TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorema de Pitágoras Através de Jogos

Por:   •  8/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.767 Palavras (24 Páginas)  •  9 Visualizações

Página 1 de 24

Fundação Educacional Unificada Campograndesnse / FEUC

Faculdades Integradas Campograndesnse / FIC

Briani Vanesca Peclat da Silva

Teorema de Pitágoras através de jogos

Rio de Janeiro, RJ

Outubro / 2018

Briani Vanesca Peclat da Silva

Teorema de Pitágoras através de jogos

Monografia realizada para conclusão de curso de Licenciatura em Matemática, da Fundação Educacional Unificadas Campograndense, Faculdades Integradas Campograndense sob a orientação da professora GabrielaBarbosa.

Rio de Janeiro, RJ

Outubro / 2018

AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar, quero agradeço a Deus, pois sem Ele não seria nada. Agradeço a Ele por me dar forças e manter a minha fé para seguir em frente. Pois só ele sabe o quanto essa jornada foi difícil.

Aos meus pais Nilce e Ronaldo, que sempre estiveram ao meu lado me apoiando.

Ao meu esposo Samir pelo apoio e paciência que teve comigo nesse último semestre.

Aos irmãos e amigos que sempre acreditaram no meu potencial, e que me incentivavam a não olhar para trás. Em especial minha irmã Barbara companheira nessa jornada.

Aos professores de toda a minha vida acadêmica, que de alguma forma ajudaram-me a chegar aonde eu cheguei. Mas um agradecimento em especial aos meus professores de matemática, que me fizeram amar essa matéria tão perfeita e linda, que é a matemática. Sou Feliz por isso!

EPÍGRAFE

“... os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energias das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual”. ( Jean Piaget )

ABREVIAÇÕES

PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo mostrar que a matemática pode ser divertida. Ela é uma matéria que causa medo em muitos alunos. Isso normalmente acontece, pois a matemática é uma matéria que tem muitos conteúdos complexos, e não é passada para os alunos de uma forma criativa, dinâmica, e fácil para o entendimento do aluno; sendo assim não estimula o interesse para o aprendizado.

Através desse trabalho poderemos ver que a matemática pode ser sim, uma matéria divertida para aprender. E que a sala de aula pode ser transformada num ambiente desejado pelos alunos.

Alguns psicólogos e pedagogos, afirmam que o ato de ensinar através de jogos, estimula, desenvolve o pensamento e a criatividade da criança. Sendo assim uma combinação perfeita, que consiste em ensinar com auxilio de jogos.

Este trabalho foi dividido em 4 capítulos. O primeiro fala um pouco sobre a história de Pitágoras, seu teorema e algumas demonstrações. O segundo fala sobre os jogos, e sua importância para o ensino, trazendo um pouco da sua história e de como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com