TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MENINO QUE DESCOBRIU O VENTO

Por:   •  27/10/2021  •  Resenha  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO

Disciplina: Didática I – PC 0208

Professor: Paulo Meireles Barguil

Aluno: Samuel Dias Simião - 475546

Curso: Geografia

O MENINO QUE DESCOBRIU O VENTO

O filme “O menino que descobriu o vento”, dirigido e estrelado por Chiwetel Ejiofor, 2019, O filme é baseado no livro de memórias The Boy Who Harnessed The Wind, de William Kamkwamba e Bryan Mealer, conta a trajetória do jovem estudante William Kamkwamba, filho de fazendeiros que vivem à base de uma agricultura familiar, cujo maior sonho é estudar. Dotado de uma inteligência incrível, autodidata e certamente de uma força de vontade espetacular, William utiliza de seus conhecimentos e dos poucos recursos disponíveis para ajudar sua família e seu povoado diante da seca que assola a região.

No início do filme o pai de William conseguiu pagar a matrícula para que ele pudesse frequentar a escola, entretanto devido às dificuldades financeiras de sua família e em meio à crise hídrica que assola o Malawi, que traz uma situação de fome e miséria para o povoado, acaba sendo expulso da escola onde havia sido matriculado por falta no pagamento das mensalidades. No decorrer do filme vemos que devido a forte seca que assolou a região onde William e sua família moravam e o total descaso do governo, os moradores passaram a enfrentar uma situação de caos devido à fome e diversas pessoas acabaram abandonando a região, e william sua família acabaram sendo impactados pela escassez de alimento, inclusive sua irmã acabou indo embora com o professor. Apesar disso William não desistiu de seu sonho, continuou indo à escola escondido e tendo acesso a biblioteca, principalmente depois de ter visto um dispositivo na bicicleta de seu professor que gerava eletricidade a partir do movimento da roda. Ele enxergou esse dispositivo inicialmente como uma forma de gerar eletricidade para que ele pudesse estudar a noite, porém, ao ver a situação que sua família e seu povoados enfrentavam e o descaso do governo, William percebe que poderia usar esse dispositivo para gerar eletricidade suficiente para mover um motor que poderia levar água para toda a plantação e assim permitir que fosse possível cultivar alimentos por todo o ano.

William teve acesso a biblioteca da escola, onde conseguiu encontrar materiais que o auxiliaram para que pudesse construir o dispositivo. A primeira cena que eu gostaria de destacar é a cena em que William é descoberto pelo diretor da escola, que acaba expulsando-o, acusando-o de estar roubando de seus colegas ao frequentar a escola sem pagar as mensalidades. Observa-se que essa escola segue um modelo totalmente tradicional de educação, onde a relação professor-aluno é uma relação de transmissão de informações, não há dinamismo na educação e a cena em que William é expulso demonstra a falta de empatia e de conexão do diretor para com os alunos. Portanto William se encontra diante de um ensino que não prioriza o conhecimento do aluno.

A segunda cena que eu quero destacar é a cena em que William enfrenta seu próprio pai para conseguir a bicicleta para construir o moinho de vento para captar energia eólica. Desde o início do filme fica claro que o pai de William não conseguiu frequentar a escola e teve uma educação muito precária. Em sua trajetória William teve que enfrentar a resistência do pai que não apoiava suas ideias, e que acreditava que a incessante busca de conhecimento e de estudo de seu filho eram uma perda de tempo. Entretanto, mesmo diante da resistência de seu pai, William não desistiu, estudou a construção do moinho e contou com a ajuda de seus amigos para construí-lo. Em certo momento seu pai percebe a capacidade de William e sua luta para superar os desafios e utilizar o conhecimento científico para ajudar a comunidade, passando a acreditar que ele pudesse fazer a diferença, por ter tido mais acesso à educação e pela sua grande inteligência.

A terceira cena de destaque é, obviamente, a cena em que o dispositivo construído por William começa a funcionar, distribuindo água para plantação por meio de um sistema de irrigação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com