TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Critico do vídeo “Caramba, carambola, o brincar está na escola”

Por:   •  13/9/2021  •  Resenha  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  1.400 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Diadema, FAD – Curso: Pedagogia.

Ingryd de Oliveira Croco RA 2019824208 – 5°SEMESTRE

Texto Referente ao vídeo “Caramba, carambola, o brincar está na escola”

O vídeo mostra uma abordagem diferente dentro da escola no quesito “brincar” onde fala que até os 7 anos de idade o processo de desenvolvimento da criança é gigantesco. Pode-se observar que o brincar e o aprender estão muito entrelaçados, o brincar da criança com objetos que não sejam brinquedos prontos a estimula a se desenvolver tanto na imaginação quanto na coordenação motora, a aprendizagem vem de uma forma natural a cada dia que se passa pois essa criança hoje está brincando de uma forma diferente da que será no outro dia. A maneira de brincar que o vídeo mostra traz o entendimento que a criança a cada dia pode se moldar e estimular a sua imaginação de formas totalmente diferentes.

É possível trabalhar o brincar em vários lugares, a criança tem uma imaginação que possibilita isso de uma forma fácil, com poucos objetos podemos fazer uma brincadeira, uma contação de história entre outras formas de ensinar, isso também está relacionado com a dimensão cultural e com a formação humana pois a criança precisa estar em lugares onde possa ter contado com a água, areia, tintas e matérias que vão estimular esse processo de formação na mesma. A criança não pode estar em um ambiente com restrições para usar esses recursos pois ela ainda não tem o conhecimento de que ela não possa ultrapassar limites estimulados, como por exemplo, que ela não possa passar a tinta da linha ou que não possa se sujar.

O brincar no processo do desenvolvimento infantil é fundamental, as crianças emergem no processo de aprendizagem por meio das brincadeiras, em brincadeiras em grupo ou individuais são abrangidos, mesmo que involuntariamente, âmbitos sociais, afetivos, culturais, cognitivos, físicos e emocionais, que são vitais para o desenvolvimento infantil. É por meio da brincadeira que a criança estabelece um contato com o mundo físico e social.

Como educadores ou responsáveis temos papel de estimular essas relações da criança com o seu próprio desenvolvimento, não fazer distinção de uma idade para a outra, já que mesmo tendo idades diferentes as crianças podem aprender e crescer socialmente juntas e até mesmo uma estimulando a outra apesar da diferença de idade.

Pode se concluir que a importância de uma formação adequada de profissionais da educação é fundamental para habilitar o desenvolvimento da criança, principalmente no brincar já que por mais que pareça algo simples acaba se tornando algo de extrema importância e necessário na educação e no desenvolvimento social, quando falamos que aprendemos brincando de fato é algo real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com