TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ESTAGIO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  23/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.164 Palavras (13 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 13

ESCOLA ESTADUAL PRUDENTE DE MORAIS

                                                   GISLENE GONZAGA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE PRÁTICA DE ENSINO ORIENTADO, CURSO NORMAL NÍVEL MÉDIO/PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

MESQUITA

2017

ESCOLA ESTADUAL PRUDENTE DE MORAIS

GISLENE GONZAGA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE PRÁTICA DE ENSINO ORIENTADO, CURSO NORMAL NÍVEL MÉDIO/PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de estágio supervisionado desenvolvido na Disciplina Prática de Ensino Orientado exigido como parte dos requisitos para conclusão do 1º Módulo do Curso Normal em Nível Médio - Professor de Educação Infantil sob a orientação da Professora Maria Aparecida de Andrade Silva.

MESQUITA-MG

2017

.

SUMÁRIO

1. Introdução

2. Objetivos

2.1. Objetivos Gerais

2.2. Objetivos Específicos

3. Cronograma

4. Desenvolvimento

4.1. Caracterização da Escola

4.2. Rotina de Trabalho

4.3. Perfil da Turma

4.4. Perfil do Professor

5.  Conclusão

 Recomendações

 Agradecimentos

 Referencias Bibliográficas

 Assinaturas e Datas

 Anexos

        RESUMO

O estágio supervisionado foi realizado com o objetivo em observar as crianças e adquirir conhecimentos em relação ao seu dia a dia na creche, analisar o relacionamento entre os funcionários e a rotina de trabalho. É um elemento relevante para a formação inicial do professor por aproximar o aluno do contexto em que atuará   futuramente. A observação da prática docente servirá de apoio para uma experiência profissional, com isso o futuro profissional poderá articular teoria e prática durante todo o período de estágio em instituições que ofertam a modalidade de Curso Normal em Nível Médio -Professor de Educação Infantil.

       4.  INTRODUÇÃO

O estágio de docência em Educação Infantil foi realizado na Creche Municipal Dona Germaninha, localizado na Rua Elísio Matias nº 06, bairro Santo Antônio, Mesquita MG.

O estágio foi feito em dupla, pelas alunas: Gislene Gonzaga e Leni Lopes. Sendo acompanhados pela monitora regente: Marina Geralda de Souza Rocha

A observação foi realizada no período matutino nos dias: (25) vinte e cinco de setembro a (17) dezessete de novembro de 2017. Conforme o que observaram, as crianças têm uma rotina diária, mas flexível é o que também foi transmitido pela   monitora desde o primeiro dia de estágio. As estagiarias foram apresentadas às crianças, pela Coordenadora da Creche Maria do Socorro     Barbosa, que demonstrou muito   contentamento por contarem com novos integrantes para interagirem, brincarem, aprenderem, mas no início as estagiaria perceberam também um pouco de timidez de algumas crianças

A prática em sala de aula conduz   o estagiário a refletir como será o seu dia a dia como professor. Enquanto estão estudando apenas as teorias, não tem ideia do que é estar frente a uma classe e ser o responsável pela mediação do conhecimento às crianças, a responsabilidade é grande.

A experiência vivida durante esses dias na creche proporcionou claramente o que significa ser professor na Educação Infantil. Saber como trabalhar determinado conteúdo, para que a criança realmente se desenvolva, aprenda com compreensão.

Portanto, é no estágio prático em sala de aula, que o futuro professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar para exercer com êxito sua profissão. Segundo Silva, 2007, p. 35. “A primeira concepção que deve nortear o papel do professor é: ‘aprender e ensinar’ e ‘ensinar e aprender’. Ambas constituem um processo dinâmico, onde um não existe sem o outro. Ensinar pressupõe um aprendizado.”

  1. OBJETIVOS
  1.  GERAIS

Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relativas à profissão docente, considerando o contato direto com o campo de estágio e a formação teórica proporcionada pelo curso.

Integrar o processo de ensino, pesquisa e aprendizagem

Aprimorar hábitos e atitudes profissionais

  1.   OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer a rotina de trabalho dos professores e o desenvolvimento das crianças nas instituições de Ensino Infantil

Construir conhecimentos em relação as estratégias de trabalho dos professores e como ocorre o relacionamento entre   monitores e crianças.

Compreender o estágio no contexto educativo, como possibilidade de articular teoria e prática.

Observar os principais conhecimentos teóricos metodológicos aplicados em sala de aula, investigando o processo de aprendiz.

  1. CRONOGRAMA

DIA/SEMANA

AIVIDADES DESENVOLVIDAS

CARGA HORÁRIA

19/09/2017

Visita à Instituição

Apresentação dos Requerimentos ao Coordenador

Conversa    com a Coordenadora da Creche

         

          4:00

20/09/2017

Apreciação dos Documentos da Creche.

Projeto Político Pedagógico

Regimento

Plano de Desenvolvimento

           4:00

21/09/2017

Encontro com a professora da turma do Berçário I

Observação das Atividade

                 

           4:00

22/09 à 24/10/2017

Observação das Atividades em sala

           

          72:00

Carga horária do estágio na Instituição

         

           84:00

Fora da Instituição

   

           16:00

Total Geral da Carga Horária do estágio

 

           100:00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (231 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com