TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Estagio Educação Infantil

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Campus Virtual Cruzeiro do Sul

Pedagogia - EAD

Relatório de Estágio Supervisionado em

Educação Infantil

Verônica Penavila Riguete Mendonça

RGM 1330193

2015

  1. Informações Gerais sobre o local onde o Estágio Supervisionado foi cumprido:
  1. – Caracterização da escola:

Nome: Creche Municipal Vovó Rosa Pecly

Endereço: Rua: Feliciano Sodré nº 01

Bairro: Floricultura – Trajano de Moraes – RJ

CEP 28750-000

Telefone – (22) 2564-2686

Dependência administrativa: Pública

Nome da Diretora da Escola: Rosseline Almeida de Carvalho

Diretoria/Secretaria de Ensino esta vinculada a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Segue à Lei 9394 – LDB atualizada que é uma lei estadual.

Há sempre reuniões escolares com os pais ou responsável, para resolução de problemas juntamente com a presença dos professores.

  1. – Estrutura Física da Escola:

A Creche é ampla com salas grandes com banheiro interno, uma sala de vídeo, secretária, sala de professores um pátio com grama sintética para melhor utilização das crianças pequenas.

2- Focos de Observação

      2.1– Informações sobre o professor

A maioria dos professores que lá trabalham possui Licenciatura e os que ainda não possuem estão cursando estão recebendo incentivos da administração publica. A escola Possui uma equipe pedagógica que se reúnem uma vez por semana para o planejamento.

Os projetos ministrados pela Unidade Escolar são bem participativos, no que diz respeito a toda comunidade escolar.

     2.2 – Escolha dos Focos: Escolhi os focos de :

  1. –   Música

    2    –  Artes Visuais

     Musicas

     A função cultural, social e de expressão de sentimentos da música é inquestionável. A música está sempre presente em todas as sociedades e faz parte de ritos e cerimônias, como nascimento, casamento e até a morte. Desde 2008, a iniciação ao aprendizado de música tornou-se obrigatório na disciplina de Artes em todas as escolas do país. A música permite uma forma de linguagem acessível a todos, contribuindo para o desenvolvimento de um nível de escuta mais crítico e prazeroso.

    A música contribui para o desenvolvimento integral da criança nas suas dimensões afetiva, cognitiva, motora e social. Ela provoca sentimentos de bem-estar, organiza os movimentos, promove uma melhor interação, desenvolve a atenção e a concentração. O repertório musical de escuta de uma pessoa é desenvolvido ao longo de sua vida, de acordo com o meio social em que está inserida e pelas experiências significativas que teve com a música ou a partir da música.

  A escola que observei trabalha com muitas músicas, trazendo-o mais próximo possível do seu planejamento, ou seja, seu conteúdo trabalhado.

 Eu me identifiquei com o trabalho dos professores, vou levar comigo essa experiência e pretendo usá-la quando for docente.

Artes Visuais

  As artes visuais são uma ferramenta importantíssima no âmbito da educação infantil, representando um estímulo essencial em várias etapas do desenvolvimento da criança. Através das artes visuais, as crianças trabalham a sua criatividade e imaginação, e conseguem adquirir novas habilidades e novas formas de olhar o mundo. Muitos especialistas afirmam que o principal objetivo não é que as crianças valorizem a vertente estética, mas que compreendam que materiais diferentes podem ser transformados e utilizados várias vezes na criação de novos elementos.

 Os professores trabalham com obras de artistas plástico, como: pinturas, desenhos, esculturas, vídeos e filmes, as crianças obtêm informações e conhecimento de forma lúdica e divertida. Talvez exista um tipo de identificação, pois as crianças utilizam a arte visual de modo natural e intuitivo, durante toda a infância. Elas desenham para expressar o que apreendem do mundo e delas mesmas.

3 – Contribuições do Estágio para a Formação Docente

O estagio Supervisionado de Pratica de Ensino deverá propiciar ao aluno-mestre,                             experiências profissionais, introduzindo-o em situações de ensino que lhe possibilitem probabilidade de sucesso por ocasião do exercício de sua profissão. É necessário, pois, fazer do estágio o ponto alto da formação do futuro educador, já que é um momento em que ele entra em contato com seu campo de trabalho, participando ativamente da vida escolar, adquirindo consequentemente, uma compreensão clara da realidade educacional. Através do estágio, é necessário adquirir uma imagem do ensino como processo global, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, recriando formas de atuação, frente às novas situações, porém sem perder de vista uma visão crítica de toda a dinâmica educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (126.3 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com