TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“QUEM É ESTA SENHORA”, ALICE DA PORCIÚNCULA E O PAPEL DA MULHER NA SALVAGUARDA DAS MEMÓRIAS.

Por:   •  6/12/2019  •  Artigo  •  1.700 Palavras (7 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 7

“QUEM É ESTA SENHORA”, ALICE DA PORCIÚNCULA E O PAPEL DA MULHER NA SALVAGUARDA DAS MEMÓRIAS.

                                                                                         Mayara Lacal Cunha Ladeia[1]

INTRODUÇÃO

 O texto ensaístico a seguir  tem como objetivo a partir da obra A Fabricação do Imortal de Regina Abreu analisar o papel da mulher na salvaguarda das memórias observando a trajetória de Alice da Porciúncula durante o processo de doação da coleção de Miguel Calmon ao Museu Nacional, bem como, sinalizar a imortalização da doadora como reflexo importante deste movimento.


1- Gênero como determinante nas possíveis relações museais.

Ao falar de memória e  instituições uma parte importante e  evidente deste processo são as doações de acervo para formação das coleções dos espaços museais. Quando observamos a doação da coleção Miguel Calmon a partir da obra de regina abreu “A Fabricação do Imortal”, fica evidente a importância de se pensar estes processos, porém o foco central recai sobre Alice da Porciúncula, não à toa.

Sabemos que a condição da mulher sobre os símbolos de memória de um estado patriarcal enfrenta grande resistência e ocupa pouco espaço no que se entende como os registros oficiais destes movimentos.

Porém ao analisarmos a fundo um acervo e  seus processos de aquisição e seus doadores levando em consideração questionamentos acerca de toda a sua trajetória, descobrimos e  evidenciamos sujeitos outros, apagados até então por processos se não intencionais, ao menos enraizados nas estruturas historiográficas das memórias.

Este movimento de trazer a luz reflexões acerca de tudo que envolve uma política de aquisição  e doação de coleções fica evidenciado na obra de Regina Abreu quando ela, ao fazê lo, coloca em foco o papel de Alice da Porciúncula, pois é preciso também observar as relações de gênero. É necessário perguntar se as coleções que estão nos museus refletem e tornam visíveis as contribuições das mulheres nas memórias que essas instituições e processos preservam e contam.

 Ao olhar para a realidade tomando gênero como eixo central de análise observamos as relações entre mulheres e homens e podemos questionar os efeitos dessas relações em diversas esferas da vida cotidiana (familiar/ doméstico, trabalho/profissional, lazer/descanso, atividades sociais, etc.;). Isso implica no reconhecimento de que os papéis e as condições de mulheres e homens respondem a uma construção social situada historicamente e sujeita a mudanças.

Pensar gênero permite revisar e analisar a condição das mulheres em diversos contextos revelando na maioria das vezes situações de desigualdade, demonstrando assimetrias nas relações de poder presentes nas experiências de mulheres e homens em nossa sociedade é,  por consequência, seus processos museais. Também nos ajuda a enxergar e criticar alguns discursos que têm sido sustentados pelo sistema patriarcal dominante. Deste modo, problematizar gênero nas relações cotidianas se torna um instrumento que fortalece a ideia de transformação das realidades sociais.

É necessário discutir a visibilidade dessas coleções nas exposições e a criação de instrumentos nos sistemas de documentação e catalogação que evidenciem campos de recuperação nos quais a informação sobre mulheres seja um campo informacional existente e relevante de buscas e pesquisas, pensado desta forma Regina Abreu fez um grandioso trabalho.

Alice representa o exemplo do papel da mulher na salvaguarda da memória,que por conta de seu papel social são em sua grande maioria as responsáveis por cuidar é organizar  durante a vida os objetos que posteriormente se transformaram em objetos de registro histórico, em documento social, em coleções e acervos. Alice desempenhou não apenas este papel já esperado mas também conseguiu se destacar por diversos fatores explicitados em ordem de acontecimentos salientados a seguir.

2- Quem é esta senhora: Alice da Porciúncula.

Alice da Porciúncula Calmon du Pin e Almeida como ressalta a autora em sua obra a partir das afirmações levantada por seus biógrafos era uma mulher que correspondia às exigências de seu tempo e de seu papel como esposa de um homem com grande prestígio público, Miguel Calmon du Pu Pin e Almeida, cuja trajetória política declina com a Revolução de  30, perdendo seu cargo político como senador em 1931 e vindo a falecer em 1935 “...sucumbindo ao fim da Primeira República” (ABREU,1996 ).

Com a morte do marido a quem devotou grande parte de sua vida e  vendo- se impossibilitada de dar continuidade a perpetuação de sua memória pois não tivera filhos com Miguel, acaba por doar objetos da vida pública do marido, vendo nesta atitude a possibilidade de imortalizar sua própria história.

De família tradicional gaúcha, Alice se vê obrigada a encontrar novos sentido a sua própria existência, pela primeira vez ela está sozinha. Entretanto Alice possui ainda que ocupando o papel da mulher na sociedade de trinta prestígio social dado o lugar que ela ocupa.

É exatamente neste ponto onde a autora não deixa explícito o que de fato leva esta mulher a doar estes objetos que podemos observar e propor o que motivou ela a tal feito. Ora,  finalmente Alice pode sair às sombra de seu marido e desempenhar um papel no qual ela se configura como destaque, a agente, o poder. Não mais Alice se encontra a sombra de um homem, ela se torna então  sujeita de sua própria história.

Alice reuniu na coleção apenas objetos que refletissem a vida pública de Miguel, ficando a mesma de fora destas representações. Cada objeto escolhido carregava em si suntuosidade e  legitimação por meio do simbólico de feitos públicos.

 Apesar disso seu papel de destaque é evidente, assim como pensar o lugar da mulher na salvaguarda das memórias. Alice tinha contato importante dentro do Museu Nacional, seu sobrinho Pedro Calmon é por intermédio dele chega até Gustavo Barroso então diretor do Museu Nacional, que dadas as circunstâncias é na ânsia por manter o saudosismo de amor a pátria se referência ao império como maneira de tecer a história é manter a narrativa imperial, aceita de bom grado tanto a doação quanto à participação ativa da viúva nas decisões é cláusulas que viabilizavam o contrato. Alice participa de absolutamente tudo envolvendo a colecao, processos é permanência no  dentro do Museu. É verdade que a doação de Alice vem a calhar as expectativas do diretor do Museu, também é explícito o interesse do mesmo uma vez que a família Calmon é parente da família Imperial, afinal as narrativas de memória sempre se estabelecem a partir das relações de poder e das potências e  agências empregadas sobre elas. Tudo foi muito rápido, Alice em 1936 oficializa a doação da maior coleção do Museu Nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (119.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com