TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Como Componente Curricular

Por:   •  29/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.737 Palavras (7 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 7

Computação gráfica e ilustração

A disciplina computação gráfica e ilustração traz a compreensão do que é a ilustração e suas utilizações e aplicações é utilizada em vários mercado. A ilustração dentro da composição gráfica contribui e muitas vezes determina a unidade gráfica e apresenta as principais técnicas para a sua produção tem foco maior no uso da tecnologia gráfica. Mais do que tornar a pesa esteticamente mais agradável e atrativa computação gráfica e ilustração busca apresentar ao a nos alunos o valor simbólico e iconográfico das ilustrações. A ilustração está entre as atividades profissionais mais presentes em nosso cotidiano, em produtos que consumimos em embalagens que escolhemos em sites, revistas que lemos etc, está presente o trabalho do ilustrador, no entanto a maioria das pessoas não conhece bem a profissão e a atividade do ilustrador encarando de modo superficial, apenas como um oficio artístico. A ilustração é bem mais do que arte é uma comunicação visual é discurso que fala aos nossos sentidos e percepções de modo aprofundado, determinando escolhas, emoções e ações a atividade pratica de ilustração envolve diversos conhecimentos necessários para construir a ponte visual entre emissor e receptor que a tornam uma atividade interdisciplinar. Por meio dessa disciplina podemos compreender o que é ilustração pelas suas características estilísticas e mercadológicas ao mesmo tempo pode se comparar coisas reais de trabalhos executados e publicados também aborda a ilustração com foco nas técnicas e novas tecnologias aplicadas ao mercado do mercado de trabalho atual, objetivando o processo e os caminhos de construção das pecas ilustrativas.  

Percepção e Representação

A disciplina percepção e representação tem como base a leitura interpretativa das várias formas de imagem da psicologia Gestalt elementos da percepção visual componentes sensoriais da percepção processos cognitivos exteriores, analise das percepções pictóricas, studium e punctum. Com essa disciplina habilitarmos a compreensão e a sensibilização e as experiências de percepção vinculadas a dimensão física da obra e a seu desdobramento conceitual por meio da descrição, analise, interpretação e julgamento da obra investigada, percepção e representação nos proporciona interagir com experiências e possibilidades de formas criativas se destacando no mercado de trabalho profissional através desta disciplina seremos capazes de desenvolver a percepção reflexão e o potencial criativo dentro das especialidades do pensamento visual entendermos as diferentes formas de abordagem de percepção humana e aprendemos o valor de cada elemento visual por seu sentido subjetivos, aonde esperamos nos tornar aptos a entender as necessidades de mudança essencial no campo metodológico das artes aplicadas e a interrogar o modo como as imagens se articulam com as nossas representações do mundo, crenças experiências práticas e com os nossos discursos. Nessa disciplina procuramos focar inicialmente a percepção como uma função cerebral que impõe significado a estímulos sensoriais são vários os tipos de percepção e eles podem ser classificados como percepção visual auditivo olfativo gustativo e tátil temporal e espacial não adentrando na função fisiológica de cada um desses sentidos, mas em como esse processo ocorre no corpo humano, seja através de influencias externas ou internas, vemos também que a percepção não abrange somente um ato fisiológico, mas um processo dinâmico e característico da consciência humana.

Estrutura e Funcionamento da Educação Básica

A disciplina estrutura e funcionamento da educação básica têm como objetivo proporcionar condições para que conhecemos e compreendermos o funcionamento do sistema escolar brasileiro, da forma de reconhece-lo como um elemento de reflexão sobre a realidade educacional brasileira e sentir se estimulado a acompanhar as medidas que realizam alterações no sistema visa também proporcionar o conhecimento da evolução histórica da educação brasileira e também estabelecer conceitos para o nossa formação e também o sistema escolar. A educação é um tema bem abrangente, pois envolve muitos aspectos que se articulam se fundem e se confundem dando forma a este elemento fundamental a toda e qualquer sociedade, a educação evidentemente envolve toda uma situação problemática, aspectos como sociedade, família, ensino, escola e estrutura social entre outros são abrangidos pelo tema criando uma complexidade ao mesmo tempo fascinante e de difícil compreensão. Estrutura e funcionamento da educação básica trata se de um aspecto mais importante a ideia é esclarecer questões fundamentais para o futuro exercício profissional do aluno.

        

Didática Geral

Esta disciplina nos proporciona a capacidade de analise da relação entre o homem e a sociedade dentro de um contexto cultural, social, econômico que por meio desses conhecimentos uma concepção de educação. Ao estudar a trajetória  histórica e cultural de formação da didática como ciência da educação teremos como pano de fundo as diferentes concepções de educação e ensino, com a análise das diferentes perceptivas do processo de ensino e aprendizagem sendo possível ser compreendida enfocando concepções de homem , mundo de conhecimentos de alunos e professores de ensino e aprendizagem de analise do contexto da instituição escolar seu espaço politico estrutura e sua dinâmica de funcionamento. Os principais objetivos são formar nos educadores que possamos atuar em qual quer das expressividades em que venham a se licenciar, oferecer condições para conscientização por parte dos futuros educadores a fundação teórica que possibilita uma ação educadora eficaz essa matéria foi elaborada com intenção de tratar de maneira geral porem sucinta, os assuntos que envolvam a didática como ciência pratica do professor e teoria buscando de maneira didática a construção de um  arcabouço teórico básico que instigue a curiosidade para uma busca mais aprofundada a respeito de tudo oque envolve a formação de um educador. É necessário definir tudo o que envolve a didática, explicando os principais conceitos de palavras que são essenciais para compreendê-la, como uma subárea da educação, foram trabalhada os conceitos de educação, pedagogia, didática, instrução, ensino, aprendizagem e o currículo escolar. Desenvolvemos uma visão da relação entre a didática e as outras ciências, que por sua vez são essenciais para a formação do educador, como formadoras da consciência crítica, sensível e pautada na realidade que a espécie nos coloca. Para isso, veremos como a filosofia a sociologia e as psicologias se inter-relacionam com a educação e a didática e como nos auxiliam na formação profissional como professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (95.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com