TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme: Óleo de Lorenzo

Por:   •  18/4/2018  •  Resenha  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 3

MILLER, George. O Óleo de Lorenzo. Drama de longa metragem, baseado em fatos reais. Estados Unidos. 1992.

Jurandi Lustosa Pimentel*

O objetivo desse trabalho é analisar os tipos conhecimentos observados no filme Óleo de Lorenzo, produzido em 1992 com direção de George Miller.

O “Óleo de Lorenzo” é uma história verdadeira, de um menino, de nome Lorenzo Ordone, que aos oito anos de idade, começa a apresentar comportamento agressivo na escola. Seus pais ao receberem reclamações da entidade e, preocupados com o que nunca acontecera antes, levam-no ao médico e recebem o diagnóstico de uma doença genética e incurável, a Adrenoleucodistrofia (ADL). Inconformados, eles iniciam uma longa batalha científica com muita persistência, coragem, dedicação, fé e amor para melhor entender a doença que lentamente destruía o cérebro de Lorenzo.

Lorenzo então começa a desenvolver os sintomas da doença que o deixa surdo, mudo, cego, sem movimentar-se e incapaz de engolir, de se comunicar e, com morte certa dentro de dois anos. A ALD se caracteriza pelo acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa (ácidos com 24 e 26 carbonos) que atinge principalmente as células do cérebro, destruindo assim a bainha de mielina, que por sua vez protege determinados neurônios responsáveis por transmitir estímulos nervosos, fazendo com que o cérebro funcione normalmente, surgindo assim os sintomas da doença.

Seus pais não conformados recusam a aceitar passivamente o diagnóstico e resolvem pesquisar para tentar entender como seu filho único estava morrendo aos poucos. Quando percebiam que haviam encontrado alguma informação sobre a doença, procuravam médicos e pesquisadores dos cursos de medicina e discutiam com eles suas ideias, sempre buscando uma forma de tratamento que minimizasse o sofrimento de Lorenzo. E começa uma verdadeira guerra ao perceber que os médicos e pesquisadores não reconhecem os dados encontrados por eles, por serem “leigos” em relação aos estudos da medicina. Mesmo com dificuldade em encontrar pesquisadores de química com competência para produzir os óleos, eles acreditavam que poderiam curar Lorenzo.

Eles passaram dias e noites pesquisando e perceberam que mesmo obedecendo à dieta dos médicos, Lorenzo piorava a cada dia. Diante disso, eles descobrem um óleo que misturava dois ácidos graxos insaturados, oléico e erúcico. Os pesquisadores não aceitaram, alegando ser tóxico para humanos. Os Senhores Ordone tiveram dificuldades de encontrar alguém que quisesse produzir o seu óleo, mas conseguiram e o usou em Lorenzo o qual apresentou diminuição dos efeitos. Lorenzo não ficou curado, pois as lesões no sistema nervoso central deixaram seqüelas permanentes, mas não houve progresso da doença.

Os pais de Lorenzo fundaram o “Projeto Mielina” uma fundação que tenta concentrar esforços nos estudos das doenças relacionadas à mielina. Há também outras crianças que usaram e usam até hoje o óleo de Lorenzo, não havendo progresso da doença, nem chegando a apresentar todos os sintomas, permanecendo normais até hoje. A tentativa, o esforço, fé, dedicação, o amor e a coragem não foram em vão, até porque milhares de crianças são beneficiadas até os dias de hoje. O Senhor e a Senhora Ordone foram homenageados por sua contribuição à ciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com