TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual o Papel da Mediação em Uma Exposição de Arte?

Por:   •  17/7/2022  •  Dissertação  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 2

“Qual o papel da mediação em uma exposição de arte?”

Como pensar no papel da mediação em uma exposição de arte sem antes pensar qual é o significado de mediar/mediação/mediador. Segundo o dicionário Aurélio Júnior – os significados dessas palavras se equivalem, mediar é intervir em relação a algum assunto ou tema, tomando um posicionamento de mediador, coordenando assim uma situação. Logo, o papel da mediação em uma exposição é da coordenação e da organização do ambiente. Portanto, a mediação é fundamental, pois é através dela que o visitante vai sentir-se mais seguro em relação às dúvidas sobre o local de exposição, o conhecimento do espaço e o que está sendo exposto. Então, sem a mediação é possível que o contato com a arte não seja proveitoso para o público.

A princípio a mediação vai fazer com que tudo no espaço esteja em ordem, com que o ambiente da visita esteja organizado e preparado para receber um coletivo (independentemente da heterogeneidade deste grupo de pessoas). Assim, os visitantes ficam informados sobre os horários disponíveis da exposição, o espaço, os autores, as histórias – e então, poderão ter o acesso à arte. Além disso, o mediador precisa estar atento às questões levantadas pelas pessoas presentes, estando disponível para esclarecer as dúvidas e fazer a comunicação e a intermediação entre obra de arte e observador, possibilitando então a aquisição dos conhecimentos que a obra oferece sendo esse já conhecedor de arte ou não.

Ademais, o fracasso da mediação pode ser extremamente prejudicial aos visitantes, pois se isso acontece é negado ao cidadão o acesso à cultura. Então, sabendo que esse não é o objetivo almejado pela exposição de arte, espera-se que a mediação esteja sempre alerta às possíveis pretensões dos diferentes públicos de visitação, para que assim, os mediadores estejam preparados com diferentes estratégias de coordenação e organização da visita. Por exemplo, se o público visitante é majoritariamente infantil, a mediação tem que se focar nesse aspecto para criar planos de entreter as crianças durante a visitação, adiantando para essas, onde fica os banheiros, restaurantes e bebedouros, deixando-as mais tranquilas durante a exposição.

Por fim, é de suma importância a presença da mediação e do mediador durante as exposições de arte, pois é através desta mediação que vai ocorrer um bom funcionamento da visitação ao longo da exposição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (32.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com