TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Filme Tropa de Elite

Por:   •  21/5/2015  •  Resenha  •  2.221 Palavras (9 Páginas)  •  4.523 Visualizações

Página 1 de 9

Análise do filme Tropa de Elite

INTRODUÇÃO 

Esse trabalho foi desenvolvido com o objetivo de apresentar uma reflexão crítica, trazendo uma análise do filme “Tropa de Elite”, relatos do ponto de vista do profissional de Serviço Social, sobre os acontecimentos sociais, econômicos e psicológicos vividos pela sociedade.

Nesta análise do filme, vemos a necessidade de compreender a questão cultural e psicológica da sociedade junto com o grupo de policiais do “Bope” e da comunidade em si. 

Tropa de Elite (o filme) e a Nossa Realidade Cultural

Ao assistir o filme Tropa de Elite podemos ver como é o dia-dia do grupo de policiais e do capitão Nascimento (Wagner Moura), membro do BOPE (Batalhão de Operações Especiais).  O filme relata com muita clareza a realidade vivenciada na favela, a corrupção no próprio quartel e a pobreza dos moradores das favelas.

As pessoas sofrem pressão psicológica, pois vivem a mercê dos bandidos que mandam nas favelas. É a lei do silêncio que impera, ou seja, já faz parte da cultura da comunidade conviver em silêncio.

As drogas fazem um estrago enorme à sociedade. Onde passa deixa um rastro de destruição. Crianças são usadas por traficantes para vender drogas e acabam perdendo a vida muito cedo. Outros fatores que ocorrem nessas comunidades são: a prostituição, violência, alcoolismo. Tudo isso contribui para o aumento da violência.

Para entendermos o conceito de cultura dentro do filme Tropa de Elite é necessário entender quais as características gerais de cultura.

 A cultura popular é o resultado de uma interação entre pessoas de determinada região. Inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelos homens não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.

Cultura também é definida em ciência social como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, que vem passando de geração em geração através da vida em sociedade.

 A cultura relatada no filme Tropa de Elite mostra que pobreza e falta de recursos financeiros não são sinônimo de criminalização generalizada. Da mesma forma, vemos que a polícia também se corrompe. E ainda há o problema do racismo que vê o negro pobre como futuro criminoso.      

O círculo vicioso que se desenvolve em torno das manifestações culturais não se define no papel de uma sociedade omissa de que pode dar um basta na corrupção seja dentro do sistema penal ou na própria sociedade. Curvam-se diante da corrupção ativa e passiva, mediante os baixos salários dos policiais.    

 Vemos ainda que mesmo em meio a toda sujeira desse sistema corrompido há alguns remanescentes que não vendem sua honra e acreditam que podem fazer a diferença. Acreditando na justiça, ou ainda no pobre menino que mora em uma favela ou subúrbio, porque não tem oportunidade melhor.

Acostuma-se com o sistema da violência, diante de um contexto social opressivo e esmagador. Suas manifestações culturais são referência. Mas não dita quem são e como podem ser no futuro. Diante de tudo que foi visto acreditamos que tudo vai se resolver de maneira correta.

Conflitos Sociais

No filme é possível identificar vários conflitos sociais. Entre eles a violência e o tráfico de drogas. Um está ligado ao outro e geram muita morte e destruição de famílias. Ambos são considerados hoje no Brasil, como os piores problemas já enfrentados pela população brasileira.

Para compreendermos melhor sobre esses dois conflitos é preciso analisar o que eles significam.

A violência pode ser explicada como uma ação que se produz e se reproduz através do uso da força, seja ela física ou não. Podendo ser utilizada de diversas formas, desde por um simples desejo pessoal, interesses de grupos criminosos, ou até mesmo em ações oficiais coordenadas pelo Estado (legítima ou não).

Já o tráfico de drogas, pode-se dizer que é o principal causador da violência.

Tudo indica que o tráfico no Brasil, começou no Rio de Janeiro na década de 80. Algumas pessoas começaram a vender cocaína e como um passe de mágica o tráfico se tornou comum com o passar dos anos. As pessoas foram entrando nesse ramo ilícito devido aos atrativos associados a ele, como poder e dinheiro.

A falta de oportunidades e as más influências fazem com que mais e mais pessoas acabem entrando para esse mundo. E hoje, pode-se dizer que o Brasil está perdendo suas crianças para o tráfico.

As facções criminosas acabam se apoderando das comunidades. A luta pelo poder nessas comunidades faz com que a violência cresça exorbitantemente e as guerras parece não ter fim.

Considerando os conflitos sociais citados acima, e comparando com os acontecimentos retratados no filme, podemos dizer que não se trata simplesmente de ficção, mas também de uma realidade vivida pela população brasileira.

Nossos jovens estão se entregando as drogas e ao trafico. A violência toma conta do país. E isso não acontece somente nos grandes centros, como também nas cidades pequenas que antes eram consideradas pacatas e boas para se viver.

A mídia mostra todos os dias o que acontece pelo Brasil. É tanta violência que não é mais possível assistir os telejornais sem se espantar com as notícias. Cada crime mais bárbaro que o outro.

O Serviço Social é uma profissão extremamente necessária e útil para a resolução desses problemas. Em geral, o assistente social é visto como um profissional que atua próximo da realidade das comunidades. Por isso sua participação frente a esses conflitos é essencial.

É oportuno, que o Serviço Social seja usado estrategicamente para o combate à violência e a diversos conflitos vividos nas comunidades, não só de baixa renda como também nas outras classes sociais.

Primeiro é preciso investir rigorosamente na formação do Assistente Social. Em segundo lugar, é necessário conhecer a realidade com a qual o profissional trabalha sem subestimá-la. É importante conhecer os limites locais não como fim, mas como um meio estratégico de resolução dos conflitos. 

As ações preventivas são importantes, assim como as ações de tratamento e reinserção social, visando à redução da criminalidade. Simultaneamente a essas iniciativas, seria importante que os órgãos de segurança pública intensificassem as ações de repressão ao tráfico de drogas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (137.7 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com