TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas de Ginástica e suas relações com a saúde e qualidade de vida

Por:   •  28/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.359 Palavras (10 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

LICENCIATURA  EM EDUCAÇÃO FÍSICA

JOÃO BARTOLOMEU DE CARVALHO FILHO

LUCAS COELHO DE BRITOWESLEY DIEGO FARIAS OLIVEIRA

Práticas de Ginástica e suas relações com a saúde e qualidade de vida

Piripiri-Piauí

2021

JOÃO BARTOLOMEU DE CARVALHO FILHO

LUCAS COELHO DE BRITOWESLEY DIEGO FARIAS OLIVEIRA

Práticas de Ginástica e suas relações com a saúde e qualidade de vida

Trabalho apresentado ao Curso de EducaçãoFisica para as disciplinas: Empreendedorismo, Saúde Coletiva, Metodologia do Ensino da Ginástica e Primeiros Socorros  

Profs. Everton Taveira Cangussu, Danieli Juliane Garbuio Tomedi, Eloise Werle de Almeida e Dayane Aparecida Scarama.Sabrina da Silva Barbosa.

Piripiri-Piauí

2021

SUMÁRIO

Introdução.........................................................................................................1

Desenvolvimento...............................................................................................2

Considerações Finais........................................................................................7

Referências.......................................................................................................8

INTRODUÇAO

A prática regular de atividade física sempre esteve ligada à imagem de pessoas saudáveis. Antigamente, existiam duas idéias que tentavam explicar a associação entre o exercício e a saúde: a primeira defendia que alguns indivíduos apresentavam uma predisposição genética á prática de exercício físico, já que possuíam boa saúde, vigor física e disposição mental; a outra proposta dizia que a atividade física, na verdade, representava um estímulo ambiental responsável pela ausência de doenças, saúde mental e boa aptidão física. Hoje em dia sabe-se que os dois conceitos são importantes e se relacionam. Atividade física é definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividades mentais e sociais, de modo que terá como resultados os benefícios à saúde. O processo de promoção da saúde envolve, necessariamente, políticas públicas que apoiem seus pressupostos. A partir daí, contribuem a educação, a criação de oportunidades, além de redução de barreiras e paradigmas, muitas pessoas sem acesso a informações prende-se a idéia de que exercício físico esta ligado apenas a estética e acabam por não praticar nenhuma atividade, mostraremos nesse trabalho a importância da pratica de ginástica para promoção da saúde e bem estar, a pratica da ginástica seja ela qual for esta ligada basicamente a saúde física e mental. O perfil atual dos problemas de saúde faz com que a promoção de estilos de vida ativos (e saudáveis, em geral) seja valorizada e colocada como uma das prioridades da Organização Mundial da Saúde.

DESENVOLVIMENTO I

Práticas de Ginástica e suas relações com a saúde e qualidade de vida.

          A ginástica para todos nas escolas pode se manifestar através de diversos aspectos das modalidades gênicas. Elas são as manifestações que mais se adéquam nas escolas, pois elas envolvem as diferentes interpretações da Ginástica, articuladas com as demais formas de expressão da cultura corporal (PIZANI et al., 2009). Podendo ser trabalhada nas escolas, porém as aulas devem ser ajustas às diferentes faixas etárias, trabalhando a partir das experiências e interesses dos alunos para que os mesmos possam vivenciar diferentes manifestações culturais, possibilitando a autonomia no sentido de dialogar, opinar (CARDOZO e SILVA, 2009). Segundo Pizani e Rinald (2010), o fato das crianças brincarem com elementos ginásticos levam a crer que o conhecimento gímnico é construído, faz parte da história de vida das crianças, e elas necessitam e desejam experimentar movimentos gímnicos. A principal orientação dessa proposta metodológica para as escolas devem ser, privilegiar a formação humana como um todo, através da educação a serviço dos valores gerados na sociedade e na vivência do lúdico através da cultura (OLIVEIRA e LOURDES, 2004). Para Ayoub (2007), aprender esta modalidade na escola significa estudar, vivenciar, conhecer, entre outros, aprender as inúmeras interpretações da ginástica, passando assim a criar novas possibilidades de expressões gímnicas. O fato de não ter um caráter competitivo, abre as portas para ser praticada e conhecida nas escolas, mudando os padrões de julgamento que geralmente a sociedade e a mídia impõem a respeito do corpo ideal e perfeito (RAMOS, 2007). Segundo Cardoso e Silva (2009), na escola esta modalidade da ginástica é um desafio que deve partir de uma proposta pedagógica e metodológica definida, mas que segundo estudos dos autores percebe-se também que há uma facilidade de se trabalhar essa prática, se houver seriedade no cumprimento da proposta por todo corpo docente escolar.

É fundamental citar que a atividade física é uma necessidade do ser humano, podendo ser uma grande aliada à recuperação e a manutenção da saúde. Para Alves (2003), a prática de atividade física, deve fazer parte dos cuidados de rotina para o bem-estar da criança e do adulto. Ser fisicamente ativo desde a infância apresenta muitos benefícios, não só na área física, mas também nas áreas social e emocional, podendo levar a um melhor controle das doenças crônicas da vida adulta. Segundo Oliveira (2007), muitas pesquisas vêm mostrando os benefícios da prática regular de exercícios físicos para a saúde, tanto na prevenção como no tratamento de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, obesidade, entre outros. Além disso, com o avanço da idade, as pessoas que não fazem exercícios físicos perdem a força e a flexibilidade necessárias para realizar as atividades do cotidiano. Assim, os especialistas acreditam que as atividades físicas podem melhorar de modo impressionante a qualidade de vida das pessoas, especialmente as de mais idade, gerando uma melhor saúde. A Organização Mundial de Saúde - OMS, define saúde sem se referir apenas à ausência de doenças, mas ao bem-estar físico, psíquico e social. Uma definição mais exata da saúde pode ser, portanto:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (147.2 Kb)   docx (762.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com