TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia em Gestão Ambiental

Por:   •  29/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Instituto de Oceanografia – IO

Tecnologia em Gestão Ambiental

Ilson Pereira - 64387

Jonathan Belo - 80464

Jonathan Veiga - 68220

        Marcela Selayaran - 64098

Dragagem

Rio Grande

Outubro/2015


Apresentação

Nosso trabalho se baseia na analise dos impactos causados no processo de dragagem de um porto, onde usaremos como exemplo o processo de dragagem do porto de Rio Grande.

O termo dragagem é, por definição, a escavação ou remoção de solo ou rochas do fundo de rios, lagos, e outros corpos d’água através de equipamentos denominados "draga", a qual é, geralmente, uma embarcação ou plataforma.

Dragagem define-se como o serviço de desassoreamento, alargamento, desobstrução, remoção, derrocamento ou escavação de material do fundo de rios, lagoas, mares, baías e canais de acesso a portos. O principal objetivo é realizar a manutenção ou aumentar a profundidade. Com auxílio de dragas de sucção e recalque, é possível executar a remoção de materiais sólidos do fundo de corpos d’água como lodo e areia.

Temos atualmente três tipos de dragagens segundo (Goes Filho, 2004):

Dragagem de aprofundamento ou de implantação.

Trata-se da criação ou ampliação de bacias portuárias, do aprofundamento ou alargamento de canais de acesso, bacias de evolução em áreas costeiras, e da criação de áreas aterradas para fins industriais ou portuários, além de obras hidráulicas que alterem o curso natural de qualquer corpo hídrico. Normalmente, esses projetos caracterizam-se por movimentação de grandes quantidades de material; remoção de solos compactos.

Dragagem de manutenção.

É necessária para remover o material de assoreamento depositado no leito de corpos hídricos através de um processo natural, e manter as profundidades de projeto dos canais de navegação e de portos. As suas principais características são quantidades de material variável; a remoção de solos não compactos. O impacto ambiental proveniente do despejo de material dragado e do aumento de sedimentos suspensos durante o processo de dragagem, induzindo ainda à dispersão de contaminantes é potencial, embora os problemas de suspensão de sedimentos possam ser minimizados por meio de uma escolha adequada do equipamento de dragagem e dos procedimentos corretos a serem adotados.

Dragagem de controle ambiental.

Tem por objetivo a remoção cuidadosa de material contaminado de áreas de dragagem para fins de proteção ao ambiente. Ocorre quando se tem necessidade de corrigir ações realizadas no passado, e que resultaram em despejo de sedimentos contaminados em locais inadequados (IADC, 1997). Trata-se de um processo bastante diferente da dragagem de manutenção, inclusive no que diz respeito aos equipamentos utilizados. Para esse tipo de dragagem os procedimentos são rigorosos, tanto na operação quanto no transporte do material contaminado, bem como em seu despejo. Apresenta como características principais os volumes reduzidos de dragagem.

Objetivo

Este trabalho tem por objetivo analisar os aspectos e os impactos causados pela atividade de dragagem e a relação destes com os meios: Físico, biótico e socioeconômico.

 Procedimento de pesquisa

Para a realização deste trabalho foram utilizados artigos relacionados com a atividade de dragagem com um foco para a dragagem nos portos e para isso foram feitas pesquisa em diversos sites auxiliando no complemento do trabalho.

Importância econômica

A dragagem tem uma contundente importância econômica como, por exemplo, o município de Rio Grande o porto é estratégico para o fluxo de mercadorias do MERCOSUL, sendo o 2° do País em exportações e o 4º maior em movimentação geral de cargas. Assim o processo auxilia na movimentação e aumentando a logística das exportações.

Principais Características

O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia a instalação de qualquer empreendimento, a competência para autorizar e monitorar essa obrigação é compartilhada pelos órgãos estaduais de meio ambiente e pelo Ibama, como órgão dos Sisnama (Sistema Nacional do Meio Ambiente).

A autorização da realização da dragagem deverá ser apresentada na forma de um plano de dragagem para posicionamento conclusivo do IBAMA. O plano de dragagem deverá apresentar os procedimentos e respectivo cronograma de execução contemplando os seguintes itens:

●Caracterização do sedimento a ser dragado em conformidade com a legislação vigente;

●Estimativa do volume de dragagem e de descarte com detalhamento do método utilizado;

●Definição da metodologia de dragagem, bem como do plano de gerenciamento do sedimento dragado;

●Caracterização das alternativas de áreas de descarte em conformidade com a legislação vigente;

●Levantamento das atividades pesqueiras desenvolvidas na área de influencia;

●Programa de monitoramento dos impactos da atividade de dragagem tanto na área dragada quanto na área de descarte.

Para caracterizar o licenciamento ambiental de dragagem é importante levar em consideração o conjunto de normas técnicas, onde no caso específico podemos cita-las no fluxograma abaixo.

[pic 2]

Impacto sobre o meio físico

[pic 3]

Impacto sobre o meio biótico

[pic 4]

Impacto sobre o meio socioeconômico

[pic 5]

Impactos Sinergéticos

[pic 6]

Resultados

A Resolução N° 344 é, portanto, a base para a elaboração e análise dos projetos de dragagem, bem como para a gestão do material dragado em águas brasileiras. Em conjunto com a lei Nº 12.815, DE 5 DE JUNHO DE 2013 capítulo VIII do Programa Nacional de Dragagem portuária e hidroviária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (670.4 Kb)   docx (401.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com