TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha filme germinal

Por:   •  28/9/2015  •  Resenha  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  2.787 Visualizações

Página 1 de 3

Nome : Elisangela Feitosa dos santos

Turma: 1-A – Serviço Social

Resenha

O filme  aborda enfaticamente a grande realidade que se passava no século XIX onde os proletariados que com a ascensão da revolução industrial  viraram escravos das máquinas e da sobrevivência, e assim com muito trabalho alimentavam e enriqueciam a burguesia.

Germinal mostra um momento extremamente critico no qual a França estava passando, os trabalhadores ligados a mineração de carvão , que a vários anos eram explorados pela burguesia ,  começaram a terem uma visão diferenciada assim começaram a reivindicar melhores  condições de trabalho e aumento de salário.

O Autor consegue inserir ao longo do filme problemáticas interessantes , tais como conceitos capitalista e comunista, e ainda  valores de família , filhos como mão de obra e o mais importante filhos como fonte de renda e ao longo do filme em muitas situações de conflito é notado a negociação e barganha que era importante em alguns casos , para terem o que comer e sobreviverem ao longo da semana. Além disso, o filme trata de questões bem polêmicas, como os abismos sociais que hoje  na atualidade falamos em diferenças de classes – enquanto os ricos, burgueses, capitalistas, proprietários das minas, tinham de tudo – moradia confortável, refeições requintadas, transportes, empregados, como observado em várias cenas de almoço ou jantares em família, o proletariado lutava com bastante dificuldade para ter o mínimo e não conseguia nem mesmo atender a suas necessidades básicas, comiam comidas simples,  e em muitos casos somente pão e ainda ficavam devendo os comerciantes em uma divida sem fim e para amenizar essas dividas existiam diversos tipos de pagamento que; eram prostituição da filha mais nova, venda de sua filha ou do seu corpo. É observado  rotina pesada, do tratamento desumano dado aos operários e da degradante condição de vida a que eram submetidos, evidencia a relevância da questão social dentro de qualquer concepção político-econômica da sociedade, não importando o local ou a época que se observa. Muitas das situações no filme ainda são vistas no Brasil e em outros países.

Os proletários perceberem  que estava havendo desmoronamentos nas minas,  e seus salários não eram bons o suficiente  e não dava para dar condições mínimas a sua família ,  resolvem promover uma reunião na qual decidem falar com seus superiores a favor de uma negociação, mas não conseguem uma conversa amigável  assim causando  um movimento grevista entre os mineiros,  logo podemos fazer comparações com a nossa atualidade, onde  o funcionário ou líder tem conhecimento de seus direitos, mesmo sem a educação necessária para isso, eles possuem melhores condições para exigir mudanças da parte da diretoria e de seus patrões. O filme mesmo sendo de 1993 nos declara algo que os livros de história não nos permitem ver claramente, que é o trabalho e esforço que nós trabalhadores tivemos que sofrer para hoje termos nossos direitos.

Podemos observar as diferentes lideranças que emergem do movimento. Enquanto de uma lado pensam na  coletividade, sacrificando sua vida e a de sua família em prol da melhoria das condições exigidas para todos, de outro lado visa apenas  em sua necessidade de ganhar seu sustento.

É de se surpreender ao assistir o Germinal,  com o processo de produção, com as precariedades das condições de trabalho, miséria e exploração ,com a grande desigualdade social e baixos salários. É um belo filme, infelizmente com perdas e ganhos, retratando um momento complicado de nossa história, e demonstrando várias problemáticas, e até algumas vidas, tiveram que ser sacrificadas para que os direitos que conhecemos hoje, como registro profissional, direito de greve (sem prejuízos salariais e com estabilidade para os líderes sindicais – evidentemente para evitar retaliações) e a preocupação com as condições de trabalho e saúde ocupacional pudessem ser hoje uma realidade dentro das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com