TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: O Óleo De Lorenzo

Por:   •  7/3/2016  •  Resenha  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE BELO HORIZONTE

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA

PROFESSOR: Anderson Maia

06 ABR. 2014

Larissa Lorrayne Soares,

Silmara Lazarino De Oliveira,

Tales Caminhas De Azevedo,

Thiago Felipe De Melo,

Thuany Nogueira Nunes.

RESENHA: O Óleo De Lorenzo

O ÓLEO de Lorenzo. Direção: George Miller. Manaus: Universal, 1992. DVD (129min.), Dublado.

O filme Óleo de Lorenzo mostra a história real da procura por parte de Augusto e Michaela Odone, pais de Lorenzo Odone da cura de sua doença diagnosticada como adrenoleucodistrofia (ALD), uma doença degenerativa e rara que provoca degeneração no cérebro.

No início Lorenzo apresentava distúrbio de comportamento com ataques de raiva sem motivo, dificuldade de audição, desequilíbrio motor entre outros sintomas. Os profissionais da escola e os pais da criança tentavam saber a causa no primeiro momento deduzindo causas psicologias. Houve uma recomendação da direção da escola para que o menino fosse transferido para uma classe de alunos especiais, havendo uma recusa dos pais que queriam descobrir as causa dos ataques de raiva. O médico sugere aos pais uma bateria completa de exames para descobrir a doença e foi descoberto que o Lorenzo sofria de adrenoleucodistrofia, que leva a um acúmulo excessivo de ácidos graxos de cadeia muito longa composta de 24 a 26 átomos de carbono em tecidos corporais, principalmente em tecidos nervosos, o que afeta a transferências de impulsos nervosos, uma doença genética que afeta o cromossomo X, sendo a mãe a portadora do gene defeituoso, na qual tem a chance de 50% de transmitir a doença, atingindo fundamentalmente o sexo masculino. Os pacientes que tem essa doença morrem 2 anos após o diagnóstico. Os pais questionam o médico para saber se há pesquisa sobre a doença só que são informados que a mesma foi descoberta há pouco tempo e existe pouca pesquisa sobre o assunto. Então os pais de Lorenzo decidem pesquisar sobre a doença e procurar especialistas, uma vez que eles não aceitam deixar o filho morrer, e não fazer nada.

O interessante é ver que os pais sempre que tem um parecer negativo sobre a situação da doença de Lorenzo não se acomodam e desistem de procurar, e sim o contrário, vão cada vez mais afundo sobre o assunto. Porém sabendo da gravidade da doença concordam em colocar o filho em um programa experimental de quimioterapia voltado para adrenoleucodistrofia, sendo explicados aos pais os riscos do tratamento, que no final mostraram-se pouco eficaz e ainda piorou a situação do menino, que começou a ter perda de cabelo, falta de coordenação motora e dificuldade na fala. Inclusive foi mudada a dieta do paciente para tentar diminuir os níveis de gordura saturada a base de amendoim, o que na realidade acabou aumentando esses níveis ao invés de diminuir. Os pais pedem ao filho rezar para São Lorenzo, santo que deu o nome ao menino.

O presidente de uma associação assistencialista de famílias com filhos com ALD entrou em contato com os Odones para ajuda-los na situação, porém a associação que é composta por leigos indicam atitudes como livros de dietas, sendo essa dieta já foi tentada anteriormente com Lorenzo sem resultados positivos, e novamente houve o questionamento dos pais do menino, que não queriam que um livro fosse publicado sem a correta constatação de sua eficácia.

Os Odone vendo o pouco interesse dos médicos e as crendices a associação decidem eles mesmos pesquisarem um tratamento para o filho, através de vários artigos científicos, inclusive internacionais, sendo assim a mãe de Lorenzo faz a primeira grande descoberta de um possível tratamento, manipulação de ácidos graxos em ratos, feita por um pesquisador polonês usando acido oleico. Contudo o médico que cuida da pesquisa sobre a doença do garoto não dá muito credito. Os pais pedem para fazer uma conferência sobre a doença, com isso descobrem a possibilidade de extrair-se acido oleico de azeite de oliva.  Entrando em contato com diversos fabricantes pelo país o casal Odone encontram uma fábrica que possui um frasco desse óleo, novamente a perseverança dos pais de encontrar a cura para o filho.

Inicialmente é observada uma queda significativa no nível de gorduras saturadas C24 e C26, mas esses níveis estabeleceram em 50%. E os pais voltam a pesquisar. Enquanto isso os resultados são mostrados ao presidente da associação de ajuda a ALD, que não querer divulgar a pesquisa por achar que se deve deixar tudo nas mãos dos médicos e cientistas, algo que os pais de Lorenzo discordam por saber do receio que os pesquisadores têm de prejudicar suas carreiras por causa de pesquisas precipitadas, porém o menino não podia esperar por testes e protocolos de segurança.

No filme também é mostrados os conflitos dentro da família, com as enfermeiras, e a decisão de Michaela Odone de pedir a um amigo da família que mora na África para ajudar nos cuidados de Lorenzo para ser uma tentativa de estimular sua consciência uma vez que esse amigo seria um elo com o passado onde o menino era saudável.

A partir do grande empenho da pesquisa dos pais eles encontram a possibilidade de usar uma nova substância, o ácido erúcico. Todavia existiam os riscos à saúde cardíaca de quem o consumia, sendo inclusive proibido o uso em humanos desse ácido. Devido a essa proibição os Odones tiveram de encomendar a produção do ácido erúcico no exterior, encontrando um especialista britânico que aceitou essa tarefa. Houve um questionamento filosófico feito por Augusto Odone que se mesmo após todo esse tratamento de a alma de Lorenzo ainda poderia encontrar o caminho para o mundo da consciência exterior já que o dano cerebral parecia irreversível e que talvez eles estivessem fazendo um esforço para cura os filhos de outros e não o deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (101.5 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com