TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antropologia Cultural

Por:   •  23/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 4

1. O que é dimorfismo sexual?

É uma forma de diferenciar a espécie humana anatomicamente e filosoficamente, mas é falso que as diferenças de comportamento existem entre pessoas de sexo diferentes sejam determinadas biologicamente.

2. Defina endoculturação.

O comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de uni processo. Um menino e uma menina agem diferentemente não em função de seus hormônios, mas em decorrência de uma educação diferenciada.

3. O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural. Isso é correto? Por quê?

Não, porque a partir de 1920, antropólogos como Boas, Wissler, Kroeber, entre outros, refutaram este tipo de determinismo e demonstraram que existe uma limitação na influência geográfica sobre os fatores culturais. E mais: que é possível e comum existir uma grande diversidade cultural localizada em um mesmo tipo de ambiente físico.

4. Defina etnograficamente o vocábulo “Culture”.

Demonstrar que cultura pode ser objeto de um estudo sistemático, pois trata-se de um fenômeno natural que possui causas e regularidades, permitindo um estudo objetivo e uma análise capazes ele proporcionar a formulação de leis sobre o processo cultural e a evolução.

5. O que Geertz escreveu a respeito da moderna teoria antropológica?

O tema mais importante da moderna teoria antropológica era o de “diminuir a amplitude do conceito e transformá-lo num instrumento mais especializado e mais poderoso teoricamente".

6.  Quais as duas propriedades que diferenciam o homem dos demais animais, segundo Kroeber?

A possibilidade da comunicação oral e a capacidade de fabricação de instrumentos, capazes de tornar mais eficiente o seu aparato biológico.

7. Qual a crença comum de Taylor e Bastian?

Acreditavam na "unidade psíquica da humanidade".

8. Segundo Franz Boas, quais as tarefas que a Antropologia executa?

A reconstrução da história de povos ou regiões particulares e a comparação da vida social de diferentes povos, cujo desenvolvimento segue as mesmas leis.

9.  O que o homem perdeu ao adquirir cultura?

Ao adquirir cultura, perdeu a propriedade animal, geneticamente determinada, de repetir os atos de seus antepassados, sem a necessidade de copiá-los ou de se submeter a um processo de aprendizado.

10. Antropologicamente falando, o ser humano é dotado de instintos? Porque?

O homem age de acordo com os seus padrões culturais. Os seus intintos foram parcialmente anulados pelo longo processo evolutivo por que passou. Mais ao adquirir cultura o homem passou a depender muito mais do aprendizado do que a agir atraves de atitudes geneticamente determinadas.

11. Você acredita que o homem do passado teve vida arborícola? Explique.

Sim, pois ela foi responsável pela eclosão de uma visão estereoscópica. Esta, combinada com a capacidade de utilização das mãos, abriu para os primatas, principalmente os superiores, uni mundo tridimensional, inexistente para0 qualquer outro mamífero. O fato de poder pegar e examinar um objeto atribui a este significado próprio. A forma e a cor podem ser correlacionadas com a resistência e o peso (não deixando ainda de lado a tradicional forma de investigação dos mamíferos: o olfato), fornecendo uma nova percepção.

12. Mencione as teorias idealistas de cultura, que subdivide em três diferentes abordagens.

1ª - Cultura como sistema cognitivo, produto dos chamados "novos etnógrafos"; 2ª - Cultura como sistemas estruturais; 3ª - Cultura como sistemas simbólicos.

13. Por que o exercício de atividades consideradas como parte da fisiologia humana podem refletir diferenças de cultura?

Tal fato se explica porque cada cultura tem um determinado padrão para algum fim. Um exemplo é o riso, que é totalmente condicionado pelos padrões culturais, apesar de toda a sua fisiologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com