TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 01

Por:   •  24/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.742 Palavras (15 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 15

Relatório final do Estágio Supervisionado 01

Daniel Gabriel Borges

Matrícula: 201506797

Escola Campo: Colégio Estadual Dom Cândido Penso

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Cidade de Goiás

GOIÁS

AGOSTO / 2017


DANIEL GABRIEL BORGES

Relatório final do Estágio Supervisionado 01

Licenciatura em Educação do Campo: ciências da natureza

Relatório final do estágio 01 apresentado à UFG – Regional Goiás, do curso de licenciatura em educação do campo como parte dos requisitos para a aprovação na disciplina de Estágio supervisionado 01, ministrada pelo docente Vitor de Almeida Silva.

GOIÁS

AGOSTO / 2017

RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

1 INTRODUÇÃO

O presente documento tem por objetivo relatar o processo de estágio supervisionado obrigatório um, sendo um componente curricular obrigatório do curso de Licenciatura plena em Educação do Campo, da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Regional Goiás. Pautada pela Lei nº 87.497 de 1982 (alterada pela Lei nº 8.859 de março de 2004) e pela Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases), que institui as diretrizes especificas para os cursos de licenciatura em todo País. Por meio da Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002, que institui uma carga horária mínima de 400 horas de estágio curricular supervisionado, necessária para integralização curricular. Tal fato oportuniza o educando associar a teoria e a prática, criando um elo infinito, ou seja, a práxis.

Isto posto, este registro tem por objetivo apresentar as atividades realizadas no estágio supervisionado um, com carga horaria correspondente de 100 (cem) horas. Sendo o presente estágio realizado no período de 31 de agosto a 30 de setembro do ano de 2017, primeiramente no Colégio Dom Estadual Dom Cândido Penso e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) – Campus Cidade de Goiás.

No Dom Cândido Penso, ressalta-se que é a única escola da cidade de Aruanã que possuí segunda fase do ensino fundamental e ensino médio, que atende além dos alunos oriundos da zona urbana, os da zona rural, os da educação bilingue indígena e por último os oriundos dos ribeirinhos, sendo que grande parte deste público da escola, vivem da pesca e do turismo proporcionados pelo rio Araguaia. Em virtude da inexistência de transporte, oferecido pela UFG – Regional Goiás, necessário para a continuidade do Estágio na comunidade Indígena de Aruanã. Os estudantes, Daniel Gabriel Borges, Cristina Lopes Botelho Duarte e Meyre Cândido Bento da Silva, decidiram em comum acordo com seus respectivos orientadores, pela transferência do estágio para o Instituto Federal de Goiás, localizado na cidade de Goiás, que integra a bacia do rio vermelho, um dos principais afluentes do rio Araguaia. Permitindo a continuidade do estágio supervisionado um obrigatório aos estudantes.

Destarte este documento tem está particularidade, no primeiro momento é a contextualização da escola, a comunidade e a relações entre os diferentes sujeitos envolvidos na comunidade escolar, bem como o perfil social, econômico e cultural. Realizado por intermédio de questionários respondidos por alunos, professores e direção do Colégio Dom Cândido Penso, para além procuramos analisar os livros de ciências naturais, adotados pela escola, bem como o seu projeto político pedagógico. No IFG – Campus cidade de Goiás, observamos a prática docente no ensino de ciência da natureza, no contexto da educação básica, em uma instituição de ensino federal, que difere completamente da primeira escola que é o objeto do primeiro momento deste relatório.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

Observar e Refletir a pratica do professor no ensino de ciências, no contexto da escola básica, levando em consideração a preparação didática deste professor, e as questões internas envolvidas neste processo.

2.2 Objetivos específicos

  • Compreender por meio das observações o equilíbrio entre a teoria e a prática;
  • Compreender e analisar criticamente os aspectos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos relacionados às aplicações da educação na sociedade;
  • Verificar as estratégias e os instrumentos adotados pelo professor no processo de ensino, na sua prática docente;
  • Verificar e refletir a relação aluno professora, na pratica docente.

3 MÉTODO

“Curiosidade, criatividade, disciplina e especialmente paixão são algumas exigências para o desenvolvimento de um trabalho criterioso, baseado no confronto permanente entre o desejo e a realidade possível. ”  (GOLDENBERG, 2004)

Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos em quatro momentos. No primeiro momento, foi realizado um levantamento bibliográfico, o qual contemplou os aspectos relacionados ao ensino de ciências e formação docente, contribuindo no enriquecimento teórico, bem como na fundamentação. Sendo contemplado nesta fase discussões em sala de aula sobre o tema, o que pode ser complementado com a discussão de filmes sobre a temática e a participação em seminários, em palestras, e oficinas tendo como ênfase os fundamentados temáticos que abordam o ensino de ciências, a educação, a educação inclusiva e a educação do campo, a formação de professores e os movimentos sociais.

A ação subsequente, realizada no Colégio Dom Cândido Penso, referiu-se ao processo de construção de um questionário inicial, adequado aos objetivos do estágio supervisionado um. Na sequência, em cada sala do sexto ao nono (6º ao 9º) ano do ensino fundamental, e Ensino Médio, apresentamos o estágio, seus objetivos, procedendo a leitura do questionário e do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Assim convidamos dois (2) alunos de cada turma para, o preenchimento do questionário, bem como dos professores da área de ciência naturais. Sucedeu após o preenchimento dos questionários pelos entrevistados a coleta, para em outro momento a compilação destes dados para tabulação e análise dos dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (282.7 Kb)   docx (180.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com