TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio cultura organizacional

Por:   •  12/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead

gestão de recursos humanos – manutenção e desenvolvimento de talentos

andreia dos santos silva – 248212014

letícia da silva rios - 806442013

portfólio 01

cultura e clima organizacional

...............................................................................................................................

Guarulhos

2015

andreia dos santos silva

letícia da silva rios

portfólio 01

cultura e clima organizacional

Portfólio 01 da disciplina de cultura e clima organizacional do curso de Gestao em Recursos Humanos  da Faculdade ENIAC.

Prof. Maria Helena Veloso Salgado

Guarulhos

2015

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

 Empresa do projeto: Supermercado Lopes

Rede de supermercados no ramo do varejo,  fundada em 1974 que tem 25 lojas.

A loja do nosso projeto fica localizada no Cocaia/ Guarulhos e no seu quadro de funcionários conta com 73 colaboradores.

Missão:  Garantir produtos e serviços com excelente qualidade, preços competitivos e proporcionar a melhor experiência de compra aos nossos clientes.

Visão:  Fortalecer a nossa marca e a parceria com nossos colaboradores, fidelizar clintes e conqui

star novos mercados.

Valores: Transparência;  ética; credibilidade; confiança; comprometimento; respeito e responsabilidade.

Filme Mudança de Hábito 2

Missão: levar o ensino a comunidade carente a sua volta.

Visão: trazer jovens para orientá- los a se transformarem em pessoas de bem e com capacitação para serem melhores de vida.

Valores : caridade, bondade, fé, paciência, ação social.

Lopes

Mudança de Hábito 2

Diferentes níveis de apresentação: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas.

Artefatos: são tradicionais as festas comemorativas de aniversário dos colaboradores do mês, festa de aniversário da instituição e a festa de final de ano onde os colaborares levam seus familiares para participar da confraternização.  Valores compartilhados: ética no trabalho, compromisso dos funcionários com suas funções.
Pressuposições básicas: ser reconhecida no mercado por sua missão visão e valores, fazer com que seus colaboradores levem isso adiante.

Artefatos: é preservada a tradição da instituição, o estilo de vestimentas das freiras.

Valores Compartilhados: disciplina de todos, levar o conhecimento ao alunos.

Pressuposições Básicas: ser uma instituição de leva o ensino ás crianças e jovens de sua comunidade a volta.

Características que demonstram a essência de sua cultura.

O modo como os funcionários demonstram entusiasmo ao fazerem o certo,  o clima entre colaboradores, gestores e clientes.

O comportamento das freiras, a maneira de se vestirem e de ensinarem os alunos, mantendo a cultura atuante.

Cultura dominante, Subcultura, Cultura organizacional.

Cultura: Fazer festas comemorativas, prezar pelo bom atendimento ao cliente, que os funcionários sempre tenham boas vestimentas dentro da organização não deixando transparecer qualquer indicio de relaxo, não fazer o uso de aparelhos celulares durante a jornada de trabalho, exceto no horário de almoço.

Subcultura: Prezam o atendimento ao cliente do começo ao fim com educação, comodidade e carisma mas muitos funcionários acabam não realizando o atendimento do modo como é pedido , causando a insatisfação dos clientes.

Contracultura: Uso inadequado dos uniformes, onde muitos acabam utilizando fora da organização o que é proibido por regulamento interno,  uso do celular em horário de trabalho, não fazer o uso dos EPI’s nos cargos que são exigidos.

Cultura: ensinar e manter os valores religiosos, comportamento disciplinar, ser responsável por prestar assistência á comunidade.

Subcultura: os professores deveriam prezar pela aprendizagem dos alunos, mas elas só davam a aula sem se certificar se eles realmente haviam aprendido o conteúdo apresentado.

Contracultura: Desconhecimentos das freiras sobre o convívio com a sociedade, escola fora do controle onde os alunos não tinham nenhuma disciplina e respeito com seus superiores, realizar a pratica de chantagem em troca de favores.

Seus processos de criação e manutenção da Cultura.

Foi criada com a fundação da empresa e ao longo do tempo foi sofrendo algumas alterações por conta da modernização ao seu redor e pelo estilo de convivência criado internamente.

A cultura foi criada e passada durante anos atraves da igreja e seus principios e essa manutenção é passada de geração para geração.

Como funcionários aprendem a cultura organizacional

É repassado assim que o funcionário entra dentro da organização. Através da integração e ao longo do tempo com a convivência dos demais.

Elas aprendem com os ensinamentos religiosos ministrados pelos seus superiores. As freiras diante disso repassam seus conhecimentos aos alunos.

Como são demonstrados seus rituais, símbolos e linguagem.

A empresa não se utiliza muito de rituais e símbolos, mas tem uma linguagem familiar  com os colaboradores , fazendo com que se sintam uma família que a cada dia deseja oferecer o seu melhor.

São demonstrados atráves das vestimentas, do modo de pensar em relação a certas situações, pela doutrina seguida dentro do centro de ensino e dentro da igreja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (164.4 Kb)   docx (49.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com