TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Profuncionário Modulo 01

Por:   •  2/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.819 Palavras (8 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO DO MÓDULO 01

PROFUNCIONÁRIOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS.

MEMORIAL

Quem somos nós?

Entre mais de um milhão de funcionários no Brasil, nós somos alguém que integra a esse grupo, que enfrenta dificuldades para levar a humanidade a um grau de alto nível no meio da sociedade. Temos como ponto chave neste curso, alguns funcionários que desempenharam excelentes trabalhos nas Escolas públicas, Municipais, Estaduais e Privadas.

Por exemplo: Tia Helena, Bibliotecária, seu Carpino inspetor de alunos, pessoa que por dever oficial inspeciona serviços públicos, entre outros.

De Campinas S. P. Vieram para Mato Grosso, D, Josefina, D, Laides, e D, M. Faustina. São muitas exemplos de pessoas que desempenharam o papel de Diretores, coordenador, professores, e outros funcionários nas Escolas Estaduais, municipais, e Privadas.

Na cidade que eu moro tem, duas Escolas Estaduais, quatro Escolas Municipais, e uma Escola Privada. Quanto ao número de alunos eu não tenho matemáticamente a quantia,

Essas escolas tem como objetivo, propciar a educação de cada estudante, não uma educação qualquer, sem qualificação, mas uma educação de qualidade que valoriza a participação de todos os atores, professores, funcionários e os mesmos alunos, que será uma honra para pai e mães, e também a mídia. O Salmo 111- 1 diz, o quão bom e quão suave é que todos vivam em união

E por isso que Diretor, Profs:, coord: e Funcionários estão de mãos dadas para dar aos nossos alunos o melhor; e, que eles possam passar para as gerações futuras.

Continuação do módulo 01

Unidade 03

A Ocupação ou invasão Portuguesa no Brasil, que chamamos de “Descobrimento,” aconteceu em 22 de Abril de 1500. Pero Vaz de Caminha, conta que na tarde daquele dia, os indígenas comunicaram-se com os portugueses e ficaram encantados com o machado de aço, que derruba uma árvore em questão de minutos.

Antes os indígenas usavam machado de pedra polida que gastava mais de um dia para abater uma árvore.Depois disto os índios esqueceram a ferramenta primitiva, do detalhe de sua cultura.

Os indígenas procuraram por gestos aos portugueses, o nome daquela ferramenta e, aprenderam a primeira palavra em português, Ma-cha-do

Depois de séculos de educação de índio para índio, muitos deles passaram a se submeter à educação lusitana, portuguesa, européia. Com a tecnologia, vieram as palavras; com o trabalho, o descanso, com o domingo, a missa. E com os padres, a catequese.

Uma nova cultura, uma nova “civilização,” começou a ser construída no território brasileiro. Em 1534, também com a participação dos negros africanos que vieram trabalhar nos canaviais, nos engenhos de açúcar, e nos portos do litoral.

Nesse processo o desenvolvimento corporal psíquico das crianças se fez em outra base da socialização e comunicação. Aos hábitos indígenas de caçar, pescar, dormir em redes, somaram os costumes europeus de plantar e comer legumes, vestir roupas, e falar outras línguas.Que papel desempenhava as escolas? As escolas desempenhavam o papel de educar as crianças e formar adultos para se desenvolverem em meio à sociedade. De 1500, a 1550, não foi fundada nem uma escola porque não havia crianças para estudar, as crianças indígenas eram educadas nas aldeias, e os adultos só se dedicavam ao trabalho, derrubar árvores, e colocar nas Caravelas cultivar a terra, cuidar de animais, e preparar farinha. Os escravos eram proibidos de freqüentar escolas. Só em 1550, com a chegada das famílias que vieram nas caravelas de Tomé de Souza, o primeiro governador geral, começou em Salvador, BA, O Colégio dos meninos de Jesus, tendo os padres jesuítas como professores. Começa assim , a educação no Brasil.

O que aconteceu de importante na história do Brasil em 1988? Precisamente em 5 de Outubro?

Nesse dia foi promulgada nossa atual Constituição, Nossa sexta Carta Magna. Ela é chamada de Constituição Cidadã porque assegurou os mais amplos direitos á população brasileira. Entre os muitos direitos que se aplicam a 187 milhões de brasileiros, está a educação escolar, cuja oferta é considerada também dever do Estado (artigos 205-208).

Na época somente o ensino fundamental era estritamente obrigatório, tanto para a oferta pelos governos, como para a matricula dos alunos.

De um lado, os pais são obrigados a matricular seus filhos de cinco anos e meio a catorze anos no ensino fundamental.

Mesmo assim ainda temos no Brasil 15 milhões de cidadãos analfabetos entre 60 milhões com mais de 15 anos de idade, que não concluíram o ensino fundamental. Até pouco tempo havia professores que não tinham concluído o ensino fundamental. Ainda há nas escolas funcionários que não concluíram o ensino fundamental. No ano de 2000, a estimativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores da educação (CNTE) era de que metade do total de funcionários de escolas estaduais e municipais estavam nessa situação.

A Constituição de 1988, assegurou direitos a educação básica, á educação especial para portadores de necessidades especiais, a educação para os que não tiveram oportunidade na idade adequada, a educação dos cidadãos, e a educação profissional para enfrentar a realidade do trabalho..

O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

1- Igualdade de condição para o acesso e permanência na escola;

11 – Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;

111 – Pluralismo de idéias e concepções pedagógicas e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

1V – Qualidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

V – Valorização dos profissionais do ensino, garantido, na forma da lei, planos de carreira para o magistério público com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas a títulos;

V1 – Gestão democrática do ensino público, na forma da lei;

V11 – Garantia de padrão de qualidade.

Entre esses princípios três são importantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com