TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ruídos Domésticos - Qualidade de vida: Poluição Sonora

Por:   •  21/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Cruzeiro do Sul

PROJETO INTEGRADO EM GESTÃO DA QUALIDADE II

Ruídos domésticos - Qualidade de vida: Poluição Sonora

Cidade – São Paulo

Ano – 2020[pic 1]

1.0 SUMÁRIO

Paginação de todo o trabalho.

Exemplo:

  1. Sumário --------------------------------------------------------------------------------------02
  2. Resumo--- -----------------------------------------------------------------------------------03
  3. Introdução -----------------------------------------------------------------------------------04
  4. O projeto   -----------------------------------------------------------------------------------05
  5. Home Office --------------------------------------------------------------------------------06
  6. Poluição Sonora ---------------------------------------------------------------------------07
  7. Fotografias ----------------------------------------------------------------------------------10
  8. Análise      -----------------------------------------------------------------------------------12
  9. Conclusão -----------------------------------------------------------------------------------13
  1. Referência Bibliográfica------------------------------------------------------------------13

2.0 RESUMO

O mundo moderno das facilidades e praticidades também é o mundo dos velhos e dos novos problemas. Estes novos entrantes (Porter, 1979) serão abordados aqui na figura dos “ruídos domésticos”.

Outrora era o ruído de um animal ou inseto que causava certo desconforto aos nossos ouvidos, hoje são os aparelhos eletroeletrônicos, torneiras e chuveiros elétricos, um aparelho de som, seu smartphone ou mesmo o deslocamento frenético através dos cômodos.

Este relatório tem como base a NR15 – Atividades Insalubres, especificamente no seu anexo 1 que versa sobre Limites De Tolerância Para Ruído Contínuo ou Intermitente.

Tratado como um tema comum ou corriqueiro, o ruído, sobretudo o doméstico pode trazer uma série de problemas de saúde se não for devidamente tratado.

Você é o nosso convidado a conhecer um pouco mais sobre este inimigo invisível, porém muito bem audível.


3.0 INTRODUÇÃO

O cenário escolhido para este trabalho foi um lar comum da zona leste de São Paulo, formado por 4 pessoas, sendo 3 adultos e 1 adolescente.

A situação abordada foi a de um dia a dia comum, sem preparação ou mudança prévia de cenário, visando retratar a realidade ante a proposta do projeto.

Em nosso cenário real, as pessoas com maior exposição ao ruído doméstico são 1 adulto (dona de casa) e o adolescente, sendo a primeira responsável pela execução de todas as atividades da casa e o adolescente por estar na modalidade “home school” e também dedicar seu tempo livre para atividades de lazer como assistir televisão e jogar vídeo game.

Os dois adultos restantes exercem atividade profissional externa, dedicando a maior parte do dia para tal, retornando por volta das 18h00.

A ideia central do trabalho é quantificar aleatoriamente as fontes de ruído e demonstrar o quanto estas podem ser prejudiciais aos moradores da casa bem como conscientizá-los a busca de soluções que os levem a uma melhor qualidade de vida.

A base para o levantamento dos dados é a NR 15 e para tal utilizaremos o aplicativo:[pic 2]

  1. O projeto

Vivemos em um cenário de novidades, a palavra que (particularmente não gosto) mais ouvimos é “novo normal”, mas muitas vezes elementos desse tal “novo normal” já são atores da nossa realidade, como o objeto desse projeto que é o barulho em suas mais variadas formas.

A situação de lockdown ainda é uma realidade e tem levado muitas famílias a ficar mais tempo em casa, quer trabalhando, quer estudando.

No meu caso, continuo a realizar minhas atividades de maneira normal e ordenada, ou seja, saio para o trabalho pela manhã e retorno a tarde e o mesmo se aplica ao meu pai, ficando minha mãe e meu irmão a maior parte do tempo em casa e dedicados a tarefas do lar a estudos, lembrando que minha mãe acaba sendo exposta ao ambiente de estudos por auxiliar meu irmão no andamento destes, logo as lives, webinars, vídeo conferências e outras atividades no ambiente virtual passaram a fazer parte da sua rotina.

Neste “novo normal”, passamos a conviver mais próximos a ruídos que não o eram partes das nossas realidades, os computadores ou smartphones são usados a exaustão, o uso da televisão e vídeo games em uma escala menor pelos adolescentes também faz parte dessa realidade bem como ruídos antes não percebidos, como o de carros e ônibus nas ruas e avenidas próximas e também o das pessoas que, em virtude da pandemia que vivemos, passaram a ficar cerca de 90% de seus tempos em casa.

A minha residência é como a maioria da população de São Paulo:

[pic 3]

  1.  Home Office

Em casa especificamente, apenas meu irmão tem desenvolvido atividades remotas, sendo estas as suas aulas.

O espaço onde ele exerce suas atividades é em seu quarto, dispondo de uma escrivaninha conforme figura abaixo:

[pic 4]

Talvez os móveis não atendam os padrões mínimos de ergonomia exigidos, porém esta é uma deficiência encontrada na maioria dos lares brasileiros e neste projeto eu gostaria de apontar como uma sugestão de melhoria para que os consumidores optem por móveis que atendam tal padrão.

Apesar de tal limitação, o desempenho de meu irmão tem sido acima da média, porém as dores nas costas são uma reclamação constante, dado a falta de postura inadequada somada a qualidade dos móveis os quais apontamos perceber uma deficiência ergonômica.

  1. Poluição Sonora

De posse do nosso aplicativo que simula com fidelidade um decibelímetro (aparelho para medição de ruídos), realizei medições esporádicas em ambiente doméstico (minha casa) explorando situações aleatórias, de modo a conhecer suas variações e assim criar um conceito sobre a exposição a tais ruídos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (730.7 Kb)   docx (623.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com