua falada, no nosso caso a língua portuguesa, que possuem variações lingüísticas. Assim a LIBRAS apresenta também os aspectos lingüísticos, fonológico, morfológico e sintático, relacionando-os com a organização estrutural de LIBRAS.

Os aspectos fonológicos na LIBRAS, refere-se aos parâmetros que são utilizados para fazem os sinais, que são: configuração de mão, localização ou ponto de articulação, movimento, orientação e traços distintos da LIBRAS ou expressão facial e/ou corporal.

Os aspectos morfológicos, é o estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras, no caso da LIBRAS, para a criação de novos sinais é o que deriva nomes de verbos e vice-versa, por meio da mudança no movimento, o movimento dos nomes repete e encurta o movimento do verbo.

A LIBRAS organiza seus sinais em classes, substantivos, verbo, pronomes, advérbios, adjetivos, numerais e outras classes. Os verbos são divididos em três classes: verbos simples (aqueles que não se flexionam em pessoa e número e não incorporam afixos locativos), os verbos direcionais (aqueles que se flexionam em número, pessoa e aspectos, mas não incorporam afixos locativos) e os verbos espaciais (aqueles que tem afixos locativos). Os adjetivos, são sempre neutros, não distingui por número nem gênero, muitos adjetivos por serem descritivos e classificadores, expressam a qualidade do objeto, desenhando no ar, ou mostrando no objeto ou no corpo do emissor. Os pronomes pessoais (são expressos por meio dos sinais de apontar com o dedo indicador), e os pronomes possessivos (são expressos com a configuração de mãos em “p” e segue os mesmos princípios dos pronomes pessoais).

4) O QUE SÃO CLASSIFICADORES? CITAR EXEMPLOS

         Na LIBRAS, os classificadores são formas representadas por configurações de mãos que, relacionadas á coisa, pessoa e animal, funcionam como marcadores de concordância. Desse modo, os classificadores são formas que substituindo o nome que as precedem, pode vir junto ao verbo para classificar o sujeito ou o objeto que está ligado á ação do verbo. Portanto os classificadores na LIBRAS, são marcadores de concordância de gênero: pessoa, animal e objeto.

Exemplos, a configuração de mão em V pode ser usado para representar, pessoa, animal e objeto, em C qualquer tipo de objeto cilíndrico e B uma superfície plana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com