TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DA ARTETERAPIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Por:   •  1/5/2021  •  Resenha  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

A CONTRIBUIÇÃO DA ARTETERAPIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Costa, Adriana Carlos

1. INTRODUÇÃO

O meio educacional tem vários objetivos, dentre eles educar, passar conhecimento, preparar o aluno para o meio exterior, incutir o desejo pelo saber, dentre outros, mas principalmente tem o objetivo de fazer com que o aluno possa aprender a se comunicar e a expressar melhor seus desejos, anseios e opiniões, de uma forma geral, ela propõe-se a embasar a formação do sujeito.

Dentro do meio educacional existem várias formas e processos pedagógicos, dentre eles, existe a arteterapia, que é uma modalidade que utiliza como ferramenta os fazeres expressivos: a dança, a pintura, a escrita, o teatro, quase toda forma de arte que possa ajudar o aluno nesse processo de expressão. Oferecendo então, a possibilidade de comunicação, juntamente com a expressão e um forte resgate do potencial criativo.

Em seu processo de construção, a arteterapia utiliza diversos materiais que ajudam o aluno a sair da zona de conforto que é induzida pelo próprio sistema educacional, onde ele tem apenas lápis, caneta e papel.

“os professores produzem verdades e os alunos as engolem sem mastigar, havendo por isso erudição no lugar de sabedoria. Para isso é importante que o professor seja o primeiro a avaliar a eficácia do que está ensinando e sua importância e utilidade. Sendo seu papel fundamental, o da transmissão desse conhecimento, porque a partir de sua postura no mundo, cuidando de sua profissão com inteireza, influenciará na formação da personalidade de seus alunos” (Byington, 2004; p. 72).

Assim como Byington nos elucida, esse aprendizado é raso e facilmente esquecido, porque não é feito de uma forma em conjunto. Nesse cenário, o único que tem o papel de ensinar e passar o conhecimento é o professor.

Entretanto, o processo de evolução do aluno não é linear, e o da educação também não o pode ser, por isso que a arteterapia vem como uma excelente ferramenta, já que ela consegue dar atenção para essas variáveis e especificidades que fazem cada aluno ser único.

2. DESENVOLVIMENTO

Quando utilizada de forma correta, a arteterapia contribui de diversas maneiras para o processo evolutivo do aluno, não somente em âmbitos escolares, mas sociais, psíquicos e emocionais, de forma geral.

Essa modalidade contribui para o autoconhecimento, proporcionando ao aluno diversos momentos de analise em questões pessoais ou sobre o mundo; ela também ajuda a trabalhar a capacidade de expressão e comunicação, estimulando o processo de autonomização terapêutica.

A utilização da arte no meio educacional é muito importante, porque quando se trata de arte, o aluno não usa apenas uma parte do corpo, usa-se o corpo inteiro, a mente, os braços, as mãos, as pernas, ele sente em cada pincelada o que precisa ser dito, ele transpõe o que sente na massa quando vai fazer escultura, ou então no corpo quando vai dançar.

O importante é ressaltar também que cada aluno pode desenvolver maior facilidade para uma das vertentes e formas de expressão da arteterapia, não precisando ter grandes interesses em todas as áreas. Ainda mais, pelo fato de que, a expressão de cada individuo se forma de forma particular, e essa ferramenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com