TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilização de Metodologias Ativas

Por:   •  28/11/2022  •  Resenha  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Jocekelly Henrique de Carvalho

PRÁTICA DE ENSINO EM SOCIOLOGIA II

ATIVIDADE I

1. Pensando na realidade vivida em sala de aula, Gadotti (2000) aponta que “as novas tecnologias permitem acessar conhecimentos transmitidos não apenas por palavras, mas também por imagens, sons, fotos, vídeos (hipermídia), etc.”, o que possibilita que o educando tenha vários canais de aprendizagem. A partir dessa premissa, responda em forma textual, de que modo as aulas de Sociologia podem se apropriar desses recursos. Justifique a sua reposta com um exemplo.

A sociedade está em constante transformação e os indivíduos vão se adaptando e/ou se adequando as mudanças que permeiam o âmbito cultural, social, político, educacional, entre outros.  Um dos principais influenciadores dessas mudanças são as tecnologias, uma vez que o avanço tecnológico traz consigo profundas transformações no cotidiano dos indivíduos. A escola também precisou se adaptar as novas demandas sociais, uma vez que enquanto instituição social, a mesma tem um papel fundamental na formação dos cidadãos.

No que se refere ao campo educacional é notória a necessidade da apropriação dos recursos tecnológicos para enriquecer o processo de aprendizagem. Conforme afirma Gadotti (2000), os alunos necessitam ter acesso aos diversos “canais de aprendizagem”.  Logo, é de suma importância que a abordagem dos conteúdos sociológicos seja feita de modo a instigar os alunos o interesse pelos temas, associando os métodos de análise ao dia a dia dos mesmos.

A utilização das novas tecnologias nas aulas de Sociologia dá sentido aos conceitos e as teorias abordadas. Recursos como vídeos, músicas, imagens são indispensáveis para que tenhamos êxito no processo de ensino e aprendizagem.  Ao começar a uma explanação sobre o surgimento da Sociologia por exemplo, podemos iniciar fazendo uso de imagens: fotos/gravuras que retratem a sociedade feudal e outras que retratem o surgimento das primeiras cidades no período das Primeira Revolução Industrial e o funcionamento das fábricas. Partindo da comparação das imagens, os discentes observarão as transformações sociais trazidas a partir da Primeira Revolução Industrial, além de entender a estrutura da sociedade feudal e a importância da Revolução Francesa para o surgimento das Ciências Sociais.

A utilização das músicas nas aulas é um método muito eficaz para tratar de temas como desigualdade social e desigualdade de gênero. Trazer músicas que fazem parte da rotina dos estudantes e passam despercebidas enquanto canal de aprendizagem, causa grande impacto para os mesmos.

Desse modo, podemos afirmar que o emprego dos recursos tecnológicos desperta nos alunos reflexões sociais acerca do meio em que vivem, despertando o senso crítico e a construção da cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com