TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO PROFISSIONAL GRAVADORA

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.363 Palavras (10 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1] 

Universidade Anhanguera – São Bernardo do Campo

Centro de Educação a Distância

Desafio Profissional

 Disciplina:  Técnicas de Negociação e Comportamento Organizacional

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Tutor à Distância: Karine Menvius

Kelly Cristina Figueiredo Gonçalves – RA:2848232602

Malu Katherine Sena Galdino – RA:1983964351

Rafaete Nogueira Marotinho – RA:2845256193

Andréia de Paula Amaral Almeida – RA:2845241420

Stefani Paulon – RA:2858148413

SÃO BERNARDO DO CAMPO / SP

2015


INTRODUÇÃO

Através dos estudos de Técnica de Negociações e Comportamento Organizacional, vamos apresentar neste trabalho uma negociação entre uma gravadora de músicas; uma associação de moradores e a Prefeitura da cidade. Sendo uma negociação onde todas as partes serão beneficiadas.

Uma gravadora de música pretende se instalar em um bairro classe média de uma cidade no interior de São Paulo, o local escolhido será a sede da empresa, onde pretende inclusive investir em melhorias na região circunvizinha. Porém os moradores, através da associação de moradores do bairro, quando souberam da notícia, entraram com pedido/manifesto junto à prefeitura da cidade para impedir as novas instalações da Gravadora. Para prosseguir a obra da instalação da empresa ou não, a Prefeitura solicitou uma reunião prévia para as primeiras negociações.

Apresentaremos o perfil dos negociadores de ambas as partes e suas habilidades essenciais, baseado no modelo Jung.

Vamos relatar os pontos principais da negociação, tais como: análise da situação, planejamento, objetivos, estratégias e argumentos, tanto da gravadora como da associação de moradores.

Será apresentado a cultura e o clima organizacional da gravadora e as variáveis que poderão afetar seu clima devido essa mudança de local e a possibilidade da reprovação da obra.

Baseado nesses fatores, será realizada uma primeira reunião e posteriormente a negociação final, contendo propostas que venham beneficiar a gravadora de músicas e a associação de moradores.

MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES DA NEGOCIAÇÃO

Perfil dos Oponentes – Associação de Moradores do Bairro  

Líder: Carlos Henrique Formação: Administrador Objetivo: Impedir a construção da Gravadora Alegação: Perturbação da ordem Pública Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito). Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade. Estímulos a Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.  

Perfil do Negociador - A Gravadora  

Negociador: Jorge Andrade Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos. Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro. Alegação: O progresso é inevitável Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.  

MAPEAMENTO DAS HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES SEGUNDO MODELO JUNG

- Gravadora de Músicas

Estilo: Amigável

Características: Cooperativo, é influenciado pelo bom “espírito esportivo”, é dominado por aspecto social

Táticas: Prefere manter o relacionamento com a outra parte, independente se o interesse é alcançado ou não. É paciente em sua negociação.

Analisamos que o estilo do Senhor Jorge Andrade é amigável, pois trouxe através de suas habilidades como negociador bons resultados, criando uma relação de confiança com a empresa. E com esse mesmo empenho irá trazer uma negociação de qualidade, mas buscando enfatizar o objetivo em comum entre as partes, de ambas serem beneficiadas. Trazendo também de forma clara e objetiva os benefícios que sua empresa trará para o bairro, apresentando seus programas de responsabilidade social e com o meio ambiente.

- Associação de Moradores

Estilo: Restritivo

Características: Não é cooperativo. Visa sempre se sobressair, ganhar, independente do resultado para a outra parte, age com desconsideração.

Táticas: Esperar que as pessoas ajam em seu favor, da forma que for preciso, pois o único resultado considerado como aceitável é ganhar. Ser um negociador irrevogável, buscando rebaixar o oponente.

Analisamos que o estilo do Senhor Carlos Henrique é restritivo, pois mantém sua ideia fixa que o bairro não necessita dos benefícios que a empresa alega fornecer.

A associação de moradores do bairro expos sua insatisfação com a obra, reivindicando o barulho, devido à grande parte dos moradores serem pessoas da terceira idade, por impacto na segurança devido aumento de pessoas circulando no bairro e até mesmo pessoas de má fé por conta de famosos que frequentaram a gravadora e o aumento do trânsito de veículos, sendo que o bairro está defasado na questão de sinalização.

PROPOSTA DA GRAVADORA

Visando que precisamos chegar a uma conclusão, iremos analisar todos os pontos a serem negociados, sem que nenhuma das partes saia perdendo. A Gravadora tem uma visão de que, a mudança de ambiente e novas instalações irá trazer muitos benefícios para seus funcionários, colaboradores e diretores, como: promoções de cargo, salários mais elevados, crescimento da estrutura, e claro, com tudo isso seu índice de lucro irá crescer.

Em contra partida a associação dos moradores da cidade acha que essa instalação é como uma ameaça à segurança, além de perturbar a tranquilidade com o barulho, podendo transformar a pacata cidade em um lugar violento por conta de artistas e muito mais pessoas na região, causando um trânsito intenso.

A gravadora não tem o objetivo de incomodar os moradores ou até mesmo trazer violência, mas sim, gerar empregos e crescer juntamente com a cidade.  Como intermediador das negociações, junto com conselho de missão, visão e valores da empresa iremos mostrar nosso planejamento como um lado positivo da negociação como dizia Kassem  Sayed - " Um processo de negociação bem conduzido não faz somente um vencedor, mas gera condições de satisfazer  todas as pessoas envolvidas com resultados atingidos".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (172.4 Kb)   docx (53.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com