TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas FGV

Por:   •  12/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Atividade individual        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: 01

Aluno:

Turma: Gestão de Pessoas-

Tarefa: Elaborar um plano de desenvovimento de equipe em relação a industria 4.0

Plano de desenvolvimento da equipe

Introdução

Nos últimos anos, houve aumento significativo no número de indústrias brasileiras que utilizam tecnologias digitais, ou seja, que estão na Indústria 4.0, ainda que em estágio inicia

Diante desse cenário, percebemos que o grande desafio das organizações e lideranças para o momento atual é o desenvolvimento das equipes.

As organizações vivem em um cenário de intensa competitividade, resultante da revolução digital e da economia globalizada. Imersas no chamado mundo “VUCA” (volátil, incerto, complexo e ambíguo) com enormes desafios e riscos a serem superados, torna-se fundamental para o sucesso das organizações, conhecer o seu ambiente interno e entender as variáveis políticas, sociais, culturais e tecnológicas que a rodeiam.

O presente trabalho abordará a elaboração de um plano de desenvolvimento de equipe em relação a indústria 4.0. Este plano será elaborado com base na equipe de uma unidade industrial voltada a produção de obras. Gestores da área de produção que farão parte da liderança 4.0 são os que já administram bem o seu capital humano por meio de treinamento, desenvolvimento de habilidades e delegação de serviços que ajudam no aprimoramento e potencialização de competências, somados aos profissionais da área de TI, podem ser estrategicamente desenvolvidas para serem usadas nas demandas do negócio.

Análise de cenário - apresentação do contexto e desafios

Cenário atual da empresa/área e desafios

Nos últimos anos, houve aumento significativo no número de indústrias brasileiras que utilizam tecnologias digitais, ou seja, que estão na Indústria 4.0, ainda que em estágio inicial.

[pic 3]

Fonte: Portal da Industria (2018).

De acordo com artigo Investimentos em Indústria 4.0 publicado em 2018. “Entre o início de 2016 e o de 2018, o percentual das grandes empresas que utilizam pelo menos uma tecnologia digital, entre as opções apresentadas, passou de 63% para 73%. Quase metade (48%) das grandes empresas industriais pretende investir nessas tecnologias em 2018.”

A empresa em questão atua no setor de indsutrial no Brasil, possuindo filiais em todo território nacional, voltada para manutenções nas áreas Siderurgicas, Mineração, Papel e Celulose, Petrolifera. Ao todo possui 08 unidades contada a sua sede em Belo Horizonte. Sua prestação de serviço tem como Know-how no mercado em aplicações de revestimento referatário e isolamento termico. Possuindo cerca de 3.300 colaboradores.

O setor industrial no ano de 2020, assim como outros segmentos da economia, teve que se adaptar rapidamente a nova realidade imposta pela pandemia de coronavírus (COVID 19). A alta do dolar tem elevado o custo da produção, o que tem impactado no custo dos insumos, porem algums setores teve ganho na sua margem de resultado em função da venda do produtor se cotado em dolar.

Pontos críticos a serem considerados:

  • Concepção de política industrial para o Brasil
  • Identificação de quais são os instrumentos de política industrial capazes de induzir o desenvolvimento da Indústria 4.0 no Brasil
  • Baixa qualificação dos profissionais

Cenário atual de desenvolvimento de pessoas

Em 2020, visando aumentar as sinergias e oferecer serviços integrados aos clientes, a empresa passou a atuar nos mercados de Acessos e Andaimes, Pintura Industrial, Montagem e Manutenção Eletromecânica e Proteção Passiva contrafogo.

A responsabilidade social e ambiental que guia todas as ações e projetos também fez da empresa sintonizada às transformações do tempo em que vivemos. ”

Neste cenário da indústria 4.0, foi contemplado no planejamento estratégico para 2023, a empresa devera estar inserida com inovações tecnologicas em suas rotinas. Para isso grandes desafios como: reduzir custos, assegurar produtividade, inovar, atuar com agilidade, manter a lucratividade objetivando assim a manutenção de diferencial competitivo.

O papel da gestão e lideranças 4.0 em suas unidades tem por objetivo estabelecer metas de grande relevância. Segundo Covey (1996 apud FERREIRA, 2017) faz-se necessário que a liderança seja desenvolvida visando obter habilidades comportamentais e técnicas, além de valores e atitudes, que irão conferir-lhe condições para enfrentar o ambiente que se alterna entre a ordem e o caos, típico da sociedade do conhecimento atual.

Plano de desenvolvimento da liderança

perfil atual da liderança da área

perfil desejado para o novo cenário

competências a desenvolver

justificativa

Colaboradores com pouca iniciativa a aderir praticas inovadoras somados aos perfis para Liderança 4.0.

Busca de perfis da geração Y, expert em tecnologia e autoestima elevada.

  • Curiosidade
  • Engajamento
  • Determinação
  • Criatividade

Adotarem novos modelos de hierarquia, há no Brasil muitas empresas familiares, onde a centralização de poder ainda é valorizada e vista como a melhor forma de gerenciar pessoas

Plano de desenvolvimento da equipe

perfil atual da equipe

perfil desejado para o novo cenário

competências a desenvolver

justificativa

Equipe com pouco engamento em praticas inovadoras porem com ideias tendenciosas ao novo cenário da indústria 4.0.

Hierarquia, padronização e controle fazem parte de um modelo tradicional de gestão, que está ficando cada vez mais defasado nas empresas. A tecnologia avançada e colaboradores superconectados exigem uma forma de gerenciamento mais compartilhado e linear.

Criatividade, originalidade e iniciativa

Design e Programação de Tecnologia

Pensamento crítico e analítico

Para as empresas, a Indústria 4.0 traz muitas oportunidades. Permite, por exemplo, fazer manutenção preditiva de aparelhos, instalando sensores nas fábricas que conectam e monitoram em tempo real tudo o que está acontecendo. Dessa forma, são capazes de identificar e monitorar problemas antes mesmo que eles se materializem e causem falhas na produção. 

Considerações finais

A Liderança 4.0 começar a treinar os colaboradores para desenvolverem as habilidades de acessar, entender e gerenciar dados, as Equipes devem possuir competências necessárias para execução das atividades. A melhoria contínua será promovida por meio das pesquisas que serão efetuadas trimestralmente.

Referências bibliográficas

https://www.poderdaescuta.com/lideranca-4-0-como-agir-nesse-novo-modelo-de-mercado/

http://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/pqt-investimentos-em-industria-40/ .

https://distrito.me/industria-40-no-brasil/ 

https://www.gestaoerh.com.br/pt_br/artigos/7894-as-dez-competencias-mais-valiosas-ate-2022 

https://aerp.org.br/geral/as-principais-competencias-do-gestor-4-0/ 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (300.5 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com