TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Internet das Coisas e Neuromarketing

Por:   •  2/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.305 Palavras (18 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2]

INTERNET DAS COISAS E NEUROMARKETING:

Como o futuro moldará o comportamento do consumidor?

Salvador

2020

[pic 3]

INTERNET DAS COISAS E NEUROMARKETING:

Como o futuro moldará o comportamento do consumidor?

Artigo científico apresentado para obtenção de nota na disciplina TID II, da UniFTC, do curso de comunicação social com ênfase em publicidade e propaganda, ministrada pela orientadora Cibele Carvalho.

Salvador

2020


INTERNET DAS COISAS E NEUROMARKETING: [pic 4]

Como o futuro moldará o comportamento do consumidor?

RESUMO

A pesquisa científica em neuromarketing tem por objetivo estudar a mudança esperada no comportamento do consumidor com a evolução da IoT (Internet das Coisas) após o implemento da tecnologia 5G, visando obter conhecimentos do campo da neurociência para discussão das estratégias a serem aplicadas na atração e interação com os clientes. Dentro desse contexto, este trabalho propõe-se apresentar a metodologia da pesquisa bibliográfica na área publicitária, enfatizando os procedimentos de elaboração e divulgação da pesquisa, por meio de um trabalho estruturado e condizente com as normas estabelecidas.

Palavras Chave: Neuromarketing, Internet das Coisas, Neurociência, Tecnologia 5g, Comportamento do Consumidor, Publicidade.

ABSTRACT

Scientific research in neuromarketing aims to study the expected change in consumer behavior with the evolution of IoT (Internet of Things) after the implementation of 5G technology, aiming to gain knowledge in the field of neuroscience to discuss the strategies to be applied in attracting and interaction with customers. Within this context, this work proposes to present the bibliographic research methodology in the advertising area, emphasizing the procedures for the elaboration and dissemination of the research, through a structured work that is consistent with the established norms.

Keywords: Neuromarketing, Internet of Things, Neuroscience, 5g Technology, Consumer Behavior, Advertising.


  1. INTRODUÇÃO

Quando alguém fala em Internet das Coisas, muita gente pensa nas aplicações mais simples e, não raro, nas que menos representam adequadamente o conceito. Ainda assim, as chances de que você ouça falar dela muito mais daqui por diante são altas e mais: ela irá fazer parte da sua vida, se já não faz. O conceito de Internet das Coisas, ou IoT (Internet of Things), é o de uma enorme rede de dispositivos conectados, mas não limitada aos aparelhos habituais. O foco da IoT é voltado para todos os demais equipamentos do dia a dia de um indivíduo, instituição, empresa ou mesmo de uma cidade inteira, aqueles que você não imaginaria num primeiro momento que podem se beneficiar da rede. Contudo, para tudo isso funcionar corretamente, é necessária uma poderosa infraestrutura de dados tanto para grandes e pequenas empresas, quanto para o usuário.

A próxima evolução das telecomunicações, o 5G promete uma velocidade quase 10 vezes maior que a tecnologia atual (4G). O 5G está sendo preparado, principalmente, para atender a enorme demanda da Internet das Coisas, em que a cada ano bilhões de novos dispositivos são conectados à rede. No futuro, teremos literalmente trilhões de dispositivos conectados, de carros a drones, de servidores remotos a edifícios inteiros, e até sua casa: sensores poderiam detectar problemas na estrutura, vazamentos, curtos, pragas localizadas, avisar o morador e sugerir que ele chame um profissional adequado para resolver a situação.

Com o avanço da Internet das Coisas, as empresas poderão compreender melhor os padrões de consumo de seus clientes através da quantidade de dados de usuário que esses dispositivos armazenarão. Neste aspecto, a aplicação dos dados obtidos na rede da IoT poderá ser utilizada para melhorar e orientar as estratégias de marketing. Uma importante técnica, embora ainda em desenvolvimento, que poderá ajudar a área de marketing no engajamento e influência sobre o consumidor, chama-se Neuromarketing. O Neuromarketing envolve insights de psicologia e neurociência para medir, compreender e afetar a escolha do consumidor, através de estudos sobre o sistema nervoso central, incluindo o funcionamento do cérebro, das emoções e memórias de um indivíduo. Ao compreendermos os métodos de neuromarketing aplicados no comportamento do consumidor, esperamos replicá-los em futuros trabalhos publicitários.

  1. MÉTODO

  1. INTERNET DAS COISAS

Internet das Coisas é uma tradução da expressão em inglês Internet of Things, ou simplesmente IoT, que descreve um cenário em que diversas coisas estão conectadas e se comunicam. Essa inovação tecnológica tem como objetivo conectar os itens que usamos no dia a dia à rede de internet fazendo com que, cada vez mais, o mundo físico se aproxime do digital. O termo nasceu em 1999, quando Kevin Ashton, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), escreveu o artigo “As coisas da internet das coisas”. Para ele, a falta de tempo das pessoas gera a necessidade de se conectar à internet de novas maneiras, que permitem a criação de dispositivos que executam tarefas que não precisaríamos fazer. Esses dispositivos conversam por diferentes protocolos dentro da mesma rede, acompanham nossas atividades, armazenam informação e, a partir daí, nos auxiliam no dia a dia. Portanto, quando se fala em ‘coisas’, entende-se como “quaisquer coisas”. Já estamos acostumados a usar a internet com os smartphones, computadores, TVs Smart e videogames, mas aqui a ideia não é ter mais um meio para se conectar à internet e sim, fazer com que os dispositivos sejam mais eficientes. Além de contribuírem para otimizar e economizar recursos naturais, para a saúde e outras inúmeras oportunidades.

De forma simples, a Internet das Coisas trata de objetos conectados entre si pela rede, que trocam informações para facilitar ou criar diversas ações. Para isso acontecer há um conjunto de fatores. Essencialmente, há três componentes que precisam ser combinados para que uma aplicação funcione dentro do conceito de Internet das Coisas, são eles: os dispositivos, a rede e um sistema de controle.

Dispositivos: são todos aqueles que já conhecemos, como: geladeiras, carros, lâmpadas, relógios, cafeteiras, televisão e outros. Nesses dispositivos é importante que que sejam equipados com os itens certos para proporcionar a comunicação com os demais elementos. Esses itens podem ser chips, conexão com a internet, sensores, antenas, entre outros;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (904.6 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com