TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  22/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  2.798 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ESCOLA TÉCNICA INSTITUTO UNICLESS EDUCACIONAL

Credenciado pelo Parecer 035/2015, Autorizado pelo Parecer 06/2016 e Resolução 04/2016, todos do CEE/RR.

CURSO TECNICO EM SAÚDE BUCAL

TURMA 3001

MARCIO AMORIM BARBOSA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

SÃO LUIZ/RR

10 de Agosto de 2019

MARCIO AMORIM BARBOSA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL

SÃO LUIZ/RR

10 de Agosto de 2019

MARCIO AMORIM BARBOSA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL

                                         

Relatório Final, apresentado à UNICLESS, como parte das exigências para a obtenção de conclusão do Curso Técnico em SAÚDE BUCAL.

SÃO LUIZ/RR, 10 de Agosto de 2019.

BANCA EXAMINADORA

____________________                                 _______________________________

     Supervisor                                                        Coord. Estágio Supervisionado.

  1. INTRODUÇÃO

No exercício da profissão de Técnico em Saúde Bucal (TSB), seja no serviço público ou privado envolve ética profissional como também o conhecimento relacionado ao ambiente do consultório odontológico como um todo e outros aspectos que compõem a Odontologia enquanto Ciência da Saúde. Essa visão representa uma aproximação real com o atendimento de qualidade, tanto em termos técnico quanto humano. Nesse sentido, é importante que o TSB traga para si a responsabilidade na aquisição desses conhecimentos e assuma uma postura de empreendedor em sua área e atuação. Diante disso, objetivo do estágio que foi realizado na UNIDADE DE SÁUDE REGINA RIBEIRO PAIVA, localizado na AV. JOÃO RODRIGUES DA SILVA, S/N BAIRRO-CENTRO SÃO LUIZ-RR, sobre supervisão da Dra. Daiana Wickert CRO 993 é capacitar o aluno para atuar na promoção, prevenção e controle das doenças bucais, auxiliar o cirurgião dentista nas atividades clínicas voltadas para o restabelecimento da saúde, estética e função mastigatória do técnico em saúde bucal.

                

  1. ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

O relatório a ser dissertado iremos falar de todas as atividades realizadas no estagio que ocorreu no CENTRO DE SÁUDE REGINA RIBEIRO PAIVA sob orientação da Daiana Wickert onde obtivemos grandes conhecimentos e aprendizados sobre diversos procedimentos no consultório odontológico na mesma unidade.  De tais formas fomos orientados na pratica de manusear os instrumentais em todos os procedimentos disponíveis a ser realizado na unidade, as quais os principais são eles: Profilaxia, Aplicação de selante, Aplicação de Flúor, Selamento Provisório de Cavidade Dentaria, Capeamento Pulpar, Restauração de Decíduo, Restauração de dente permanente anterior, Restauração de dente permanente posterior, Exodontia de dente permanente, Curativo de demora, Selamento provisório de cavidade dentária, Restauração de Decíduo, Exodontia de Dente Decíduo e Raspagem supra gengivais. Todos os procedimentos apresentados foram realizados pela Dra. Daiana Wickert sendo todos eles explicados e detalhados para que fosse feito a prática da forma, mas correta para se obtiver conhecimento técnico e profissional.  Havendo assim todo conhecimento obtido pelas praticas de todos os procedimentos assim como também a manipulação de matérias e instrumentais, sendo isso sempre orientado pela Dra. Daiana Wickert e observados quando ocorria a realização dos procedimentos no período de atendimento.  

Iremos também relatar em especifico alguns dos procedimentos citados acima como forma mais ampla de transparência das atividades a quais foram realizadas no decorrer do estagio supervisionado.  

 

2.1 EXODONTIA DE DENTE DECÍDUO

A Ortodontia interceptativa se refere à correção da má-oclusão nos estágios de dentadura decídua e mista, independentemente da gravidade do problema ou da mecânica envolvida.

2.2 EXODONTIA DE DENTE PERMANENTE

A perda dentária é considerada um dos principais agravos de saúde bucal, por possuir altas prevalências na população adulta e idosa, sobretudo nas classes sociais mais pobres. Decorrente principalmente de doenças evitáveis como cárie e doença periodontal, reflete o acúmulo da carga dessas doenças ao longo da vida, aspectos culturais e a decisão de extração como opção de tratamento. Como consequência, tem-se um grande prejuízo estético e diminuição da capacidade mastigatória, podendo gerar problemas sociais, psicológicos e nutricionais. Normalmente, as razões que ainda levam à perda de um ou mais dentes estão relacionadas à saúde bucal, a traumas ou acidentes e ao posicionamento incorreto dos dentes. Em alguns casos, se o problema for detectado cedo, é possível evitar a remoção do dente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (281.9 Kb)   docx (233.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com