TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Expressão Artística atps

Por:   •  28/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 6

       

[pic 1]

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

04 Pedagogia- Noite

Disciplina: Expressão Artística

                 EDILENE B.SILVA - RA: 8804352670

                 VALDILENE RODRIGUES - RA: 9897538171

                 LINDINALVA DA SILVA RAMOS MAGALHAES - RA: 9861516779

                 NATALIA GRANADO LIMA - RA: 9911155357

                 MARISÂNGELA DE SOUZA BRITO OLIVEIRA – RA: 2983560003

Orientadora Professora: Ligiane

ANHANGUERA EDUCACIONAL – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SANTO ANDRÉ

2016

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

04 Pedagogia - Noite

Disciplina: Expressão Artística

Atividade prática apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia, da Anhanguera Educacional, como requisito parcial de conclusão da Primeira e Segunda etapa de Expressão Artística, sob a orientação da Professora: Ligiane

ANHANGUERA EDUCACIONAL – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SANTO ANDRÉ

2016


Sumário

Educação ambiental        

Ensino de Arte na educação infantil        

Etapa 2        

Projeto: Criando através da reciclagem        

Referências Bibliográficas        


Etapa 1

Passo 1

Educação ambiental

Primeiramente devemos ter consciência da necessidade que temos de nos reorganizar, e de ter nossas atitudes diante do nosso lar, a terra.
Temos que nos unir e juntos fazer acontecer, a terra está doente, nossos animais e nossa diversidade estão desaparecendo, nossas matas estão virando cinzas.
Devemos mais do que nunca nos unir para gerar uma sociedade sustentável, que lute por um futuro melhor, conscientizar a humanidade que sem preservação não existe vida. Este é o nosso lar, e devemos cuidar, precisamos ficar alertas e começar a agir. Deixar o consumismo de lado e fazer as coisas conscientes, que preservar é a melhor maneira de garantir o amanhã.
Não podemos deixar que a mente egoísta de algumas pessoas destruam o nosso solo fértil, nossas belezas naturais. Somos uma nação e temos que lutar por um bem comum, que é a preservação do nosso planeta Terra.
Devemos formar aliança global, precisamos de mudanças em nossos valores e modo de vida. Está em nossas mãos o nosso presente, e o nosso futuro. Devemos ter gratidão pela vida e da nossa biodiversidade, e preservar.
A Terra é o nosso lar, existem muitas formas de preservação, e devemos atribuir essa responsabilidade para todos, podendo iniciar um trabalho em sala de aula, com nossas crianças, inserindo em suas vidas a importância de preservar, reciclar, e assim essas crianças aos poucos irão inserir essas atitudes em sua vida quando adultas.
Inserindo a importância de preservação nas escolas, essas crianças se tornarão alunos críticos e futuros defensores da Terra.
Não devemos esperar só iniciativa privada ou governamental, mas sim despertar o interesse da população em geral, começando pelas crianças. Para que os mesmos desenvolvam valores, atitudes e posturas ética.
Uma forma de mostrar a realidade, é mostrar a realidade de um ambiente em equilíbrio e um ambiente degradado, para que se conscientizem da necessidade de preservar o planeta Terra.

A arte pode contribuir para a conscientização através de imagens, artes em museus, reproduções feitas pelos alunos, artes feitas com reciclagem, teatro, danças, poemas, poesias e etc.

Passo 2

Ensino de Arte na educação infantil

Na educação infantil a arte pode aparecer de 2 formas. Como linguagem essencial à comunicação e expressão infantil e como repertório de conhecimentos construídos culturalmente.
As linguagens artísticas não são vistas com a mesma importância dada a outras matérias aplicadas aos alunos. Algo sobre o qual não é necessário reflexão.
No entanto, na contemporaneidade alguns pesquisadores e professores, já vêm com o pensamento de incluir Artes no currículo escolar.
Em 1.996 a expressão artística passou a fazer parte do currículo escolar.
O professor deve entender que, não se prender somente no ambiente escolar facilita o aprendizado e a sensibilização da criança. Interagir com espaços culturais, museus, e etc., produz o saber cognitivo na expressão de sentimentos.
A expressão artística possibilita a criança a vivenciar-se, reconhecer-se. O experimento da arte cria possibilidades da criança conhecer o seu talento artístico, tornando a escola em um espaço que educa e transforma.
A criança tem facilidade para ingressar no mundo do faz de conta, fantasiando e fingindo algo, que na verdade é bem diferente do imaginado, a criança transforma um simples traço em uma casa, um avião, um pássaro e etc.
A função do professor de artes é, sobretudo organizar um espaço cultural que possibilite a ampliação das expressões e da linguagem da criança.
A expressão artística na educação infantil, compreende como se dá o processo de criação na criança e suas fases de desenvolvimento criador. Em seu processo de criação a criança reformula sua ideias e constroem novos conhecimentos, através da imaginação, percepção, sentimentos.
A arte na educação infantil tem a função de provocar questionamentos e dar espaço a uma outra educação do olhar, uma educação que possibilite a criança a enxergar além das normas e convenções,  dá a criança a liberdade de expressar como ela enxerga o mundo ao seu redor, através da imaginação.

Etapa 2

Projeto: Criando através da reciclagem

Introdução

Neste ano de 2016, estamos vendo muitos problemas causados pelo lixo descartado de forma incorreta, em locais incorretos.
Iremos trabalhar a reciclagem de matérias por meio da coleta seletiva.
A reciclagem desses materiais contribui para aumentar a vida útil dos aterros sanitários, além de estimular o envolvimento da população no problema do lixo.
A reciclagem trata o lixo como matéria prima, transformando-a em novos produtos. Uma das maneiras de diminuir os problemas causados pelo lixo é a reciclagem.
Em razão disso ocorrerá uma mudança, comportamental, social e econômica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (139.7 Kb)   docx (585.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com