TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOPEDAGOGIA: O PAPEL DO ORIENTADOR NA ESCOLA

Por:   •  1/4/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.535 Palavras (19 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 19

O PAPEL DO ORIENTADOR NA ESCOLA.

Iracilda de Jesus Sousa Costa[1]*

RESUMO

O presente artigo constitui-se na pesquisa sobre “O Papel do Orientador na Escola”. Inicialmente se propõe a analisar atribuições específicas deste profissional no contexto escolar, bem como, os desafios e complexidades em sua postura de mediador. O objetivo é analisar as atribuições do Orientador Educacional como mediador entre o professor e o aluno para garantia efetiva da aprendizagem. A metodologia utilizada foi pesquisa exploratória. Após a pesquisa, consideramos que é necessário um estudo aprofundado sobre a profissão do Orientador Educacional, suas atribuições e atuação efetiva visando à educação de qualidade. A partir deste estudo concluiu-se que o papel do orientador é de suma importância para a comunidade escolar, pois este é um profissional que busca articular e se comunicar com todos, auxiliando tanto os alunos nos seus processos de ensino e aprendizagem, de aconselhamento, até os professores na busca por uma identidade profissional, e auxílio na sua prática pedagógica, além de promover a aproximação e participação da comunidade com a escola, também busca ajudar a equipe na construção do Projeto Político Pedagógico, para que possa melhor desenvolver e contribuir para a formação de um cidadão crítico, através de um ensino de qualidade.

Palavras-chave: Mediador. Pedagogo. Papel do orientador.

INTRODUÇÃO:

O presente artigo tem como objetivo analisar a importância do papel do Orientador Educacional dentro da escola, oportunizando que todos sejam beneficiados com um trabalho de extrema necessidade nos dias atuais. A educação tem nesse cenário, papel fundamental, sendo a escola o espaço no qual deve favorecer, a todos os cidadãos, o acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de competências, ou seja, a possibilidade de apreensão do conhecimento historicamente produzido pela humanidade e de sua utilização no exercício efetivo da cidadania.

Todo orientador educacional é um educador (CARVALHO, 1979), assim como todo professor. Por sua vez a função da educação é a mesma da orientação tomada em sentido amplo, ou seja, possibilita a tomada de consciência das potencialidades do indivíduo para que ele escolha e assuma a direção de seu próprio destino [...] orienta-se o indivíduo para que ele mesmo tenha condições de escolher seu futuro ou se conduz o indivíduo a um rumo já determinado.

Diante da contextualização apresentada, busca-se elucidar a seguinte questão: Qual o papel do orientador no contexto escolar? Sendo que o principal objetivo é compreender as práticas de atuação com os alunos, com os professores e com a comunidade, já que este profissional se comunica com toda a comunidade escolar. Portanto, ao longo deste trabalho, serão analisados os pontos nos quais um orientador deve agir, buscando sempre o bem estar de seus alunos, e também dos professores que são de suma importância no trabalho de um orientador. E para a realização do mesmo foi utilizado pesquisas bibliográficas através de livros, revistas, internet etc.

Enfim, Após buscar apresentar sobre os diferentes papéis que o orientador pode executar na sua prática pedagógica, seja com os alunos, com os professores, e com a comunidade escolar, destacando as importantes práticas realizadas por este profissional, que certamente podem contribuir para o diálogo e provocar mudanças nas relações existentes, possibilitando assim o entendimento do papel deste profissional na educação, e partir deste estudo, apresentarei minhas considerações sobre o tema pesquisado.

1 BREVE HISTORICO SOBRE A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Compreender em que momento foi sentido a necessidade de surgimento do profissional de Orientação Educacional nos ajudará a refletir sobre o processo de evolução do nosso sistema educacional até o modelo que temos atualmente. Permitirá ainda, observarmos os fatores sociais que possibilitaram o surgimento desse profissional enquanto elemento indispensável em uma unidade escolar, já que o Brasil foi o primeiro país no mundo a ter a Orientação Educacional proclamada obrigatória através de documento legal.

De acordo com Grinspun (2006, p. 33), em todos os países que implementaram a Orientação Educacional nas escolas a característica marcante era a Orientação Vocacional. Tendo esta uma concepção que se configurava no aconselhamento que marcou significativamente toda a sua trajetória.

Os principais teóricos referentes à área da Orientação Educacional esclarecem que a história da mesma foi marcada pelo aparecimento de acontecimentos que enfatizaram e direcionaram os interesses da prática da Orientação Educacional e suas dimensões no cenário educacional (BALESTRO, 2004/2005; GRINSPUN, 2002; LÜCK, 2010; PASCOAL, HONORATO, ALBUQUERQUE, 2008).

Tal movimento esteve continuamente relacionado, de maneira estreita, com as tendências pedagógicas e suas repercussões nos processos de escolarização. Nota-se, historicamente, que os cursos de Pedagogia assumiram a missão de formar profissionais para o exercício de funções ligadas à gestão educacional, tais como os administradores escolares, orientadores educacionais e supervisores de ensino. Estes profissionais, muitas vezes, encontram realidades profissionais diferentes e, em muitas delas, o seu campo profissional apresentou-se restrito.

A Orientação Educacional Métrico-Profissional, conforme conceituação nesse período estava intimamente relacionada com as oportunidades profissionais existentes na sociedade brasileira e contribuía, com empenho, para o desenvolvimento do modelo sócio- econômico existente, adequando, da melhor forma possível, o jovem estudante às profissões disponíveis” (BONFIM, 1981, P.21).

Somente a partir dessa análise histórica poderemos compreender o caminho percorrido até as práticas atualmente atribuídas ao profissional da Orientação Educacional.

A orientação, hoje, está mobilizada com outros fatores que não apenas e unicamente cuidar e ajudar os 'alunos com problemas'. Há, portanto, necessidade de nos inserirmos em uma nova abordagem de Orientação, voltada para a 'construção' de um cidadão que esteja mais comprometido com seu tempo e sua gente. Desloca-se, significativamente, o 'onde chegar', neste momento da Orientação Educacional, em termos do trabalho com os alunos. Pretende-se trabalhar com o aluno no desenvolvimento do seu processo de cidadania, trabalhando a subjetividade e a intersubjetividade, obtidas através do diálogo nas relações estabelecidas (GRINSPUN, 1994, p. 13)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (184.9 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com