TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS E METODOLÓGICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM

Por:   •  16/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.029 Palavras (13 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 13

GEOMETRIA ANALITICA

TENDÊNCIAS TECNOLOGICAS E METODOLÓGICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM

INTRODUÇÃO

Com a grande importância da Geometria em um contexto geral dos indivíduos, historicamente, ela tem sido considerada um tema difícil, mas importante no cotidiano das pessoas; talvez, por esta razão, venha sendo utilizada como filtro para a continuidade do estudo de muitas pessoas.  Visto que o conhecimento básico da geometria é fundamental para as pessoas interagirem em seu meio de convivência, e também que esse conhecimento corresponde grandes conceitos de geometria como suas propriedades e relações, os quais deveriam ser inseridos nas séries iniciais, para que no ensino fundamental os alunos pudessem compreender de forma mais simples seus fundamentos.

A geometria é uma ferramenta muito importante para a vida do ser humano e o espaço em que vive, já que pode ser considerada como a parte da matemática mais clara, concreta e ligada com a realidade,

A geometria é um dos ramos da matemática que pode estimular o interesse pelo aprendizado dessa ciência, pois pode revelar a realidade que rodeia o aluno, dando oportunidades de desenvolver habilidades criativas. As idéias geométricas das crianças podem ser desenvolvidas a partir de atividades de ordenação, classificação de modelos de figuras planas e de sólidos. Do mesmo modo, quando elas constroem modelos usando varetas, manipulam formas geométricas no computador, fazem dobraduras, ou quando usam espelhos para investigar eixos de simetria, podem constatar importantes propriedades geométricas (Passos, 2000).

A curiosidade, a fantasia e a imaginação, qualidades típicas das crianças e jovens, constituem-se  em  fatores  fundamentais  a  serem  considerados  no  desenvolvimento  dos

conceitos geométricos. O ensino da geometria deve estar voltado para problemas abertos (com mais de uma resposta e/ou com diferentes formas de resolução), com caráter dinâmico, que propiciem um processo de busca e investigação para resolvê-los. Nessa concepção, uma tarefa se constituiria em um problema se a pessoa que estivem resolvendo-a encontrasse algum tipo de dificuldade que a obrigasse questionar-se sobre qual seria o caminho que precisaria seguir para alcançar sua meta. Com isso, os alunos envolver-se-iam com sua imaginação criativa e suas fantasias, sentindo-se interessados e motivados. De acordo com isso, foi feita uma pesquisa com o intuito de investigar como o aluno representa e interpreta representações geométricas e como o professor percebe e explora essas representações.

MATERIAL E MÉTODOS

Iniciada a partir do ingresso no PDE, através de reflexão, leituras, cursos, bem como, da dedicação exclusiva para buscar melhorias na qualidade do processo ensino-aprendizagem dos alunos da Escola Estadual Professora Adélia Antunes Lopes – Ensino Fundamental, foi proposta uma pesquisa participante com o objetivo de investigar, usando Educação Matemática, novas técnicas, elementos da natureza, fatos históricos, profissões que usam a Geometria em seu dia-a-dia, para comparar e encontrar meios que possibilitem o ensino- aprendizagem das Geometrias e Medidas.

A intervenção pedagógica ocorreu na Escola Estadual Professora Adélia Antunes Lopes – EF, situada na Rua Monteiro Lobato, nº 730, Jataizinho, Núcleo de Cornélio Procópio. Atualmente, conta com cerca de 800 alunos matriculados.

As turmas que tiveram a implementação da proposta pedagógica foram de quintas séries, turmas A, B e C do período matutino, totalizando cerca de 130 alunos envolvendo também seus respectivos professores. Porém para essa pesquisa foi considerada apenas os 32 alunos na quinta série A.

O instrumento questionário, contendo questões abertas e fechadas, foi aplicado para obter informações sobre conhecimentos em Geometria e as práticas pedagógicas utilizadas. O questionário aplicado é mostrado em anexo.

A análise foi feita através de informações obtidas a partir das pesquisas dos questionários. A análise foi de forma qualitativa no momento das discussões dos resultados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A fim de identificar o perfil dos alunos entrevistados, foi inicialmente verificado a idade e o sexo das crianças. A maioria dos alunos tinham entre 10 e 11 anos (Figura 1), idade compatível para a série em que estavam cursando, ou seja, a quinta série, evidenciando que a reprovação em anos anteriores não aconteceu para esta turma, que era composta por meninos e meninas (Figura 2).

[pic 1]

FIGURA 1 – Idade dos alunos entrevistados

[pic 2]

FIGURA 2 – Sexo dos alunos entrevistados

Também foi questionado sobre a renda familiar, para saber se ter uma idéia das condições financeiras (Figura 3). A maioria dos alunos responderam que a família vive com até 2 salários mínimos, estando na média dos trabalhadores brasileiros, já que segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), em um estudo realizado em 2008, 95% dos trabalhadores recebem até 2 salários mínimos.

[pic 3]

FIGURA 3 – Renda familiar dos alunos entrevistados

Alguns alunos afirmaram que recebem auxílio do governo, por meio do recebimento da bolsa família (Figura 4). Entretanto o auxílio bolsa família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza, com renda mensal por pessoa de até R$ 140,00 (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2009), evidenciando erro na resposta ou algum equívoco.

[pic 4]

FIGURA 4 – Resposta dos alunos entrevistados que recebem o auxílio bolsa família

A moradia dos alunos também é um requisito importante para o seu bom desempenho na escola. Desta maneira buscou-se saber o tipo de casa que residem os alunos. A maioria dos alunos vivem em casas de alvenaria (Figura 5), gerando um maior conforto, possibilitando assim estudos em casa com mais comodidade.

[pic 5]

FIGURA 5 – Tipo de moradia dos alunos entrevistados

Um fator determinante para o sucesso do aluno na escola são os estudos continuados em casa, ou seja as horas de estudo fora da escola. A maioria dos alunos disseram que estudam mais de 2 horas por dia fora da sala de aula (Figura 6). Essa quantidade de horas, segundo alguns estudiosos, é o suficiente para o aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (682.7 Kb)   docx (427.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com