TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de desempenho

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA- UNICARIOCA

CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

EDILAINE SILVA DIAS

ELIS DE LIMA CARVALHO

IRISMAR SILVA MARTINS

LÍVIA COUTINHO FOURAUX

NISLENE PENA SILVA

RIO DE JANEIRO

 2015        

EDILAINE SILVA DIAS

ELIS DE LIMA CARVALHO

IRISMAR SILVA MARTINS

LÍVIA COUTINHO FOURAUX

NISLENE PENA DA SILVA

Alunas do curso de Gestão em Recursos Humanos da UNICARIOCA

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Trabalho apresentado como requisito parcial

para aprovação na disciplina de Gestão de

Desempenho no Centro Universitário Carioca, sob

orientação da Prof. Fernanda Flores.

Rio de Janeiro, agosto de 2015

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Com base no texto Ciclo do Bem, da Revista Melhor Gestão de Pessoas, podemos analisar que a fomentação de uma empresa é a avaliação de desempenho, que quando usado devidamente pode proporcionar um crescimento significativo das empresas. Grandes organizações estão dando grandes paços devido a avaliações que têm feito com seus colaboradores. Hoje a meta das maiores empresas é alinhar boa gestão com bons colaboradores, por isso há empresas que já conseguem identificar que estão lidando com seres humanos e não mais máquinas humanas que apenas produzem, e não têm voz ativa na empresa, é importante que os colaboradores entendam os processos dos trabalhos realizados, compreender o sistema da empresa e não apenas lucrar pra o dono.

Para entender como funciona a avaliação em uma empresa, primeiramente é necessário saber que antes de se implantar essa ferramenta é preciso comunicar a todos os colaboradores de forma clara, e apresentar o que de fato a empresa pretende com essa ferramenta, e o porque de cada etapa do processo de avaliação. O importante de se comunicar com os colaboradores é para não acontecer resistências, pois quando os colaboradores entendem que os processos são importantes não só para empresa, os mesmos passam a ver o lado bom de buscar alcançar as metas, pois a empresa quando estabelece as metas ela valoriza o colaborador com recompensas significativas para quem alcance os objetivos das empresas.

Os gestores devem saber lidar com todos a situações que possam ocorrer na implantação da avaliação de desempenho, pois quando a empresa estabelece metas pode deparar com colaboradores não preparados para tal desafio, então é preciso saber conversar para que o colaborador sinta-se capaz de responder todas as expectativas da empresa em relação ao no modelo de gestão.

A Avaliação de desempenho não é somente para cargos executivos ou de gerência, ela deve ser para todos, pois através dessa avaliação, todos podem de alguma forma melhorar o seu trabalho, e buscar sempre solução para o crescimento da empresa, e quando usada de forma correta é uma ótima ferramenta para avaliar o processo de cada um dos funcionários e melhorar o desempenho dentro da empresa.

A Avaliação pode ser aplicada também como forma de relatório, onde os funcionários dão notas para cada um de seus parceiros profissionais. De acordo com as notas, o RH vai analisar, onde poderá estar o "erro". Um funcionário que receber sempre a menor nota, ou esta sempre em pauta nos relatórios, deve ser analisado com mais cuidado, e é necessário primeiramente se entender o porque de cada situação e avaliar o que deve ser melhorado, e pensar a maneira adequada de passar o feedback sem que o funcionário se sinta ameaçado.

A Avaliação de desempenho não deve ser somente usada para demitir os que não estão produzindo o suficiente, como muitos acreditam que sejam para tal fundamento, mas pode ser usada para o bem, tanto para a empresa, como para o funcionário, pois na avaliação são expostas as metas, porém nem sempre todos conseguem alcançar, a partir desse momento é necessário que o gestor saiba passar um feedback, fazendo com que o funcionário sinta-se motivado a dar o melhor de si para alcançar os resultado da empresa. Ao contrário disso, ou seja, um feedback maldado pode ocasionar a desmotivação do colaborador, contudo ocasionaria uma situação indesejada prejudicial à empresa. O feedback pode ser um grande aliado para se obter bons resultados, mas há gestores que preferem cozinhar seus funcionários em banho-maria e não dão o devido feedback, atrapalhando o sentido que esta ferramenta pode trazer à empresa e ao funcionário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (133.3 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com