TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freud Além da Alma

Por:   •  25/5/2015  •  Resenha  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade para o portal acadêmico

Realização de resenha crítica sobre o filme “Freud Além da Alma”, tendo como referencial teórico a Psicanálise, com todos os conceitos já apresentado em sala de aula.

Freud Além da Alma

Logo quando se inicia o filme, podemos perceber que o diretor John Huston encontra várias maneiras de relatar todas as dificuldades no início da carreira do nosso pai da Psicanálise, todos os seus desafios iniciais são contados com inúmeros detalhes da época. Tudo começa na cidade de Viena em 1886, com o seu processo de descobertas das patologias psíquicas e seu interesse pelos casos de histeria, o longa começa justamente com a internação de uma paciente com essa tal doença, sem que os outros médicos concordassem com sua decisão, pois consideravam a histeria impossível de ser tratada.

Logo após, Freud ganha uma bolsa para estudar com Charcot em Paris, onde através da hipnose ele faz com que os histéricos eliminem seus problemas causados por traumas e depois fazem terem outros problemas de histeria, apenas dando ordens enquanto os mesmos estavam hipnotizados, através disso, conclui-se que a hipnose, tanto cura como cria sintomas.

Freud diz em palestra que a mente pode ser controlada pelo inconsciente, com essa afirmação recebe apoio somente do Dr. e amigo Breuer, que relata o caso de uma jovem que foi curada através do transe hipnótico.

        Freud e Breuer conversam com a jovem hipnotizada que conta relatos sobre o tempo que teve o trauma, nessa parte do filme foi retratado o Método Catártico, quando o paciente é induzido a hipnose onde havia algo reprimido através da repressão.

        O filme ressalta também que durante as terapias com seus pacientes, Freud começou a perceber o problema da repressão e através da análise. Em uma das sessões um paciente, que em estado hipnótico sentia desejos pela mãe.  Isso o fez questionar seu próprio inconsciente. Junto com os sonhos que começou a ter, Freud inicia uma autoanálise. Esse é um dos seus primeiros momentos de desânimo e decidiu parar de pesquisar, porém, foi nesse contexto que começaram a surgir as primeiras linhas da teoria sobre a sexualidade.

          John Huston destaca no filme que quando Freud procura seu melhor amigo e também médico Breuer, eles percebem que existe um erro na teoria de Charcot, pois a mente não se divide, somente tira o trauma e deixa as lembranças. Freud então, com o apoio do amigo concluiu que a hipnose não é suficiente.

         Uma das partes tristes que o filme relata é quando o pai de Freud vem a óbito, mais triste ainda é o fato que ele não consegue entrar no cemitério, desmaia e tem um terrível sonho, através disso, mudou de técnica onde as palavras saiam quase que inconscientemente, conhecido como o método da Associação Livre.  Ele se autoanalisa para descobrir que existia alguma falha cometida por seu pai que poderia estar escondida do seu inconsciente.  Esse estudo o leva a supor que as neuroses são frutos da sexualidade.

É bem notável que durante todo o tempo que Freud estudou seus pacientes, viveu um enorme conflito consigo mesmo tentando desvendar suas próprias neuroses. Após um reencontro com Meynert, diretor do hospital onde foi despedido no início do filme, Freud elabora a Teoria das Neuroses, tem como base todos os casos já tratados. Cecily uma ex paciente do Dr. Breuer, ajuda Freud a comprovar suas teorias.

Já na sua terapia com Cecily, decidiu descartar a hipnose e a levou às suas lembranças através da associação livre em um estado consciente. Ela falou de toda sua vida e Freud viu que poderia chegar ao inconsciente mesmo estando em estado consciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com