TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE.

Por:   •  26/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.077 Palavras (13 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 13

                                        [pic 1]

LICENCIATURA EM ARTE VISUAIS

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1 RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Janaina Chamorro de Carvalho                   RA 1661860

Maria de Fatima Fernandes Garcia              RA 1613744

Andréa Cristina Scaliante Kanieski             RA1611516

Polo

Maracaju – MS

2017

Janaina Chamorro de Carvalho                   RA 1661860

Maria de Fatima Fernandes Garcia              RA 1613744

Andréa Cristina Scaliante Kanieski             RA1611516

 POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1 RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Projeto apresentado à Universidade Paulista – UNIP, do curso de Arte Visuais, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Prática de Ensino: Integração Escola x Comunidade, ministrada pelo (a) Prof. (a) Raquel Bokums.  

Polo

Maracaju – MS

2017                                          

Caracterização da unidade escolar:

             A escola João Batista Lino Braga foi inaugurada no dia 26 de setembro de 1992, localizada na rua Deputado Emanuel Pinheiro, s/nº, bairro alto Maracaju, telefone (67) 3454 7549, tendo como entidade mantenedora a prefeitura municipal de Maracaju. A grande maioria de seus alunos mora na zona rural onde o acesso da escola é viável por ser próximo a BR 267, o transporte escolar é gratuito disponibilizado pela prefeitura tendo várias linhas de ônibus.

            Seu espaço físico é pequeno, mas procurando-se adequar-se às necessidades dos alunos. Atende em média 341 alunos, etapas de ensino Educação Infantil e Ensino Fundamental no turno diurno com 7 salas de aulas distribuído com mesas e cadeiras ficando um ambiente apertado, dificultando o desempenho do educador, quadra esportiva coberta seu uso exclusivo para aula de educação física e para apresentação de eventos, o pátio, a biblioteca que fica dentro da sala dos professores onde o mesmo utiliza o material em sala de aula com a responsabilidade de devolver no devido lugar, um parquinho os alunos usam no intervalo do recreio, banheiro masculino e feminino que atende as necessidade dos educando, sala dos professores, secretária, sala de recurso juntamente com a sala de reforço, cozinha e sala de tecnologia.

             Não tem sala ambiente, mas à sala de recurso multifuncionais e a sala de reforço. O desfruto da sala de recurso são para alunos com laudo médico, constatando que tem necessidades especiais, o profissional que atende essa sala tem que ter formação em Educação Especial, esse sistema de ensino é um suporte de acesso ao conhecimento e desenvolvimento do mesmo. Sala de reforço onde atende todos os alunos com dificuldades no ensino e aprendizagem.

             A sala de tecnologia não atinge sua finalidade por haver apenas três computadores e uma impressora funcionando, a sala está sendo usada apenas para elaboração de atividades e utilização da impressora.

             Sobre um olhar crítico verifico que o poder público não investe em equipamento de informática para a entidade com isso ficando a desejar o bom desempenho do aluno. O ponto positivo é que mesmo sem muito recurso os professores usam a criatividade para que os educandos venham a desenvolver o conhecimento, usando aulas diferenciada saindo da rotina da sala e criando estratégia de superar a falta de material.

             A proposta pedagógica e o regime interno são elaborado na unidade através de reunião tendo a participação dos funcionários administrativo, professores, diretor, coordenador e pais de alunos.

              A escola tem o conselho escolar que sua função é orientações e decisões sobre todos os assuntos internos dentro da escola.

             A documentação do regimento escolar interno consta a reflexão conjunta contendo todos os direitos e deveres dos seguimentos funcionais.

Localização da escola no mapa

[pic 2]

FONTE:( Google mapa, 2017)

             A Estrutura Organizacional da Escola contém:

Diretora: Cleide Damázio

Coordenadora período matutino: Joneci Rodrigues Alvare

Coordenadora período vespertino: Joneida Soares Gonçalves

         [pic 3]

[pic 4]

         [pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]

             Os professores se organizam por meio de planilhas onde os administrativos é por escalas sendo comprido os horários de 8 horas. A escola oferece curso Educação Infantil e o Ensino Fundamental, sendo 7 salas de aulas funcionando em diurno, período matutino das 07:00 às 11:25, e o período vespertino das 13:00 às 17:25.

            A Secretária da Educação que elabora o calendário escolar de todas redes municipais a cada ano.

             A Coordenador Pedagógico é responsável pela elaboração de planilhas de horários em sala e horas atividades.

            O educador obteve direito da hora atividades, o limite de sua jornada de trabalho é de 2/3 (dois terços) da carga horária para rendimento das atividades para interagir com o educando, e 1/3 da jornada será para preparar aulas, corrigir provas, elaborar atividades desta forma pode ser comprida dentro ou fora da escola, individualmente ou coletivo.

            Os planos de ensinos vêm Secretária da Educação que seria o planejamento para os componentes curriculares onde professores elaboram seus planos de aulas diariamente por disciplina.

             As avaliações são diariamente através de participação, trabalho e provas bimestrais. No final de encerramento de bimestre tem entrega de notas aos pais.

            A comunicação da escola é através de bilhetes nas agendas e em último caso por telefone.

            A reunião ocorre a cada bimestre na entrega de notas havendo a oportunidade de estarem conhecendo e conversando com os responsáveis, mas na maioria das vezes os pais que necessitam estar nas reuniões que são os filhos indisciplinares não participam. Nesta reunião são informados os pais sobre o desenvolvimento do filho na escola, mostrando se trabalhos, provas e atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (811.1 Kb)   docx (801.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com