TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FORDISMO

Por:   •  15/6/2019  •  Tese  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

FORDISMO:

01 - COMO O HOMEM É VISTO?

        O modelo implantado por Henry Ford foi o de sistema de produção em massa, nesse contexto o homem é visto como um elemento sistêmico no processo de fabricação, cada indivíduo tinha sua função pré-determinada e a executava repetidamente por várias vezes durante o dia a beira de uma esteira rolante, sem se movimentar de um local para outro evitando assim desperdício de tempo, cada operário executara uma única e simples tarefa dentro da etapa do processo de produção, ou seja, cada um era especializado em uma etapa da produção, as empresas não se preocupavam muito em contratar pessoas totalmente qualificadas pois, cada operário tinha que aprender uma pequena parte dentro do processo de fabricação.

        Esse sistema era muito vantajoso para os empresários, porém negativo e desvantajoso para os trabalhadores que recebiam baixos salários, isso devido à baixa qualificação e do desgaste do trabalho repetitivo.

02 – COMO ELE É PERCEBIDO?

        O homem é percebido como uma peça importante nesse processo de produção, haja vista que ele tinha somente uma função simples no processo, mas se ele não há executasse o processo ficava falho pois outros operários não faziam o sua função.

03 – COMO ELE É TRATADO?

        O homem é tratado como escravo, era explorado sua mão de obra com salários muito baixos.

04 – A QUE RITIMO ELE TRABALHA?

        Trabalhava em jornadas de trabalho absurdas e praticamente sem direitos trabalhistas.

TOYOTISMO

01 – COMO O HOMEM É VISTO?

        No sistema Toyotismo o homem é visto como sendo uma peça essencial e necessária para a produção, o operário e bem qualificado e é multifuncional, são educados e treinados para conhecer todo o processo de produção, podendo dessa forma atuar em qualquer área do sistema de produção.

02 – COMO ELE É PERCEBIDO?

        Nesse modelo o homem é visto com uma peça integrante da equipe, pois os trabalhos são executados conjuntamente em praticamente todas as etapas da produção.

03 – COMO ELE É TRATADO?

        Nesse sistema, ele é responsabilizado pela qualidade do produto acabado, estimulando assim a disputa entre os próprios colaboradores que buscam destaque na produção, com a finalidade de mostrar seu índice de produtividade aos outros.

04 – A QUE RITIMO ELE TRABALHA?

        Nesse modelo just-in-time, os operários trabalham com programação de produção com prazos determinados, havendo flexibilização da mão de obra para melhor se adequar as exigências dos clientes.

VOLVISMO

01 – COMO O HOMEM É VISTO?

        E visto como parte integrante do processo, onde ele é treinado, valorizado, reconhecido como sendo integrante de uma grande família.

02 – COMO ELE É PERCEBIDO?

        É percebido como sendo um integrante de uma família que valoriza cada processo por ele executado.

03 – COMO ELE É TRATADO?

        Ele é tratado com respeito e hombridade, cada grupo de trabalho tem autonomia para sanar seus próprios problemas, tem liberdade de pararem para descanso em área social reservada, tem suas seguranças trabalhistas reconhecidas entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com