TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica como componente curricular

Por:   •  7/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 4

PCC - Pratica como Componente Curricular

Comunicação e Expressão

O objetivo dessa disciplina é desenvolver a capacidade para a leitura, produção e interpretação de textos. A relação entre texto e contexto e como a comunicação pode ser realizada de diversas formas, através de um gesto ou transformar uma simples letra em um texto.

Vimos como alguns fatores linguísticos e extralinguísticos favorecem o contexto do texto como: a intertextualidade, a linguagem, a argumentação e alguns gêneros textuais que são artigo, resenha e divulgação cientifica.

Ciências Sociais

Vimos sobre as diferentes formas de conhecimento, como mito, as religiões, o senso comum e o pensamento cientifico. Vimos também como foi a transformação da sociedade capitalista e como a igreja católica foi perdendo o poder que tinha na sociedade. 

E com o capitalismo surgiu a classe operária que para sobreviver tornaram-se assalariados, com isso desencadeando grandes problemas sociais e diante dos problemas surgiram as reflexões sobre a sociedade moderna.

Como a globalização ocorreu grandes transformações nas relações de trabalho, na área de tecnologia, nos movimentos sociais, na economia, na politica e na cultura encontrou horizontes: o que era local tornou-se global e o que era nacional tornou-se mundial.

Referência:

Pratica de Ensino: Observação e Projeto

Foi possível entender sobre os conceitos “observação” e “projeto”, além da maneira de aproximação com relação à educação presente em seu mundo, instigando-nos a observar mais de perto as escolas e outros ambientes educativos existentes no seu cotidiano onde ocorre a educação em diferentes formas e níveis solicitando a elaboração de um relato de observação e, com base nisso, elaborar um projeto pedagógico de integração entre um ambiente não escolar e uma escola, com o intuito de propiciar a ação pedagógica e colocar em efetiva prática os conteúdos teóricos da disciplina.

Psicologia do Desenvolvimento/ Aprendizagem

Desenvolvimento humano é você conhecer as características comuns de cada fase, permitindo e respeitando a cada necessidade e interesse próprio das faixas etárias. Os fatores q influenciam são; hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio, contexto ambiente. Vimos sobre as três teorias do desenvolvimento a de Jean Piaget, consideração a base biológica e orgânica das pessoas. Lev Vygotsky, consideração aos fatores sociais e Henri Wallon que tanto o biológico como o social se inter-relacionam.

Vigotski (1995, 1996) explica os fenômenos e processos psicológicos a partir de sua história e interdependência. Coerente com os fundamentos filosóficos da sua teoria, ele propõe a indissociabilidade de cada uma das funções psíquicas no desenvolvimento da personalidade humana, enfatizando que existem diferenças significativas nos processos afetivos quando comparamos criança e adulto. Esse autor reitera que tais processos sofrem mudanças qualitativas à medida que o sujeito avança no desenvolvimento das demais funções psíquicas, como a percepção, a atenção, a memória, o pensamento, a linguagem e a vontade.

O comportamentalismo propõe uma psicologia cujo objeto de estudo se desloca da mente e passa para o comportamento e suas interações com o ambiente.

Referência:

Arte visual na Historia Antiga

O objetivo desta disciplina é mostrar a arte na antiguidade com seus estilos e as civilizações que influenciam até hoje as artes visuais. Entender os estilos da Arte na Antiguidade de acordo com seus respectivos período. Na Mesopotâmia e seus povos, que são os Sumérios, Assírios, Babilônicos e Persas. Esses povos, que viveram no Vale do Rio Nilo, receberam a influência desse modo de vida ribeirinha, contribuindo para estética no comércio que era feito em torno desse contexto. As civilizações Celtas e Germânicas, e como elas produziram suas modalidades de artísticas. Também veremos que elas compõem as civilizações Cicládica, Minoica e Micêncas e o quanto elas influenciaram a arte até os dias atuais. A Arte Fenícia e suas composições construídas com as civilizações Etrusca, Grega, Helênica e Romana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com