TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCC DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  24/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PEDAGOGIA

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

PCC DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

DELINE DA SILVA CHAVES

202002321288

25/05/2020

INTRODUÇÃO

Este relatório tem por finalidade apresentar a proposta como Componente Curricular. A professora entrevistada foi Laureane Pacheco Colares, possui pós graduação em Psicopedagogia, leciona para turma de Maternal II no período matutino, na Escola Municipal de Educação Infantil Vó Tota na cidade de Mostardas-RS, e para turmas multisseriadas de 1° e 2° ano, na Escola De Ensino Fundamental Onofre Pires na cidade de Tavares-RS.

OBJETIVOS

Refletir sobre a relação existente na entrevista e em sala de aula, utilizando os conhecimentos nas aulas de Filosofia da Educação.

ELABORAÇÃO DO ROTEIRO DA ENTREVISTA

  • O que é ensinar?

Ensinar é um ato de amor, de vínculos afetivos, de observar o momento em que cada criança está e auxiliá-la a evoluir em sua autonomia e em suas aprendizagens.

  • Como você escolhe seus procedimentos de ensino?

Minhas escolhas visam o desenvolvimento cognitivo, motor, emocional, social e pessoal.

  • Você se baseia em algum teórico? Qual? Como?

Não me baseio exatamente, mas Jean Piaget contribui bastante em minhas práticas, já que considero muito os saberes das crianças e procuro promover outros tantos pela interação com o meio. O que contribui para seu desenvolvimento, além disso os estágios do desenvolvimento ajudam na hora de planejar.

  • Como acontecem as relações interpessoais em sua sala de aula? Como você trabalha os conflitos?

Especialmente na Educação Infantil , muitas vezes, as relações interpessoais são um grande desafio aos educadores, as personalidades variadas e em fase de descoberta, muitas vezes sem noção de regra e limites, podem causar conflitos de interesse e precisam ser mediados, geralmente procuro conversar  e tentar mostrar os dois lados da situação, isso faz parte da aprendizagem para a vida.

PONTOS OBSEVADOS

Observando a entrevista da professora Laureane, e por já ter trabalhado com ela percebi sua autonomia e segurança nas atividades propostas para as crianças. Trabalha de forma lúdica, com atividades direcionadas bem e bem planejadas. Seu planejamento contempla com atividades motoros, cognitivas, emocional, social e pessoal. Outro fato que chama atenção é a forma como ela conduz os conflitos em sala, mesmo que na educação infantil isso seja desafiador, ela procura mediar através de conversa tentando mostrar os dois lados da situação, outro fato relevante que vive em sala foi uma vez em a professora apresentou uma música para seus alunos, que ensina os valores socias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com