TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCC FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  6/10/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

JÉSSICA PRISCILLA COELHO SILVA

PCC DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

QUEIMADOS, 31 DE MAIO DE 2021.

INTRODUÇÃO

        Neste trabalho vamos conversar com a professora Sônia Cristina Alves dos Reis, formada em Pedagogia e professora das séries iniciais do município de Queimados, de modo a entender sobre as práticas de ensino e o papel da educação na formação do sujeito.

DESENVOLVIMENTO

        A formação de professores constitui o ato de formar o docente, educar o futuro profissional para o exercício do magistério. Envolve uma ação a ser desenvolvida com alguém que vai desempenhar a tarefa de educar, de ensinar, de aprender, de pesquisar e de avaliar.

A formação de professores, entendida na dimensão social, deve ser tratada como direito, superando o momento das iniciativas individuais para aperfeiçoamento próprio, partindo da esfera política pública.        

ELABORAÇAO DO TEXTO DA ENTREVISTA

1- Qual é o papel do docente na formação do sujeito?

Além do seu papel primordial, que é mediar, instruir e intervir no processo de ensino e aprendizagem de seus alunos, o professor também contribui no aspecto social e até mesmo afetivo, muitas vezes o contato do aluno com o professor é uma das primeiras interações que estes têm com indivíduos fora do contexto familiar. A relação entre os alunos e os professores em ambiente escolar, certamente contribui para a formação dos sujeitos, pois engloba valores, exercício da cidadania, socialização, conhecimento, pluralidade de ideias entre outras questões.

2- Quais são as principais reflexões acerca do aluno que um professor não pode nunca esquecer?

Os alunos são seres únicos, o professor deve sempre estar consciente dessa realidade em sua prática, também deve levar em consideração o contexto social, cultural, familiar, de onde vem esse aluno para buscar o aprimoramento de sua prática e consequentemente atingir os objetivos desejados a respeito do processo de ensino-aprendizagem.

3- Quais os pensadores lhe ajudam a compreender a condição dos sujeitos da Educação?

São muitos os pensadores e teóricos que inspiram a minha prática como educadora, destaco Vygotsky pela questão das relações sociais, da cultura e da mediação para o aprendizado das crianças. Paulo Freire por conta da sua fala contra uma educação que não leva em consideração as vivências e saberes dos alunos e a transmissão de conhecimentos sem reflexão. No campo da alfabetização e letramento me influenciam os trabalhos da Professora Magda Soares.

4 – Como acontecem as relações interpessoais em sua sala de aula?

Em sala de aula busco sempre uma interação que favoreça a troca de ideias, experiências e conhecimento entre professor/aluno e aluno/aluno. Acredito que o professor deve sempre incentivar as interações durante as aulas, mas sem deixar de exercer seu papel como figura de autoridade no sentido de conduzir os interesses e conflitos presentes em qualquer grupo de pessoas.

Neste momento de pandemia, as relações interpessoais ocorrem por meio do ambiente virtual e estão seriamente comprometidas pela falta e limitação de acesso por parte dos alunos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com