TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PCC DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  11/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Rodolfo Ferreira Cury Silva

PCC DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Santa Juliana - MG

2021

SUMÁRIO

  1. RESUMO
  1. INTRODUÇÃO
  1. DESENVOLVIMENTO
  1. QUAL O PAPEL DO DOCENTE NA FORMAÇÃO DO SUJEITO?
  1. QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS REFLEXÕES ACERCA DO ALUNO QUE UM PROFESSOR NÃO PODE NUNCA ESQUECER?
  1. QUAIS OS PENSADORES LHE AJUDAM A COMPREENDER A CONDIÇÃO DOS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO?
  1. CONCLUSÃO

O papel da educação na formação do cidadão

  1. RESUMO

Este trabalho busca a realização de um estudo sobre os resultados obtidos as práticas de ensino e o papel da educação na formação do sujeito. Buscamos uma maior compreensão a respeito dessa realidade, e a obrigação de cada um nesse processo que é de suma importância para sociedade.

  1. INTRODUÇÃO

Diante dos resultados obtidos por meio de professores na educação, no que diz a respeito, a formação de um cidadão consciente do seu papel na sociedade, acreditamos que há necessidade de uma pesquisa sobre qual o tipo de cidadão a educação tem por objetivo formar e o qual ela vem realmente formando.

        

  1. DESENVOLVIMENTO

A formação do indivíduo como cidadão tem se tornado uma responsabilidade cada vez mais a educação formal, principalmente a educação formal pública. Já que o contexto social do país hoje traz para a escola, alunos provenientes de famílias desestruturadas, onde é grande o número de alunos frutos de gravidez na adolescência ou simplesmente de pais que não tem tempo para dedicar a educação dos próprios filhos. Trabalhar para um futuro melhor, uma sociedade mais justa e um país mais afortunado deve necessariamente passar por um investimento direto nas gerações futuras, ou seja, as crianças.

  1. QUAL O PAPEL DO DOCENTE NA FORMAÇÃO DO SUJEITO?

        

Acredito que, portanto, o professor precisa estar atento e comprometido com sua prática. Trabalhar com inovação sem deixar de lado o planejamento de suas ações, pois o processo educativo exige organização sistemática, sem abandonar os princípios de liberdade, atendimento as necessidades individuais e coletivas, oportunidades para todos e formação para cidadania. O professor é um agente de transformação individual e coletiva, e quando é um bom profissional, a sociedade o admira e apoia. Estar presente na vida do aluno e pertencer a suas aprendizagens escolares.

Com isso o professor tem papel fundamental neste processo de formar pessoas cidadãos mais reflexivos e éticos.

E uma das questões que mais se levanta, talvez até o principal papel do professor é a formação do sujeito em si, quando a gente pensa na atuação do professor, não pensamos somente na questão didática, pensamos no que todo nosso conteúdo como professor pode impactar na vida do aluno. De forma que todo conteúdo que passamos ele pode levar para a vida toda, que possa levar na aquisição de uma formação, na aquisição como pessoa, tornando um ser humano ético.

  1. QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS REFLEXÕES ACERCA DO ALUNO QUE UM PROFESSOR NÃO PODE NUNCA ESQUECER?

É justamente essa, de que maneira a minha disciplina, minha metodologia pode impactar na vida daquele aluno, o que eu posso oferecer para ele de forma que ele se interesse. Sabemos que nem todos os alunos gostam de todas as disciplinas, então eu como professora o que devo fazer para que ele absorva meu assunto de forma que entenda, que ela veja que meu conteúdo não seja usado somente em sala de aula.

Preciso levar em conta a vida do aluno, alunos de realidades diferentes, distintas, alguns com mais condições de melhoria no estudo, outros nem tanto, uns com mais probabilidade de aprender, outros não, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com