TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer Anhanguera Administração Pública

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.239 Palavras (9 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – CEAD

POLO - CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

TANGARÁ DA SERRA – MT

CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA III - (PROINTER III)

3ª SÉRIE

RELATÓRIO PARCIAL

ACADÊMICOS:

IVANI SOLANGE DOEBBER - RA 1798236190

ALUNO – RA

ALUNO – RA

ALUNO – RA

ALUNO – RA

TANGARÁ DA SERRA - MT

2016

[pic 2]

TUTOR PRESENCIAL:

TUTOR À DISTÂNCIA:

RELATÓRIO PARCIAL

Relatório Parcial apresentado no Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Pública na Faculdade Anhanguera, sob orientação do Tutor EAD, Prof.º __________________ e do tutor presencial, Prof.º _____________________

TANGARÁ DA SERRA - MT

2016

SUMÁRIO

  1. RESUMO_______________________________________________________ Pág 4
  2. INTRODUÇÃO_________________________________________________ Pág. 5
  3. DIAGNÓSTICO DO MUNICÍPIO__________________________________ Pág 6
  4. PANORAMA DA SITUAÇÃO FUTURA DO MUNICÍPIO_____________ Pág 7
  5. PLANEJAMENTO TERRITORIAL INTEGRADO ___________________ Pág 8
  6. RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS DISPONÍVEIS ____________________ Pág 9
  7. ESTRATÉGIA APRESENTADA AO PREFEITO ____________________ Pág 10
  8. CONCLUSÃO__________________________________________________ Pág 11
  9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ______________________________ Pág 12

RESUMO

O presente projeto vem abordar a Administração Pública, e os conhecimentos adquiridos nas aulas no decorrer do semestre, que envolve as disciplinas de Administração Pública, Contabilidade Básica, Teoria Política, Matemática Financeira, Finanças Públicas e Orçamento Municipal. Aqui será realizada a coleta de dados de um determinado município para a posterior elaboração de um Plano Plurianual para as finanças deste, de modo que os recursos disponíveis sejam aplicados nos setores que mais carecem, com enfoque sempre voltado para a melhoria da qualidade de vida do morador da cidade. Para essa abordagem, a separação dos dados se faz imprescindível, além do conhecimento aqui demonstrado sobre o Plano Plurianual e sua importância. Não se pode olvidar que sem o Plano Plurianual, a gestão municipal, que deve ser sempre burocrática e buscar os preceitos da legalidade, fica refém da falta de organização, que pode levar o ente à falência, ou à vulnerabilidade da prática de crimes, de corrupção ou responsabilidade. Por essa razão, deve ser bem estruturado e legalmente fundamentado o Plano Plurianual.

Palavras-chave: Administração Pública; Recursos Aplicados; Plano Plurianual.

INTRODUÇÃO

Com o projeto em testilha, teremos a oportunidade de aplicar o conhecimento de gestão à Administração Pública, com enfoque em aprimorar a aplicação dos recursos disponíveis em dado município para que a distribuição entre os setores que carecem de investimento seja a mais justa possível.

A aplicação dos conhecimentos é apresentada através do uso de ferramentas capazes de projetar a eficácia das mudanças antes mesmo da prática. Em se tratando de Administração Pública, o projeto mais cabível sobre o estudo minucioso de aplicação de recursos é o denominado PPA (Plano Plurianual) que está previsto na Constituição Federal, em seu artigo 165.

Para entendermos melhor sobre o PPA, devemos primeiramente contextualizá-lo, e coletar dados imprescindíveis ao seu desenvolvimento. O PPA foi devidamente regulamentado pelo decreto 2.829/98, sendo uma forma eficaz de se expor metas, objetivos, diretrizes e provisionar os resultados à médio e longo prazos.

Com o PPA, se pode criar programas, serviços, e projetos para que se realize o planejado. Ao fim de todo o PPA, resta a satisfação do bem comum, se a Administração Pública foi ou não capaz de responder à pretensão da sociedade.

Podemos afirmar que o PPA é de fundamental importância para a Gestão Pública, pois é a ferramenta gerencial voltada para a aplicação de Recursos Públicos do Ente. Com essa importância, aqui faremos a coleta de dados imprescindíveis à elaboração do Projeto Plurianual. A cidade que abordaremos aqui é a de Tangará da Serra – MT, que será melhor descriminada abaixo. O PPA é dividido ainda em Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), de modo que se torna mais versátil para a aplicação à coleta realizada dos dados.

DIAGNÓSTICO DO MUNICÍPIO

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, pessoa jurídica de direito público, inscrita no CNPJ nº 03.788.239/0001-66, é o órgão responsável pelo município de Tangará da Serra – Mato Grosso, localizado à 240 km da Capital, Cuiabá.

O município possui como extensão geográfica terras que somam 11.391,314 Km², segundo dados do IBGE e sua emancipação como município se deu em 13 de maio de 1976. Os dados referentes ao crescimento do município englobam o IDH municipal, que cresceu 14,87% e foi elevado pela educação, que subiu quase 48% até o ano de 2015.

O município faz divisa com as cidades de Sapezal, Barra do Bugres, Santo Afonso, Conquista d’Oeste, Campo Novo do Parecis, Salto do Céu, Denise, Campos de Júlio, Nova Marilândia, Reserva do Cabaçal, Nova Olímpia, Vale de São Domingos. É uma cidade que destaca pelo clima agradabilíssimo, tropical, quente, úmido, com 4 meses do ano de estiagem, que vai de maio a agosto.

Quanto à “máquina” Prefeitura, podemos quantificar o funcionarismo público municipal em 2.780 funcionários entre servidores investidos e cargos em comissão, divididos em setores da Administração Pública, que vão da Saúde, da Educação, Infraestrutura, Administração interna, Assistência Social, Segurança Pública, cultura, urbanismo, habitação, meio ambiente, indústria, transporte, comunicações, etc.; e subsetores, como Recursos Humanos da saúde, Enfermagem, SAMU, Unidades de Saúde, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (172.5 Kb)   docx (39 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com