TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras função da audição

Por:   •  21/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  869 Visualizações

Página 1 de 5

LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Dênia Oliveira de Souza

RA: 1193201

Rio Verde

2015

LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Trabalho apresentado a Disciplina de Lingua Brasileira de Sinais, Docente ALESSANDRA CRISTINA DE MATOS, no curso de R2 em Biologia , para obtenção da nota em participação de atividades.

Rio verde

2015

Descrição da atividade:

Vocês devem citar 2 exemplos para cada função da audição. Devem ser simples, do cotidiano.

Basicamente, a audição desempenha as funções de:

1) Localização e identificação: capacidade de reconhecermos de onde vem um som e qual é a fonte sonora que o está produzindo.

2) Alerta: capacidade de nos atentarmos para todos os estímulos sonoros que nos rodeiam, como, por exemplo, a buzina de um carro vindo em nossa direção.

3) Socialização: capacidade de nos relacionarmos, pois é principalmente pela audição que entramos em contato com as outras pessoas.

4) Intelectual: grande parte das informações nos é transmitida por meio do código oral.

5) Comunicação: a fala é o meio de comunicação mais utilizado pelo homem, e é por meio da audição que a linguagem e a fala se desenvolvem.

Respostas:

  • Localização e Identificação: Ruído de um chuveiro ou torneira aberta : Identifica o quanto próximo estamos de algum local . Ruído do toc toc do sapato, identifica se há alguém próximo ou longe pela intensidade do barulho.
  • Alerta: Gritos de socorro: Pode-se disser que alguém precisa de ajuda. Uma sirene de ambulância: avisa-nos sobre a importância de poder dar passagem.
  • Socialização: Conversa entre pessoas e evento onde há a emissão sonora de som. Diálogo ou interação a partir de emissão sonora.
  • Intelectual: Assistir aula e Escutar notícias pelo rádio. Adquirir conhecimentos através de imagem ou escutar.
  • Comunicação: Atender a uma ligação telefônica e responder há algum chamado.

        2- A inclusão escolar é um movimento que faz parte de um outro maior, denominado inclusão social, que tem sua origem nos questionamentos acerca das práticas discriminatórias e excludentes. Com base nos princípios da educação inclusiva, hoje se preconiza o atendimento aos alunos surdos nos contextos comuns de ensino. Uma das condições essenciais para que o aluno usufrua da escola plenamente é ele encontrar nesse ambiente a sua língua, a de sinais, como língua de instrução e de interação com seus pares, com os colegas ouvintes e com os professores (PEDROSO, 2013, p. 35-36). Na prática são insuficientes as ações de comunicação com o surdo, sem a utilização da sua 1ª língua (Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS) e muitas tentativas foram feitas para a inclusão do surdo no contexto regular de ensino, como a inserção das abordagens educacionais no decorrer da história de educação dos surdos. Diante dos apontamentos acima, destaque os objetivos de cada abordagem educacional (oralismo, comunicação total e bilinguismo) e justifique em cada uma seus sucessos e fracassos, no decorrer da história.

Oralismo: O oralismo é uma abordagem que visa à integração da criança surda na comunidade ouvinte, enfatizando a língua oral do país.

Comunicação Total.

        Não favorece o pleno desenvolvimento das pessoas com surdez, por focalizar o domínio das modalidades orais, negando a língua natural desses alunos e provocando perdas consideráveis nos aspectos cognitivos, sócio-afetivos, lingüísticos, político culturais e na aprendizagem. Em favor da modalidade oral, por exemplo, usa-se o Português sinalizado e desfigura-se a rica estrutura da Língua de Sinais, cujo processo de derivação lexical é descartado.

Comunicação Total : A comunicação total, como o próprio nome indica, não exclui técnicas e recursos para estimulação auditiva, adaptação de aparelho de amplificação sonora individual, leitura labial, oralização, leitura e escrita. Pelo contrário, prega uma completa liberdade na prática de quaisquer estratégias que permitam o resgate de comunicação, seja por meio da linguagem oral, de sinais, da datilologia, ou pela combinação desses modos.

Gestos – espontâneos, naturais

Mímica – imitação

Pantomima – representação teatral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (139.6 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com