TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCC DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  19/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  6.251 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

CURSO: PEDAGOGIA – EAD

Elba Rayanne Nogueira Oliveira

ENTREVISTA E OBSERVAÇÃO EM SALA COM BASE NOS CONHECIMENTOS DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

PROFESSOR (A): Viviane da Costa Lopes

Polo/Quixadá-CE

INTRODUÇÃO:

Este relatório apresenta a Proposta de Prática Como Componente Curricular, que foi realizada na Creche Escola Espaço Lúdico da Criança, em Quixadá, no dia 11 de Novembro de 2019. A professora entrevistada se chama Conceição Cristina Meneses, formada em Letras e Pedagogia. A turma observada foi de Infantil II. A creche escola atende crianças do Berçário ao Infantil V. Trabalha com atividades lúdicas com o intuito de ajudar no desenvolvimento de cada criança de acordo com a sua necessidade.

OBJETIVOS:

Este trabalho tem como objetivo observar as relações em sala de aula, didática do professor (a), utilizando os conhecimentos vistos nas aulas de Filosofia da Educação para se fazer uma comparação de como são as vivências.

ENTREVISTA:

  1. O que é ensinar para você?

R: Ensinar vai muito além de repassar um conteúdo, quando o professor entra em uma sala de aula, principalmente de educação infantil, ele tem que trazer amor e carisma para misturar com suas didáticas.

  1. Como você escolhe seus procedimentos de ensino?

R: Procuro formas mais dinâmicas para repassar o conteúdo, já que é uma turma com crianças bem pequenas, de 2 anos, foco em tentar transformar a brincadeira em aprendizado. Por meio do próprio material didático deles (livros), mostro como pode ser divertida determinada atividade. Ex: Realizo atividades no chão, colocando-os em círculo para se sentirem mais a vontade na relação com o livro e com eles mesmos.

  1. Você se baseia em algum teórico? Qual? Como?

R: Não me baseio muito em teóricos, mas desde a época de faculdade Froebel sempre me chamou atenção e me levou a ler mais sobre ele pela forma de ensino que formulava. Ele buscava envolver muito a questão dos sentimentos, o amor e, é isso que eu procuro sempre trazer junto comigo para meus alunos. Além disso, ele também via a necessidade da criança aprender através da brincadeira.

  1. Como acontecem as relações interpessoais em sua sala de aula? Como você trabalha os conflitos?

R: Como as crianças são bem pequenas existem muitos conflitos, mas por coisas que elas não entendem bem ainda, mas a relação é tranquila. Para resolver os conflitos procuro sempre mostrar o que é certo e errado, e como elas devem fazer para resolver, uso muito o diálogo com elas tentando acalmá-los em caso de muito estresse (risos).

CONCLUSÃO:

É muito importante para o desenvolvimento do aluno a relação professor-aluno, o modo como vivem, as dificuldades, onde precisa ser ajustado. Na observação feita pudemos notar meios de se relacionar um com o outro com mais facilidade e muita experiência para lidar com os acontecimentos em sala. A professora apresenta plano de aula de acordo com o pedido pela coordenação da escola e adapta o conteúdo para que se obtenha um melhor desempenho de seus alunos. A relação entre aluno e professor é muito bonita e demonstra vínculos afetivos. Os alunos desenvolvem as atividades que são propostas, alguns com alguma dificuldade ainda ou pouca concentração, mas logo são corrigidos e incentivados a fazer melhor pela professora. Durante a observação em sala foi possível perceber que muitos vivem realidades e dificuldades diferentes, mas a escola demonstra preparo para o entendimento de todas essas necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com