TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Por:   •  28/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Direção em Rádio e TV

Atividade Discursiva

NOME

Francielle Domingues Cruz

RA

1299106714

Montagem Cinemátografica

Anhanguera Educacional

2017

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Direção em Rádio e Tv

Atividade Discursiva

Montagem Cinematográfica

Trabalho desenvolvido na disciplina Direção em rádio e Tv apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Discursiva, sob orientação do tutor Tamires Carvalho.

Anhanguera Educacional

2017

Montagem Audiovisual

A montagem são as operações materiais de organização, corte, colagem dos elementos gravados, é a escolha de como as cenas capturadas serão combinadas e ritmadas.

Alguns exemplos de montagem são os teorizados pelo cineasta soviético Sergei Eisenstein, que é considerado o maior teórico de montagem cinematográfica, criador de filmes que revolucionaram a montagem e estética cinematográfica, seu trabalho foi bastante influenciado pela dialéctica de Marx, Lenine e Engels. Segundo o sistema de dialética é necessária uma progressão para níveis de conceito. Para Eisenstein a montagem é um choque de imagens e ideias e é composta por cinco etapas, sendo elas:

  •  Métrica, Rítmica, Tonal, Atonal e Intelectual.

Porém foi o norte americano David Griffith que deu importância a montagem, muitas das ideias de Eisenstein vieram das ideias de Griffith, mas foram modificadas e transformadas de acordo com o sistema de dialética. A montagem existe em todo o cinema pois é a combinação e o arranjo das imagens. Mas Griffith entendeu que se trabalhando sobre a montagem pode-se conseguir efeitos expressivos e atribuir significado a interação dos pontos de vistas capturados nos diversos planos e ângulos, assim como os dialécticos ele usou o conceito de organismo para dar sentido ao somatório das partes.

No decorrer desse trabalho será abordado mais profundamente dois tipos de montagem a invisível e a intelectual.

 Para a realização da montagem é essencial ter em mente que o “corte” gritado pelo diretor durante as filmagens, alguns segundos depois que a cena que ele queria foi capturada, é o que vai orientar na hora da montagem, esses cortes estão previstos na decupagem e é o que determina quando a câmera será desligada e se passara para o próximo plano. Na hora da montagem tem se bem defino o que são os planos pois é o montador que faz os cortes onde o plano A termina e se inicia o plano B, tendo sempre cuidado com a continuidade das cenas, pois são elas que transmitem a sensação de história continua ao telespectador.

Montagem Invisível

A montagem invisível dá a ilusão ao telespectador de que os personagens estão no mesmo espaço cênico, neutraliza a descontinuidade do corte, que é o afastamento da continuidade da nossa percepção do espaço e do tempo na vida real. Permite a escolha das relações das imagens justapostas, é essa neutralização que faz parecer que os personagens ocupam o mesmo espaço quando na realidade estão separados, no cinema clássico narrativo usa-se a ferramenta campo/ contratempo, através da regra dos 30 segundos, introduz a continuidade visual a imagens descontinuadas.

Assim o contratempo é a pratica estabelecida afim de parecer verdadeiro, a linguagem dominante como realidade fílmica possível, sobrepondo-se as demais. A montagem invisível pode ser exemplificada na consolidação em relações centrais dos filmes como o mocinho e o vilão, cria-se uma zona nebulosa onde antagonistas se identificam, coloca também o telespectador na cena, uma vez que faz com que o mesmo veja por pontos de vistas, ora do vilão, ora do mocinho, podemos assim dizer que a montagem invisível se utiliza dos pontos de vistas dos personagens para criar a ilusão de estarem no mesmo local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (106.1 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com