TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha filme germinal

Por:   •  19/5/2017  •  Resenha  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA DO FILME GERMINAL

TRABALHO DE ECONOMIA POLÍTICA

ALUNA: EDUARDA RAFAELA GARMUS            

TURMA: 1º MB

 O filme ‘’Germinal’’ passa-se na França, no século XIX, e caracteriza perfeitamente a expansão capitalista e o contexto político, econômico e social da época.

  A história passa-se entre minas de carvão e a vila onde moram os operários que lá trabalham. Inicia mostrando um homem em busca de emprego no meio de uma crise, o qual aceita um emprego com baixa remuneração e de menor prestígio que o seu anterior. No decorrer, o roteiro apresenta as condições miseráveis em que os trabalhadores estavam submetidos, de extrema exploração, onde trabalhavam parar comer e muitas sem remuneração suficiente para tal fim.

 A situação agrava-se quando os patrões das minas decidem por reajustes nos salários dos operários, os quais prejudicariam ainda mais a vida dos já miseráveis trabalhadores. O novo empregado tem conhecimento sobre as novas ideias científicas que circulam na Europa (explicitamente de Karl Marx – socialistas – e as sindicalistas) e difunde a noção de necessidade de greve geral, para clamar por melhorias das condições. Os outros operários aceitam as suas ideias e inicia-se uma fase de greve e manifestações, porém, os patrões mantém o pulso firme e não cedem, fazendo os grevistas, no fim, após muito sofrimento, cederem.

 O filme claramente demonstra o contraste entre classes sociais, principalmente a falta de importância dada às condições de vida dos trabalhadores pelos patrões, que buscam apenas o lucro ante qualquer coisa e a abundância na mesa dos de alta classe comparada aos de baixa, além do machismo e objetificação feminina. Porém, o foco principal do filme é demonstrar a situação opressiva em que a classe trabalhadora era submetida, situação que infelizmente persiste, em certos pontos, até os dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com