TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTROPOLOGIA CULTURAL

Por:   •  11/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

FSSO  - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA DE ANTROPOLOGIA

ESTUDO DIRIGIDO

Grupo 1 – Analise o texto “Shakespeare no meio do mato” (anexo 1), destaque os trechos que você considera interessantes e problematize o conceito de cultura e diversidade cultural. Apresente algumas características da cultura Tiv e da cultura inglesa apreendidas a partir do texto. Busque utilizar a bibliografia da disciplina em sua resposta.

“Protestei que a natureza humana é praticamente a mesma em todo o mundo”- quando a protagonista da história cita esta frase, ela releva e ignora o conceito de cultura e diversidade cultural, presente como uma característica mundial. As sociedades diferem através de sua cultura (seus conhecimentos, suas crenças, seus costumes, suas leis), e ao dizer esta frase ela generaliza o homem e o transforma em um só, e sendo o homem o principal instrumento para se entender a cultura, ela também a generaliza.

"Eu tinha certeza de que Hamlet tinha apenas uma interpretação possível, e essa interpretação era universalmente óbvia.”, “Algum dia - concluiu o velho, ajeitando a toga esfarrapada – você precisa nos contar mais histórias de sua terra. Nós, anciãos, vamos instruí-la sobre o verdadeiro significado delas, para que, quando você voltar para sua terra, seus anciãos constatem que você não ficou sentada no meio do mato, mas sim no meio de gente que sabe coisas e que lhes ensinou sabedoria.”. Nestes trechos, as interpretações tomadas por cada povo é definida através das características presentes no conceito de cultura, levadas em todos os âmbitos sociais de cada uma delas. E é devido a cultura que a mesma história, no caso Hamlet, é diferenciada em seu sentido pelas distintas sociedades.

A diversidade cultural está totalmente presente no texto, em trechos como: “...em nossa terra até mesmo os chefes tinham apenas uma esposa, que eles tinham empregados para fazer o trabalho, e que lhes pagavam com dinheiro de impostos. Seria melhor, responderam eles, que um chefe tivesse muitas esposas e filhos que o ajudassem a capinar suas roças e alimentar sua gente; então todos amariam o chefe que dava muito e não tomava nada – os impostos eram uma coisa ruim”. A diferença no modelo de organização familiar está expressa de forma clara, demonstrando a diversidade cultural entre duas sociedades. Esta diversidade pode ser observada através de diferenças culturais, entre a cultura Tiv: a organização social é através de aldeias lideradas  por anciãos, as mulheres eram responsáveis por fabricar a cerveja que era ingerida todos os dias ao nascer do sol (tanto por adultos, como também por crianças), poligamia era permitido; enquanto na cultura inglesa, havia o hábito da leitura de livros, não ingeriam bebida diariamente, a monogamia era o único meio de estabelecimento matrimonial, havia crença em vida após a morte.

Grupo 2 - “Alex Marcus nasceu há 24 anos na Etiópia, mas foi na África do Sul que encontrou uma oportunidade para escapar à pobreza extrema. O irmão, Tescma, dois anos mais novo, juntou-se a ele há quatro meses, para ajudar a gerir uma pequena loja de conveniência instalada em um container nos arredores da cidade portuária de Durban, onde nas últimas semanas se têm multiplicado os ataques contra imigrantes. Alex e Tescma são agora duas dessas vítimas. Na sexta-feira passada, os dois irmãos foram atacados por um grupo de sul-africanos, que atearam fogo ao container com eles lá dentro. Tecma foi levado ao hospital com vida, mas morreu pouco depois, com queimaduras de 3º grau. Nas últimas três semanas foram mortas pelo menos quatro pessoas na região de Durban, em casos diretamente relacionados com violência contra imigrantes de outros países africanos e asiáticos”. (Noticiário Publico, 16/04/2015). Pesquise sobre esses últimos acontecimentos de violência contra imigrantes na África do Sul e discorra sobre sua posição quanto ao assunto: trata-se de uma atitude etnocêntrica? O que é o etnocentrismo? Quais as consequências de atitudes etnocêntricas?

Pelo que foi relatado em uma das reportagens em que pesquisei esta corrente xenófoba, que seria a aversão a pessoas ou coisas estrangeiras, está ocorrendo devido aos sul-africanos acusarem os imigrantes de estarem contribuindo para o aumento do desemprego no país. Sendo uma disputa por valores econômicos e não culturais, esta atitude não pode ser caracterizada como etnocêntrica. Pelo que conheço sobre etnocentrismo, este seria caracterizado pela forma de ver o mundo onde nossa própria cultura é tida como o centro de tudo e as outras são desenvolvidas a partir da nossa. Simplificando, seria como se nossa cultura fosse a “mais completa” (se é que existe cultura completa), correta, sensata, mais importante, superior. O etnocentrismo, ou melhor, atitudes etnocêntricas podem ser caracterizas pela violência, preconceito, alguns modos de xenofobia que geram conflitos como os presentes na África do Sul, além da discriminação com o outro, o transformando em inferior, disseminando aspectos agressivos entre a população de sua sociedade. Atitudes etnocêntricas podem causar até guerras entre países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (121.7 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com