TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola x comunidade

Por:   •  14/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.708 Palavras (7 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 7

                            [pic 1]

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO: ESCOLA X COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA

 COMUNIDADE

ELAINE CHRISTINA PEREIRA ALVES RA: 1503.442

POLO: PIRAJU

2016

[pic 2]

  • CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA:

 Escola: EMEIEF Professor Leonel Lowande Mendes Gonçalves

 Endereço: Rua dos Pedreiros, 51 – COHAB Dr. José Ribeiro

Cidade: Piraju

Estado: SP CEP: 18.800-000

Telefone:  (14) 3351-7094

Instituição mantenedora do estabelecimento escolar: Prefeitura Municipal

  • ANÁLISE CRÍTICA DO AMBIENTE FÍSICO:

A localização da escola é compatível com o acesso da clientela, entretanto poderia ser facilitada por rebaixamento de calçadas e estacionamento mais adequado ao embarque e desembarque de alunos.

  O espaço físico da escola está parcialmente adequado à sua proposta pedagógica.  Pelo número de alunos a escola precisaria ser maior para a realização de atividades das áreas de educação física e artes, tanto as próprias das disciplinas quanto as interdisciplinares.

  •  A relação entre número de alunos e espaço (área) não é adequada.

A escola não possui quadra ou espaço para atividades artístico-pedagógicas como teatros e apresentações afins, que são realizadas no pátio da escola.

A biblioteca também poderia ser mais ampla, com maior volume de livros e, principalmente, mais espaço para os alunos, já que está dividindo espaço com a sala de informática. O bom disto é que as crianças conseguirão pesquisar tanto em livros quanto pela internet, assim que o laboratório de informática estiver em funcionamento – no momento está em manutenção.

As salas de aula possuem espaço adequado em sua grande maioria, poderia ser mais ampla para a sala da pré-escola, possuir um parque para crianças desta faixa etária, isto porque a escola cresceu muito nos últimos anos e o espaço físico de terreno não comporta ampliação de salas e/ou construção da quadra.

  • Salas-ambientes:

Existem 2 salas ambientalizadas – a sala de informática/sala de leitura – sala de pesquisa, e a sala de intervenção, onde materiais específicos para o desenvolvimento de trabalho com alunos que possuem dificuldades de aprendizagem ficam não apenas armazenados, mas são utilizados pelos professores constantemente.

 Na biblioteca ou laboratório são desenvolvidas atividades de leitura, de pesquisa e relacionadas ao momento.

 Essas dependências são utilizadas por toda a  escola, ao menos 1 vez por semana.

 Tais recursos são bem utilizados, exceto o laboratório de informática, pois o mesmo está em manutenção. As crianças atendidas com materiais específicos e podendo escolher livros diversos para ler melhora o aprendizado, a autonomia e a auto-estima dos alunos a medida que se tornam mais independentes e, principalmente, lhes oportuniza contato com materiais que sem estas salas não o teriam com facilidade.

  • Críticas e elogios:

 O laboratório de informática deveria estar em funcionamento constante, mas o esforço para que tudo funcione é passível de elogio, pois à medida que se percebe a importância destes espaços, a gestão busca meios para coloca-los a disposição dos professores e alunos para utilização dos mesmos. Todos os materiais existentes estão sempre a disposição para uso – pois esta é a finalidade primeira dos materiais estarem na escola. Ainda que não seja em tão grande abundância, o que vale é o destino que recebem.

No momento não há comentários relevantes sobre outros aspectos.

  • Gestão escolar: A participação dos vários profissionais da educação na elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar.

A proposta pedagógica foi discutida por meio de avaliação institucional envolvendo a todos os funcionários e professores, e ao final desta análise, os pontos fracos da unidade foram estabelecidos como prioridade em serem atendidos – projetos e ações com datas previamente estabelecidas foram suscitados como atitude escolar a fim de que as deficiências sejam sanadas.

A medida que se consegue implantar, a curto e médio prazo, as ações estão sendo postas em prática, como a utilização da sala de leitura e eventos culturais preparados pelos alunos e por/para eles apresentados, atividades que permitem a participação dos pais, estão sendo implantadas com sucesso.

O rendimento da escola sob cunho da atual gestão tem apresentado relativa melhora no que diz respeito às sondagens, avaliações formais e não formais.

A participação dos pais tem sido mais efetiva em algumas situações, o que também tem ajudado imensamente o sucesso do fazer pedagógico.

  • Conselho de escola e como ele funciona:

 Os pais e funcionários decidem que rumos algumas atividades escolares (para além do aspecto pedagógico) podem tomar, buscando ouvir a opinião de todos para que, por consenso, se adeque a realidade escolar a novas possíveis realidades, sempre visando a melhoria da qualidade de ensino.

Os pais participam, nem sempre em reuniões previamente marcadas em função da carga horária de trabalho, mas além da reunião de pais, muitos passam pela escola para levarem ou buscarem os filhos e fazerem acompanhamento do que se passa na escola sempre que possível.

Algumas decisões como a maneira de organização de algumas festividades na escola, a manifestação de desejos de melhora dos pais, entre outros, são sempre bem-vindos e bem acolhidos pela gestão escolar.

 Toda a equipe esteve presente durante a avaliação da conduta da escola, quando foram dadas sugestões de melhoria. Estas foram discutidas e a coordenação pedagógica a documentou em forma de projeto para compor o Plano Político Pedagógico da escola.

Quanto ao Regimento, o mesmo é comum a todas as escolas da rede que atendem ao ensino fundamental.

  • Organização administrativa e pedagógica:

 Estrutura organizacional da escola, ORGANOGRAMA:[pic 3]

[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9][pic 10]

[pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15]

[pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22]

[pic 23][pic 24]

[pic 25][pic 26][pic 27]

[pic 28][pic 29]

As orientadoras do DEDUC trabalham em consonância com a Diretora do Departamento, orientado tanto a coordenação pedagógica quanto a direção das escolas. A diferença é o cunho do atendimento – ambos referentes a gestão, mas um mais específico para a área pedagógica e outro mais administrativa, respectivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (495 Kb)   docx (714.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com