TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCC DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  9/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

GEOGRAFIA

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

A EDUCAÇÃO CONSTRUTIVISTA

LUIZ GUSTAVO DOS SANTOS NEGRI

202003310921

MARÇO DE 2020

OBJETIVOS:

  • Realizar uma entrevista com um professor de qualquer etapa da educação com perguntas elaboradas.
  • Identificar métodos de ensino utilizados pela professora entrevistada e a relação entre ela e os alunos em suas aulas.
  • Articular os conhecimentos adquiridos na entrevista com os  conhecimentos adquiridos nas aulas de Filosofia da Educação.

INTRODUÇÃO TEÓRICA:

É indiscutível que as práticas pedagógicas adotas pelos educadores estão vinculadas ao papel da educação na sociedade. Sendo assim, analisar as relações entre professor e aluno bem como os procedimentos de ensino é uma maneira de refletir sobre que tipo de cidadãos queremos formar para a sociedade.

Este trabalho tem como finalidade entrevistar um professor com perguntas elaboradas pela faculdade e observar suas aulas, para refletir utilizando os estudos adquiridos na disciplina de Filosofia da educação.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

Este trabalho baseia-se em uma observação direta da relação entre professor e aluno bem como suas práticas de ensino. Foi realizado na Creche Maria Mãe Da Providência, que é situada na quadra: 103 - Santa Maria, na cidade de Brasília – DF. A instituição é um convênio do Governo do Distrito Federal com a instituição filantrópica Obras Assistenciais Padre Natale Battezzi que atende crianças de 0 a 3 anos de idade.

A entrevistada foi a educadora Anália Patrícia Negri, graduada em Pedagogia e         Pós-Graduada em Psicopedagogia com cinco anos de atuação. Ela é responsável pela turma Maternal II que é constituída por 23 crianças com 02 anos.

 ENTREVISTA

  • O que é ensinar?

“É transmitir conhecimentos com a instrução de fatos, princípios e ideias de uma pessoa para outra, no qual o detentor do conhecimento inicial tem como objetivo investigar o outro a busca do saber.”

  • Como você escolhe seus procedimentos de ensino?

“Para planejar meus procedimentos de ensino, em primeiro lugar tenho que buscar conhecer meu público, no meu caso, Educação infantil. A organização do trabalho pedagógico é de suma importância na educação infantil. Por isso, é imprescindível pensar os tempos, os ambientes, os materiais, bem como as rotinas que são organizadas no contexto educativo. A escolha dos materiais tem que ter como em intencionalidade pedagógica a capacidade da criança de transformar e criar. As estratégicas sejam passíveis de atribuições de sentido por parte das crianças, é importante considerar as necessidades e interesses delas. No meu caso a melhor forma de se promover o conhecimento e de forma lúdica, é aprender brincando, assim tornar o processo de aprendizagem agradável, divertido e de fácil compreensão.”

  • Você se baseia em algum teórico? Qual? Como?

“Sim, Maria Montessori. A pedagogia dela se insere no movimento Escola Nova, contrapondo-se aos métodos tradicionais que não respeitavam as necessidades e processo evolutivo do desenvolvimento da criança, ocupando papel de destaque devido às técnicas aplicadas na educação infantil e primeiras séries do ensino formal. Sigo princípio dela, de que todas as crianças têm a capacidade de aprender através de um processo que deve ser desenvolvido espontaneamente a partir das experiências efetuadas no ambiente, que deve estar organizado para proporcionar a manifestação dos interesses naturais da criança, estimulando a capacidade de aprender, respeitando fatores como tempo e ritmo, personalidade, liberdade e individualidade.”

        

  • Como acontecem as relações interpessoais em sua sala da aula? Como você trabalha os conflitos?

“Busco desenvolver as relações interpessoais com muitas brincadeiras coletivas, assim criando elos de amizade e respeito com o outro. Os conflitos acontecem, porém são resolvidos através do diálogo individual e coletivo, onde aponto os comportamentos inadequados.”

        Nas observações adquiridas na entrevista e na aula da professora Anália, percebe-se que ela segue um modelo mais construtivista do filosofo Paulo Freire     (1921 – 1997). Visto que a criança constrói seu próprio conhecimento através de vivencias e experiências elaboradas pela Professora. A visão de Freire o leva a substituir a escola tradicional, monoliticamente estruturada, por outro veículo educativo mais maleável, mais participativo e baseado no diálogo: o círculo de cultura, de acordo com as etapas do desenvolvimento mental.

        Ela se baseia na educadora Maria Montessori (1870 – 1952), que defendia a função da educação é favorecer o processo infantil de acordo com os aspectos biológicos de cada criança, em sua concepção, como os estímulos externos formam o espirito infantil, eles precisam ser determinados. Dessa maneira, a professora busca desenvolver em sala de aula a autonomia da criança dando liberdade para agir sobre objetos sujeitos a sua ação, as atividades desenvolvidas tem como função, estimular o desenvolvimento da criança com instrumentos elaborados para educação motoro dos sentidos e da inteligência.

        O planejamento é feito pela instituição mensalmente para nortear a prática dos educadores, por meio deste cada professor desenvolve seus projetos de acordo com as necessidades das crianças. Essa forma adequa-se com o pensamento do filosofo Augusto Comte (1798 – 1857) que acreditava que a educação deveria levar em conta, em cada indivíduo, as etapas que a humanidade percorrera: o pensamento fetichista da criança seria superado pela concepção metafísica, e esta, finalmente, pela positivista, no momento em que atingisse a idade madura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com