TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Licenciatura em Pedagogia

Por:   •  12/11/2017  •  Monografia  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Letícia Figueiredo Cruz

RGM: 16672640

Curso: Licenciatura em Pedagogia(EAD)

Instituição: Universidade de Franca(Cruzeiro do Sul)

Disciplina: Estágio Curricular supervisionado em Educação Infantil

Ano/Semestre de realização do estágio: 2017/2

Introdução

Tendo em vista o estágio como sendo um meio de construção de conhecimento para um docente que deseja exercer sua profissão com consciência, podemos dizer que este é indispensável para que a assimilação entre a teoria e a prática seja obtida com sucesso. Temos assim uma convivência ampla com a realidade em sala de aula e forma-se uma noção dos desafios e adversidades  futuras a serem enfrentadas. Partindo-se deste pressuposto é necessário que o professor tenha bom senso em sua prática educacional, já que a deficiência de bons profissionais é um aspecto histórico.

O estágio em questão foi realizado em uma creche municipal situada na cidade de Guará-SP, integralmente em uma sala em que os alunos estão na segunda etapa do ensino infantil (correspondem a uma faixa etária de 4 a 5 anos), onde serão observados determinados aspectos como: estrutura da escola, participação dos alunos, prática pedagógica do professor, interação do mesmo com os alunos, comprometimento dos profissionais com a educação, higiene da sala e cuidado com os alunos. Assim sendo será feita uma observação crítica-reflexiva da creche como um todo.

De posse dessas observações será possível avaliar as relações entre a prática e a teoria e construir minha identidade pessoal como professora.

Caracterização da escola

O estágio foi realizado integralmente na  creche municipal CMEI Profª Nadir de Almeida Junqueira , localizada na Av. Dr Antônio Ribeiro Dos Santos, 990,Vila Vitória pertencente a rede pública de Ensino da cidade de Guará, no estado de São Paulo.

Perfil do Professor

Neste estágio foram realizadas 100 horas no 2° estágio da Educação Infantil.  Foi acompanhado um professor somente: Elaine.....,formada em  Pedagogia, 10 anos de docência e há 5 anos atua na CMEI Profª Nadir de Almeida Junqueira.

A prática pedagógica  do professor

No decorrer do estágio constatei vários momentos de interação professor-aluno, onde a professora faz questionamentos pertinentes ao tema estimulando os alunos a pensarem para responder , todos interagiram de forma curiosa.

A professora faz o uso de situações cotidianas vividas pelos alunos de forma didática para introdução de certas palavras novas, como por exemplo: ao introduzir a palavra ” faxina” : ela demonstra o significado indagando se tem alguma mãe de aluno ,que faz faxina em casa ou que trabalha com faxina.

Observei também que a professora  é comprometida no que se diz respeito da iniciação da alfabetização no ensino infantil, apesar desta não ser obrigatória no mesmo , os alunos se mostram bem adiantados na leitura e na escrita. Quando indaguei a ela o porquê de se trabalhar tanto a cerca da alfabetização no infantil(uso da lousa) , ela respondeu que eles se utilizam deste método para que os alunos não carreguem dificuldades futuras no ensino fundamental, fato este, divergente do que notamos na teoria , onde o construtivismo seria a base principal a ser trabalhada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com