TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia de Marketing: O Estágio do Declínio

Por:   •  22/5/2017  •  Resenha  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  998 Visualizações

Página 1 de 3

Estratégia de marketing: o estágio do declínio.

No estágio do declínio ocorre uma diminuição drástica das vendas e lucros cada vez menores ou até mesmo a ausência dele. Geralmente, neste ponto, surgem novas tecnologias e/ou produtos que passam a substituir o produto em questão.

Assim que a queda nas vendas e nos lucros se tornam uma realidade, a empresa pode optar por duas possíveis estratégias: Aumentar a sobrevida do produto, mantendo o produto no mercado, mas realizando incrementos nele, ou então, anunciar a falência do mesmo, deixando de fabricá-lo. (

“A estratégia mais indicada depende da atratividade relativa do setor e da força competitiva da empresa nesse setor. Uma empresa inserida num setor não atrativo, mas que detém poder competitivo deve considerar a redução seletiva. ” (Kotler, Phillip. 2017)

O conceito de ciclo de vida do produto

O ciclo de vida do produto é considerado uma ferramenta para decisões de estratégia de marketing. O produto percorre quatro fases distintas: introdução, crescimento, maturidade e declínio. E em cada uma delas, vendas e lucros evoluem de maneiras diferentes, o que significa que deve ser adotada estratégias de marketing diferentes para cada uma delas.

O CVP analisa o que está acontecendo com o produto ou marca e não o que está acontecendo no mercado, de modo geral. Ou seja, o resultado é sempre voltado para o produto e não para o mercado.

No entanto, segundo críticos, os profissionais de marketing dificilmente conseguem identificar em que estágio o produto se encontra, consequentemente estão sujeitos a aplicar uma estratégia de marketing errada, o que acaba ocasionando um mal descolamento de verbas e por fim, não impulsionando as vendas do determinado produto

“O CVP é uma variável dependente, determinada pelas ações de marketing, não é uma variável independente a qual as empresas devem adaptar os seus programas de marketing” (Kotler, Philip, 2017)

Evolução do mercado

A evolução do mercado se dá conforme o surgimento de novas necessidades, tecnologias, acontecimentos, concorrentes, entre outros. Conforme essa evolução ocorre, a empresa para se manter no mercado com o produto deve evolui-lo em conjunto.

O desenvolvimento do mercado ocorre em quatro estágios, são eles o emergente, em crescimento, maturidade e declínio

Emergente: É aquele mercado que ainda não existe de fato, mas já se existe a necessidade dele. Na formação deste mercado, o empreendedor deve projetar o produto de acordo com o mercado que ele deseja atingir, podendo ser um nicho único, um nicho múltiplo ou um mercado de massa.

Em crescimento: A partir do momento que um produto está em crescimento, acaba chamando atenção de outras empresas, que acabam entrando no mercado, também, podendo ser ela grande ou pequena. No caso, se a empresa for grande deve-se estabelecer estratégias para que acontece uma divisão de mercado em relação ao produto, já se a empresa for pequena, deve-se optar por lançar os produtos nas extremidades do mercado, evitando a concorrência direta.

Na maturidade: É nesse estágio que ocorre a fragmentação de mercado, devido à maior quantidade de empresas no mesmo segmento, o que acaba reduzindo o lucro de todas elas. Novas ideias podem consolidar a empresa novamente no mercado.

Em declínio: É onde a demanda pelos produtos existentes no mercado começa a cair, podendo ser por avanços tecnológicos ou até mesmo por mudanças em gostos, tradição e tendência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com