TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM INTEGRADA - Preparando a Construção do Portfólio

Por:   •  24/11/2019  •  Resenha  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]LAI – LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM INTEGRADA - Preparando a Construção do Portfólio

  1. O que é o portfólio?

O portfólio acadêmico é uma ferramenta pedagógica que consiste em uma listagem de trabalhos realizados por um estudante ou até trabalhos realizados no contexto profissional. Esta lista costuma estar organizada de forma cronológica e serve para demonstrar as competências adquiridas por meio de tarefas realizadas. Neste caso, o portfólio também pode facilitar o pensamento crítico em relação ao processo acadêmico.

Nele, você vai arquivar de maneira organizada tudo o que foi trabalhado em seus anos de faculdade. Isso inclui textos de aulas, atividades, trabalhos e pesquisas. Tudo de relevante que você fizer em seus estudos, merece lugar no portfólio. O portfólio acadêmico é uma maneira incrível e prática de ter para rápido acesso toda a sua história acadêmica e que pode servir como instrumento de avaliação. Você pode ir além do organizador curricular LAI e incluir outras atividades das disciplinas do seu curso: gostou de uma tarefa que fez em uma disciplina e aprofundou seus estudos: coloque no SEU portfólio!

Ah! Existem vários sites disponíveis na internet para a construção de portfólio: a escolha é sua! Pode ser do seu jeito, pode usar o que você quiser para incrementar! Use e abuse da criatividade!

  1. Tudo de mais relevante nos seus estudos deve estar lá!

Como se fosse um trabalho acadêmico, por exemplo um TCC, você terá capa, folha de rosto, sumário, introdução, desenvolvimento (não esqueça de incluir datas), considerações finais,  anexos e apêndices. É importante que você demonstre, desde cedo, como ser um profissional organizado e ciente de seu potencial.

3. Tenha muito cuidado em não plagiar!

Plágio significa copiar ou assinar uma obra com partes ou totalmente reproduzida de outra pessoa, dizendo que é sua própria.

O plágio pode ser de qualquer natureza, como em livros, música, obras, fotografias, trabalhos, e etc. O plágio ocorre quando um indivíduo copia o trabalho de alguém e não coloca os créditos para o autor original.

O plágio é a cópia não autorizada de várias informações, e é considerado crime, previsto no Códio Penal Brasileiro, e na lei 9610 de fevereiro de 1998. O plágio é considerado uma atitude antiética em vários países, e em vários é considerado como crime de violação de direito autoral.

4. Como citar fontes no final do seu portfólio e antes dos anexos e apêndices?

Existe um aplicativo na internet: https://app.menthor.co.  Nele você aprenderá a montar referencias quando usar livros, sites e outros recursos para enriquecer o seu portfólio.

5. Diferença entre anexo e apêndice:  Anexo é o material que você consultou e quer mostra-lo na íntegra. Por exemplo, você quer colocar uma entrevista que leu no seu portfólio. Ela não é de sua autoria. Tudo que não for de sua autoria e você deseja mostrar para quem ler o seu portfólio ficará no anexo. Apêndice é o material que você constrói. Por exemplo, você ou sua turma fez um trabalho e deseja coloca-lo no portfólio. Como é de sua autoria ficará no apêndice.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com