TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Brian Detlor e Luís Fernando Sayão

Por:   •  6/7/2020  •  Resenha  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

DETLOR, Brian. Information management. International Journal Of Information Management, Hamilton, v. 30, n. 2, p. 103-108, abr. 2010. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2009.12.001.

SAYÃO, Luís Fernando. Modelos teóricos em ciência da informação - abstração e método científico. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 82-91, abr. 2001. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652001000100010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ci/v30n1/a10v30n1.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.

RESENHA

Aborda-se, primeiramente, o artigo científico, de autoria do Prof. Doutor Luís Fernando Sayão, lançado em 2001 pela FapUNIFESP (Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo), sob a temática “Modelos teóricos em ciência da informação - abstração e método científico”.

O artigo discorre, principalmente, sobre a importância dos modelos enquanto recurso metodológico e instrumento de abstração no contexto das áreas que se interessam pelos fenômenos relacionados à informação, e também sobre a natureza, características, funções e os principais tipos desses modelos. Pontua-se, uma análise quanto à adequação dos instrumentos de modelagem ao desenvolvimento de sistemas de informação em que são consideradas as percepções dos usuários com foco na aplicação de modelos aos sistemas de recuperação de informação.

Com forte arcabouço teórico, e um estilo de abordagem mais filosófica, o que torna o exercício da leitura do texto mais complexo, porém não menos elucidativo, o trabalho expõe uma diversidade de conceitos e entendimentos acerca da abstração, que segundo o texto, se constitui como ferramenta poderosa para exercício da aquisição do conhecimento. Outrossim, denota-se a diversidade de modelos, ressaltados como criações culturais que representam realidades; servindo a muitos propósitos e fundamentais para a comunicação de alguma coisa sobre o objeto da modelagem, gerando, assim, um entendimento mais completo sobre a realidade.

Evidencia-se, ainda, o modelo de informação, como sendo uma representação do ser humano enquanto usuário, e ou parte de um sistema de informação e das suas relações de aquisição, organização e manipulação de informação; e, também, o modelo cognitivo, que refere-se ao conhecimento que os usuários têm sobre um sistema de informação e ao modelo que os sistemas de informação têm dos usuários.

Entende-se como missão importante para o cientista da informação, conforme Burt; Kinnucan (1990), a possibilidade de encontrar, nas técnicas de modelagem, um mecanismo útil para capturar e comunicar seus conhecimentos sobre fontes de informação e sobre padrões de comportamento de quem busca informação.

Num segundo momento, o artigo científico Information Management - Gestão da Informação (GI), lançado em 2010, é de autoria do Professor Doutor Brian Detlor, canadense, editor regional (América do Norte) do International Journal of Information Management. O referido artigo conceitua a gestão da informação, como o controle de como as informações são criadas, adquiridas, organizadas, armazenadas, distribuídas e usadas, sendo meio facilitador do acesso eficiente e eficaz às informações por pessoas e organizações.

Segundo o autor,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com